25 de abril de 2019

Importância de controlar suas finanças pessoais

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

importancia-de-controlar-suas-financas-pessoais

O controle financeiro pessoal traz inúmeros benefícios para a vida de quem deseja adotar essa ferramenta de gestão. Não apenas controlar os gastos e ter mais dinheiro para gastar, atitudes do gênero também refletem positivamente no comportamento da pessoa. E, por isso, a importância de controlar suas finanças pessoais deve ser uma das prioridades da sua vida.

Todo o processo pode ser feito com poucos minutos diários, anotando, analisando e planejando tudo que impacta diretamente no seu bolso. Para esclarecer melhor a relevância do tema, elaboramos esse artigo que aborda a importância de controlar suas finanças pessoais e as consequentes vantagens que essa ferramenta de gestão financeira traz como um todo.

Evitam-se dívidas

São 63 milhões de pessoas endividadas no Brasil, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A consequência disso é baixo poder de compra, incapacidade de sair da ‘bola de neve’ das dívidas e o famoso nome sujo. Controlar suas finanças é o caminho para não ficar endividado.

Por meio de um planejamento financeiro, entendendo quais são as dívidas mais urgentes e pagando os débitos com os maiores juros, resgata-se a possibilidade de ter poder aquisitivo mesmo sem ganhar um centavo a mais por isso – apenas com um controle efetivo das finanças.

Gastos supérfluos são eliminados

Mesmo quem não está endividado pode ter problemas para guardar uma pequena quantia ou conseguir adquirir o que deseja. O controle financeiro pessoal, nesse caso, aponta quais são os gastos supérfluos que podem ser eliminados, potencializando os recursos disponíveis.

Ao colocar as saídas da sua rotina no papel, como refeições fora de casa, o alto consumo de combustível ou roupas que estão esquecidas no guarda-roupa, há a possibilidade de enxergar o que está onerando seus recursos, permitindo fechar a torneira dos gastos desnecessários.

É possível realizar seus sonhos

Pare e pense: qual é o seu objetivo a curto, médio e longo prazo? Você tem o necessário para alcançar seus sonhos? Se a resposta for ‘não’ para a segunda pergunta, talvez o controle das finanças pessoais seja a principal forma de transformar algo imaginário em concreto.

Comprar uma casa ou um carro, viajar com a família ou amigos, investir pensando na aposentadoria, todos os objetivos e sonhos são mais palpáveis quando você entende a importância de controlar as suas finanças pessoais.

Maior poder aquisitivo

Anteriormente, falamos que é possível ter maior poder aquisitivo sem precisar ganhar mais dinheiro com isso. Não apenas reduzindo gastos, mas enxergando oportunidades. Isso contribui para que seu salário ou ganhos rendam mais com a mesma quantia que possui.

É aí que as finanças pessoais entram em cena: ter fundos para emergência e comprar produtos à vista, gerando mais desconto, impede que você precise contratar empréstimos. Um bom planejamento nesse sentido pode valorizar (e muito) o capital que você tem à disposição.

Controle financeiro é o primeiro passo para investir

As finanças pessoais controladas trazem o primeiro passo para começar a investir. Ao sobrar um dinheiro que antes iria para pagar juros ou com coisas desnecessárias, possibilita-se aporte em investimentos que façam seu dinheiro, literalmente, trabalhar por você.

Isso porque investir é uma das formas mais contundentes de aprender a ter controle financeiro, entender números e métricas utilizados por especialistas no assunto, aplicando na sua vida e tendo lucro – tanto para as suas contas quanto para sua personalidade através da disciplina.

Precisando de um Controle Financeiro pessoal? Clique aqui e conheça agora!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *