16 de fevereiro de 2019

Fluxo de caixa para sua empresa

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

fluxo-de-caixa-para-sua-empresa-ter-sucesso

O fluxo de caixa, quando corretamente elaborado e utilizado, pode ser o diferencial competitivo que sua empresa está procurando. Mas será que você sabe o que é e como utilizar essa ferramenta? Neste post você vai compreender o que não pode faltar no fluxo de caixa para a sua empresa ter sucesso e se destacar no mercado.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que serve para a gestão das disponibilidades de um determinado negócio.

Na sua elaboração, além dos saldos de caixa e dos equivalentes de caixa, deverão ser utilizadas todas as entradas, que são os recebimentos, normalmente referentes às vendas, e também as saídas, relacionadas com desembolsos para pagamento de salários, contas, fornecedores e outros valores que fazem parte da rotina de uma empresa.

Como elaborar o fluxo de caixa?

Para elaborar o fluxo de caixa é preciso utilizar preferencialmente uma planilha eletrônica ou um sistema de controle financeiro, uma vez que essas ferramentas agilizam e tornam a elaboração do fluxo de caixa mais rápida e segura.

É preciso selecionar uma data para o início dos registros do seu fluxo de caixa, e com os saldos iniciais da conta caixa, bancos e das aplicações de curto prazo será necessário, também, registrar as entradas e saídas desse mesmo período. Após a comparação entre saldos iniciais, recebimentos e pagamentos, será obtido o fluxo de caixa que representa a disponibilidade de recursos que podem ser utilizados de acordo com as necessidades da sua empresa.

Quais são os cuidados que devem ser observados na elaboração do fluxo de caixa?

Para que o fluxo de caixa realmente seja uma ferramenta de gestão eficiente é preciso criar a cultura da atualização, inserindo os dados diariamente em seu controle, o que permitirá obter informações em tempo real sobre suas finanças.

Outro cuidado básico é separar as suas contas daquelas relacionadas com a empresa, já que no caso de confusão entre esses dois grupos de gastos poderá haver distorção do seu fluxo de caixa. Outro ponto de atenção é o registro, nos mínimos detalhes e independentemente do valor, tanto de ingressos quanto de saídas, para que o fluxo de caixa reflita de forma real como andam as suas finanças.

Quais são as possibilidades de utilização do fluxo de caixa?

Além de permitir uma melhor organização dos dados de sua empresa, o fluxo de caixa pode ser utilizado para categorizar tanto as despesas quanto as receitas, permitindo que você conheça detalhadamente como foram gerados os resultados do período.

O fluxo de caixa também poderá ajudar no planejamento financeiro da sua empresa, já que a sua forma projetada apresenta uma visão bastante abrangente do futuro, mostrando se a empresa terá ou não dificuldades e como serão, de forma estimada, as entradas e saídas de recursos.

Neste post você viu que o fluxo de caixa é uma importante ferramenta de planejamento financeiro e que irá congregar seus saldos de disponibilidades, bem como suas entradas e saídas de recursos do período, e compreendeu que para o êxito de sua utilização é preciso tomar uma série de cuidados.

Você tem mais alguma dica para a melhor utilização do fluxo de caixa? Deixe o seu comentário.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *