24 de março de 2017

Finanças pessoais ou comunidade de autoajuda?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

 

Motivar-se é importante. A motivação e o entusiasmo é o que os psicólogos tentam passar para seus pacientes.

Finanças Pessoais

Mas e nas finanças? Como motivar seu companheiro(a) economizar dinheiro?

O professor ensina os alunos a fazerem contas, redigirem os melhores textos, gramática e tudo que você precisa saber para, na teoria, ser inteligentes, se comunicar e ser uma boa pessoa. Mas, sabemos que mais da metade do que aprendemos nas escolas não se utiliza na prática.

Os gurus financeiros passam a maior parte do tempo ensinando que é preciso gastar menos do que se ganha. No entanto, não ensinam efetivamente como fazer isso. Distribuem dezenas de planilhas financeiras gratuitas e dizem que você não deve desistir a todo instante. Ao invés de ensinar o que fazer! Mas por que será que isso acontece?

O ideal não seria gastar mais tempo estudando meios de economizar dinheiro por conta própria ao invés de imergir horas em materiais de autoajuda?

Uma grande sacada dos especialistas do mercado é: ” se eu consegui 1 milhão de reais e minha independência financeira você também pode”. Mas a verdade é que isso não funciona desse jeito.

As pessoas enfrentam problemas diferentes em suas vidas. Cada um tem sua própria história e experiência.

Tenho aprendido muito com essas experiências. Recebo dezenas de e-mails diariamente. E tudo que leio nesses e-mails se parecem muito com meu passado. A única diferença é que comecei desde muito cedo a guardar dinheiro.

Inicie a trabalhar aos 14 anos e meu primeiro investimento na poupança, foi meu primeiro 13o. salário. Ou seja, ainda com 14 anos já tinha guardado todo meu 13o. salário. Enquanto meus amigos gastaram tudo. Compraram doces, sorvetes, tatuagens de colar na pele, bolas, bicicletas e etc… Mesmo assim, ainda acho que inicie minha “Bola de Neve” muito tarde. Se tivesse iniciado meus investimento 10 anos antes estaria em uma situação muito diferente hoje. Entretanto, da mesma forma, se tivesse iniciado meus investimentos na poupança 10 anos depois dos 14, estaria muito pior hoje em dia.

Pense nisso! Releia a frase anterior novamente.

Finanças pessoais ou comunidade de autoajuda

Eu tive muita sorte porque meu pai sempre gostou muito de investir em terrenos. Então, em 2004, aos 24 anos já tinha comprado meu primeiro apartamento à vista. Contei essa história aqui neste link. Um texto onde escrevi como iniciei meus investimentos, publicado no blog Valores Reais do meu amigo Guilherme.

Quero deixar claro que nem todas as famílias possuem as ferramentas adequadas para ensinar aos filhos a importância de aprender as finanças desde de cedo. Entretanto, se você realmente ama seu filho, nada mais natural lhe dizer para que desligue a televisão e vá ler um livro. Buscar uma alternativa de incentivar seu filho desde cedo é responsabilidade tua. Agora pra você que não tem filho(s), o ideal é você dar esse puxão de orelha em si mesmo.

Comigo foi mais ou menos assim. De tanto ouvir meu pai e seus amigos comentando sobre comprar e vender imóveis, o óbvio aconteceu: meu primeiro investimento foi um apartamento.

Resultado é a melhor motivação!

Se todos nós estivermos concentrados em treinamento, direcionando a energia na preparação e agindo através da prática, os resultados aparecerão naturalmente. Não há motivação melhor do que o resultado positivo. Disciplina e perseverança ajudam muito, mas ao final de uma jornada, o que vai contar mesmo é o resultado.

Não será necessário ficarem dizendo para você não desistir e, que precisa acreditar mais em você etc. Na verdade, todos nós já sabemos disso. Compreendemos que se precisa batalhar muito na vida para alcançar o sucesso. Nada cai do céu, temos que nos esforçar e buscar nossos sonhos com afinco.

Gaste seu tempo consumindo treinamento de qualidade, participando de eventos de alta qualidade como a ExpoMoney. Lendo eBooks de jovens empreendedores que tiveram uma história de vida muito parecida com a sua e hoje são suficientemente capazes de ensiná-lo a chegar onde ele chegou.

Você tem que estar disposto a “investir” parte do seu tempo em ficar na frente da tela do computar aprendendo algo prático e útil. Ou ainda, interagindo com os mestres das finanças através do Facebook ou Twitter. Basta digitar no Google “Onde encontrar conselhos e dicas sobre finanças e investimentos” que você encontrará uma centena de sites e blogs independentes, como este, que estão ai somente para ajudá-lo.

Tenho certeza de que quando suas finanças começarem a se engrenar será tudo graças ao seu esforço e estudo. Você estará mais motivado do que nunca para fazer suas economias crescer ainda mais.

Concentra-se em crescimento pessoal financeiro

Além de estudar e agir como economizar dinheiro por conta própria, você deverá aprender como ganhar um dinheirinho extra. Pelo menos no iniício da jornada para sair das dívidas e criar um pequena reserva na poupança, deverá ganhar dinheiro extra para poder bancar os custos da aprendizagem. Conhecimento requer dinheiro e tempo. Nada é de graça.

O que você em fazendo para o seu desenvolvimento pessoal financeiro?

As pessoas que você acompanha e os blogs que você lê são de autoajuda ou ensinam conteúdo de qualidade? Quais as palestras você frequentou este ano?

As melhores palestras estão na ExpoMoney. No entanto, há dezenas de excelente palestrantes espalhados pelos quatro cantos do país. Talvez seja hora de procurar novos gurus para você se espelhar.

Quais as pessoas com quem você se relaciona? Elas têm sucesso financeiro? Não importa o quanto elas ganham, nem o salários delas, mas sim o quanto elas sabem administrar seu dinheiro. São endividados? Sim ou não?

Um dia desses, estava acompanhando meu trabalho e, um conhecido que sempre se diz saber tudo de finanças, inclusive com carro quitado, comprado à vista e tal, chegou ate mim e me pediu dinheiro. Esse rapaz me chamou no canto e me pediu dinheiro emprestado. Sugeri então, que ele me vende-se o seu veículo e eu lhe dava a grana que ele tanto precisa. Sabe o que ele me disse: “O meu carro não, se você não tem dinheiro para emprestar, prefiro re-financiar meu carro e pagar minhas contas”.

As pessoas, aparentemente, parecem bem financeiramente. Mas na realidade, para algumas delas, é muito difícil aceitar baixar o nível financeiro. Poucos conseguem compreender que para se ter sucesso financeiro é preciso muito mais que perseverança. É preciso agir com inteligência.

Eu, por exemplo, não tenho carro. Prefiro investir meu dinheiro em outros negócios. É muito complicado explicar para uma pessoa que pagar R$ 900,00 de parcela de financiamento de veículo é um absurdo. Saiba que para ter uma vida de qualidade e tranquilha não necessita-se ter o veículo mais caro do mundo.

Conheço uma pessoa que possui alguns salões comerciais de aluguel, o  apartamento onde mora (pagando aluguel) é de frente para o mar, na praia de Balneário Camboriú SC. e, vale mais de 2 milhões de Reais. Sabe por que ele paga aluguel? Porque ele investe em barracões comerciais. Sabe qual é seu carro? Um Jetta. Mas ele poderia facilmente ter um Mitsubishi Lancer, já que sua renda é muito superior do que a maioria.

Saiba qual é o seu problema. Em que área das finanças você precisa melhorar urgentemente. Adquira livros de qualidade e estude diariamente. Faça o que a maioria não está disposta a fazer. Dedique pelo menos 2 horas por dia (ou noite) para seus estudos financeiros. Esteja disposto a utilizar um veículo de menor valor, pelo menos por enquanto. Esteja disposto a pagar aluguel e desistir do financiamento imobiliário pelo menos até juntar mais de 50% do valor do imóvel.

Invista tempo e dinheiro para criar relacionamento com as pessoas certas. Invista em conhecimento. Busque informações de qualidade na web. Participe de treinamentos, palestras e workshops. Compre livros, mas antes leia os resumos na internet. Veja se é o que realmente você precisa.

Invista em você! Busque resultados. Acompanhe dicas práticas e uteis.

Se isso faz sentido pra você considere pensar bem nas respostas e volte aqui para me contar.

Assim o sucesso vai ao seu encontro!

No Twitter atendo como @everton_ric

Créditos das imagens: http://freedigitalphotos.net

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
11 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *