26 de março de 2017

Entrevista com Seiiti Arata Jr. (vídeo)

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Um bate papo informal entre dois amigos.

Foto de nossa conversa via Skype

Conversamos sobre educação a distância, qualidade de ensino vs. certificado, indicação de livros para iniciantes em finanças e muito mais…

O vídeo tem pouco mais de 22 mins. onde conversei com Seiiti Arata sobre assuntos relacionados com os seus negócios na internet. Fundador e sócio da Arata Academy, uma companhia de ensino continuado para adultos a distância, tudo online, muitas vezes sem certificados (mas também há certificados na Arata Academy), somente com aprendizado de qualidade. Seiiti também ministra aulas para aprimoramento pessoal, é administrador, investidor, empreendedor digital, coach profissional e muito mais.

Conteúdo da conversa

Conversamos sobre a qualidade de ensino nas universidades, o problema da pessoa procurar uma instituição de ensino somente pelo certificado e a importância da qualidade no ensino. Adquirir conhecimento de qualidade com a possibilidade de crescer na diversidade do aprendizado. Sempre focando na melhora contínua da pessoa em si. Deixando de lado todo o histórico de querer sempre ganhar mais aprendendo menos. Ou seja, com menos esforços.

Depois falamos exatamente dessa tendência de um maior número de pessoas, hoje em dia, estar buscando estudos com qualidade, sem mesmo se preocupar com certificado em si. Eu mesmo já fiz alguns cursos online, sem certificado, somente por aprender algo mais sobre determinado assunto. Conheço também, outros amigos, blogueiros, ou parentes, que estudam ou já terminaram cursos online para adultos, em diversas áreas: finanças, investimentos em Bolsa de Valores, programação de web, Excel, digital marketing etc.

A internet, assim como nos livros, aprendemos coisas de valor se buscarmos aquilo que adeque a nossa vida naquele momento. Sei que muitas vezes, alguns estão procurando saber mais sobre determinado assunto e depois as prioridades serão outras. Mas fica o aprendizado, o momento, a experiência, os contatos etc. Contatos são importantes nos dias de hoje, todos já sabemos, porém é mais efetivo quando esses contatos são do mesmo nicho. O Conrado Navarro do site Dinheirama escreveu sobre isso na entrevista que eu fiz com ele.  Leia aqui => Entrevista com Conrado Navarro do site Dinheirama. Quando ele disse sobre contatos:

“Networking: faço questão de manter contato frequente com os principais autores, jornalistas e profissionais que mantém relação com o assunto “dinheiro”. Assim consigo saber das novidades (novos livros, palestras, discussões), além de poder desenvolver trabalhos conjuntos”.

Depois continuamos falando sobre estudos de qualidade vs. certificados, indicação de livros etc.

Seiiti bem lembrou que não há como saber se há uma tendência de busca por ensino de qualidade à distância (online) ou ao contrário, pois usar a palavra tendência envolve estudo e pesquisa. Mas sim nota-se uma busca maior por aprendizagem de qualidade. Vale lembrar, que depende de cada um de nós. Se você sente-se confortável com suas finanças, seu emprego e seus rendimentos, dificilmente buscará mais conhecimento e melhorar seus ganhos, melhorando assim sua qualidade de vida. Portanto, tudo depende…

Então, já no final da entrevista, pedi gentilmente para o amigo Seiiti nos indicar livros para iniciantes nas finanças. Me surpreendi com a indicação do excelente livro de Rafael Seabra, “Como Investir Dinheiro“. Não porque seria um livro novo no mercado, mas, porque normalmente quando peço esses conselhos, os entrevistados sugerem livros impressos e/ou de autores internacionais. Mas Seiiti indicou um e-livro novo e em PDF (ou ePub), o que me deixou muito feliz, por saber que no mundo dos negócios, empreendedorismo e financeiro não há limites quando o assunto é aprendizado. Nesse momento global, tudo gira muito rápido e há ótimos livros antigos e igualmente belos novos autores. Cada um em seu momento e em seu mercado. Também me deixou muito contente porque eu mesmo já entrevistei o Rafael. Leia aqui => Entrevista com Rafael Seabra autor do livro Como Investir Dinheiro.

Seiiti, também indica toda a coleção de livros de autoria de Gustavo Cerbasi (@gcerbasi no Twitter) e ainda o livro de Conrado Navarro do Dinheirama (@navarro no Twitter).

Bom, aqui já estamos ao final de nosso bate papo, os agradecimentos formais e um “até logo”.

Espero conversar muito mais com Seiiti Arata Jr. e que vocês gostem do vídeo (22 mins).

Abração.

@everton_ric

PS. Desculpe-me a qualidade da minha imagem. Pois minha câmera de vídeo e internet estavam péssimos.

Entrevista com Seiiti Arata Jr de Everton Ricardo em Vimeo.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
10 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *