24 de março de 2017

Entrevista com Saulo Gouveia

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
Hoje é dia de mais uma entrevista com um blogueiro notável. Mas, esse nosso convidado de hoje é um economista e consultor financeiro, além de blogueiro notável…rsrs.
Olá Saulo Gouveia, seja bem vindo ao blog Finanças Forever. Primeiramente, gostaria de agradecer fortemente pela sua disponibilidade em conceder essa pequena, mas muito valiosa entrevista. Estou muito feliz em poder entrevistá-lo.
Aqui no blog, temos uma seção chamada: Blogueiros Notáveis, que é onde estamos entrevistando blogueiros, editores de blogs sobre finanças e investimentos. Uma entrevista a cada mês. É com enorme prazer que te nomeio Blogueiro Notável. Seu site: Seu Bolso.net – Soluções financeiras inteligentes by Saulo Gouveia é muito mais que um blog, é um portal, um site completo, onde podemos encontrar muita informação de alto nível, além de textos qualificadíssimos.


Amigo Saulo, gostaria que você falasse um pouco de você mesmo. Seus empreendimentos, um pouco sobre o site Seu Bolso e seus projetos.
Saulo: Bom dia Everton, bom dia blogueiros Forever, é uma satisfação compartilhar com vocês um pouco do meu trabalho. Estou já há 35 anos na “estrada” com oportunidades de aprendizado e crescimento que muito me torna grato pela vida e sua dinâmica.
Atuo com finanças pessoais, empresariais, recuperação de empresas (extrajudicial e judicial), gestão temporária de empresas em recuperação, inventários, plano de negócio e avaliação de empresas.
Meu site: www.seubolso.net tem um pouco do que faço, mas aguarda aprimoramento, que vem em 2012.  
O meu principal foco é a orientação e o apoio àqueles que querem potencializar as suas forças disponíveis. Seja para iniciar ou alavancar um empreendimento. Tanto nas questões pessoais (finanças pessoais), bem como nas empresariais.
Everton: Quanta experiência. E onde tudo começou. Você pode nos dizer qual foi seu primeiro contato com as finanças?
Saulo: Bem cedo aprendi em casa a valorizar o trabalho, como gerador de resultados e a disciplina como potencializadora das riquezas disponíveis à todos.
O primeiro grande desafio, foi aos 18 anos quando abri uma empresa de pré-moldados, na cidade de Goiânia, com mais de 100 funcionários. Grande desafio e aprendizado. 
Everton: E sobre investimentos, quando você passou a investir?
Saulo: Existem três tipos de investimentos: Imóveis, Negócio próprio e papéis.
Iniciei com Negócio próprio em 1.978 como já foi dito, com imóveis, 1.980 e papéis/Ações somente em 1983. 
Everton: De uma maneira geral, vejo um crescimento do número de pessoas que estão se interessando mais sobre finanças. Entretanto, o consumismo sem planejamento também é crescente. Pensando assim, qual a sua visão sobre isso e em que envolve essa grande quantidade de endividados no Brasil?
Saulo: Já aprendemos desde a primeira infância que somente existe uma forma ideal de adquirir coisas: à prazo! E assim seguimos a vida como em uma “boiada”, de manada.
Sou à favor do empreendedorismo, e para isto o crédito financeiro é essencial, mas já para adquirir coisas, o melhor é juntar para depois comprar. As vantagens de comprar à vista são enormes: Mais capital, mais tranqüilidade, mais disciplina, mais controle e Independência Financeira mais cedo.
Everton: Então, você vê que todo o problema dos endividados é questão de crença e cultural. E qual o papel do consultor financeiro nesse paradigma?
Saulo: O consultor tem um papel preponderante na formação de novos paradigmas, tanto tecnicamente como emocionalmente. Tecnicamente é fácil aprender, mas emocionalmente temos hábitos arreigados de difícil erradicação.  
Everton: A crise econômica mundial está cada dia mais longe de uma solução aceitável. Muitos analistas opinam sobre o assunto. Qual a sua opinião sobre o mercado financeiro atual?
Saulo: Acredito que temos de dar atenção redobrada para este assunto, pois nada garante que um país, mesmo com condições favoráveis como o Brasil, ficará de fora das crises que chegam aos países gastadores em demasia. Muitos países ainda virão nesta onda, pois a maioria dos gestores / políticos pensam somente no presente e satisfazem os desejos  e abusos sem freios.
O ideal é ter investimentos nos três ativos citados. 
Everton: Você poderia indicar leituras sobre finanças e investimentos para iniciantes?
Saulo: O pai de todos: “Pai rico, Pai pobre” e “Quem mexeu no meu dinheiro”, os dois de Robert Kiyosaki. E “O valor do amanhã”, de Eduardo Giannetti.
Everton: E pra finalizar a nossa conversa de forma clássica, peço que, por favor deixe uma mensagem  para os leitores desse blog.
Saulo: Feliz por estar com vocês, deixo a mensagem mais importante para todos: A liberdade financeira deve ser a meta primeira. Todos nossos sonhos, principalmente aqueles que não gastam muito dinheiro, como um mestrado fora do país, dependem de ter renda passiva para cobrir o orçamento doméstico. 
Com independência financeira o dinheiro passa a ser secundário e passaremos a ter tempo mental para dedicar ao mais importante, que são as relações de fraternidade na família e na comunidade. Pessoas que tem metas nobres sabem viver sem apegos e sem coisificação da vida, investem no bem, no belo, no ético, no estético, na cultura, na paz. 
O primeiro sonho não deve ser a casa própria, mas sim, a Independência Financeira. Pense nisso, mas pense agora.
Valeu Saulo, meu muito obrigado pela participação e a gente continua se falando.
Um forte abraço a todos e sucesso!
PS. Grato a Larissa também, por nós apresentar. Valeu @LarissaSchucht

Siga-o no Twitter: @SauloGouveia

Everton Ricardo é graduado em Gestão da Qualidade, leitor compulsivo, um eterno estudante e adora compartilhar idéias sobre finanças e investimentos. Investe em imóveis à 10 anos. Atua como conselheiro financeiro para amigos e parentes.
No Twitter: @everton_ric


Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
4 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *