Entrevista com o Professor Elisson de Andrade

Entrevista com o Professor Elisson de Andrade

Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em todo o país, com 650 pessoas de vários níveis de renda, 8 em cada 10 brasileiros não sabem como controlar suas finanças. Independente da renda, em se tratando de finanças pessoais, o brasileiro tem sérias dificuldades de administração. 80% não sabem controlar os gastos, 38% não avaliam as despesas já existentes antes de comprar algo novo, 55% não conseguiriam se manter por três meses em caso de dificuldades, 36% pouco ou nada sabem quais contas regulares precisam pagar no mês e 40% sequer têm informações exatas sobre a sua própria renda.

Por isto resolvemos falar com que tem entende do assunto. Veja abaixo uma entrevista que fizemos com o Prof. Elisson de Andrade, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. O Prof. Elisson é responsável pelo Blog do Prof. Elisson de Andrade, sobre finanças pessoais. É também autor do ebook “As 5 etapas do planejamento financeiro”.

Professor Elisson, primeiramente gostaríamos de agredecer por compartilhar os seus conhecimentos aqui no Finanças Forever.

Na sua avaliação quais as principais dificuldades que as pessoas têm, hoje em dia, com relação às suas finanças?

Olá pessoal do Finanças Forever. É um imenso prazer estar aqui falando com vocês, mais uma vez. Com relação à pergunta, podem existir diversos motivos que levam uma pessoa a sofrer com suas finanças pessoais, tais como: baixa remuneração, falta de educação financeira, dentre outros. Mas em meu dia a dia, vejo que muita gente não possui a clareza necessária sobre o papel do dinheiro em suas vidas. Atrelam riqueza a capacidade de consumo, endividando-se além da conta para ter tudo o que querem.

Nesse contexto, a busca pelo autoconhecimento mostra-se como ponto chave para o sucesso financeiro. Compreender as prioridades, administrar energia para conquistar objetivos e disciplina, são essenciais. E isso não se conquista da noite para o dia. É preciso mudar os paradigmas financeiros e inspirar os membros da família a comprarem a ideia de uma nova visão de mundo. O negócio é fazer do dinheiro um aliado.

Qual a melhor forma de contornar estas dificuldades?

Estudar finanças e refletir muito sobre o que é realmente importante em nossa vida. Tendo os pés no chão e convicção de onde se quer chegar, fica mais fácil de mudar os hábitos financeiros e, ao longo do tempo, adquirir a estabiliade tão desejada por todos. Colhemos aquilo que semeamos, diariamente. Dessa forma, adquirir bons comportamentos, que estejam dentro de um planejamento bem feito, é a única saída.

O que você recomendaria para as pessoas que desejam aprofundar mais nesse assunto?

Existe diversas fontes de informação que podem ajudar as pessoas a “se encontrarem”, e esse site é um bom exemplo disso. Para aquelas pessoas que trabalham duro, mas não conseguem atingir seus objetivos financeiros, recomendo que conheçam meu curso online “Mudança de Hábitos Financeiros” . Esse curso tem a vantagem de poder ser realizado quando e onde desejar. Com duração de 14 semanas e mais de 11 horas de vídeo-aulas, textos e entrevistas com especialistas, é uma ótima oportunidade de transformação da maneira como se administra o próprio dinheiro. As inscrições estão abertas a partir de 17/02 e podem ser feitas clicando-se aqui . A interatividade comigo e outros membros do curso, também é um diferencial.

Muito obrigado pela disponibilidade Prof. Elisson. Gostaria que deixasse um recado final para os leitores do Finanças Forever.

Mudar não é fácil. Exige tempo e boa dose de esforço. Todavia, encontrando as respostas certas dentro de si, o caminho rumo à independência financeira se torna não só mais prazeroso, como também eficaz. Obrigado pela oportunidade e sucesso a todos.