26 de março de 2017

Entrevista com Lucas Santana

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Dando continuidade na seção “Bogueiros Notáveis”, onde estamos entrevistando os autores de blogs sobre finanças e investimentos. Hoje tenho o prazer em bater um bate-papo com um jovem blogueiro, Lucas Santana, autor e responsável pelo Blog do Lucasaks, compartilhando excelentes textos e idéias sobre investimentos em papeis negociado sem Bolsa de Valores. 

Blog do Lucasaks é onde podemos encontrar tudo que estão falando nos fóruns de investimentos, onde seu autor sempre presa compartir conosco tudo que ele encontra na web, busca a originalidade e sempre procura ser o mais didático possível, mostrando as fontes de onde encontro a discussão.

Nas palavras do próprio Lucas: “Esse é um blog destinado as pessoas que não tem tempo de ler todos os fóruns e blogs. Monitoro os principais fóruns da ADVFN e alguns dos mais famosos blogs sobre o mercado de ações. Faço uma tiragem e encaminho as notícias para uma lista de e-mails que podem ser recebido separado, ao longo do dia, ou num único arquivo ao final do dia”.

Quando o assunto é  investimento em ações e acompanhamento do mercado, podemos encontrar todos artigos relacionados no Blog do Lucasaks. Eu mesmo já participei do blog através de alguns comentários, inclusive fiz um pedido para o Lucas buscar algo sobre a Marcopolo S/A, e claro, fui atendido prontamente.

Gostaria de dizer que respeito muito você, caro Lucas, pelos seus posts já publicados em seu site, pela sabedoria em escrever com simplicidade e ótimas idéias. Poderia dizer que essa será uma conversar entre amigos, embora não nós conhecemos pessoalmente, apenas virtual. Quando o tema é investimentos em companhias cujo possuem papeis negociados em Bolsa de Valores, os leitores desse blog sabem que as preciosas informações da web2.0 brasileira estão no Blog do Lucasaks.

Olá Lucas, seja bem vindo ao Finanças Forever. Agradeço a disponibilidade em participar da entrevista.

Amigo, a princípio peço a gentileza que fale um pouco de você mesmo: 

Lucas: Olá Everton, agradeço a oportunidade. Meu nome é Lucas Amorim Kramer Santana, tenho 19 anos, nasci em Brasília. No momento estou estudando Gestão de Políticas Públicas na UNB, mas a área que realmente gosto é Bolsa de Valores. Eu sou uma pessoa que gosta bastante de esportes, já pratiquei: futebol, natação, futevôlei, basquete, handebol, corrida, ciclismo, tênis, academia, etc… Hoje em dia faço academia, corro no Parque da Cidade, e jogo futebol de campo pelo time da UNB, sou o capitão! Eu sou um grande freqüentador de festas, conheço várias boates e gosto bastante de sair para sair um pouco da rotina. Gosto muito de ler também, qualquer coisa, e cultivo esse hábito desde criança, isso me ajuda bastante no vocabulário e na escrita. Já participei de várias corridas de rua e meu melhor tempo nessa prova foi correr os 10KM em 42 minutos. Sou uma pessoa tranqüila, fácil de relacionar e de muitos amigos também.

Everton: Bacana, você é bem proativo. Então Lucas, qual foi o seu primeiro contato com as finanças e/ou investimentos?

Lucas: Desde pequeno recebia uma mesada que sempre acabava no final do mês e isso sempre aconteceu até os meus 17 anos, quando comecei a poupar pela primeira vez. Um dia estava no meu quarto, quando comecei a ouvir meu pai vibrar na sala e fui conferir o que tinha acontecido. Ele estava sentado na mesa com o notebook aberto e na tela tinha umas cotações piscando, o vulgo Home Broker. Olhei mais de perto e vi que a cotação que ele estava acompanhando estava +25%. A partir desse dia, pedi para ele me explicar o básico e comecei a comprar livros para aprofundar no assunto. Após seis meses, consegui poupar um dinheiro, abri uma conta em uma corretora e hoje me considero um investidor.

Everton:Você por ser muito novo, certamente tem muito que aprender, mas eu diria que já está enormes passos a frente da maioria da sua idade. E Como você faz para estar sempre informado sobre o tema?

Lucas: Como o meu blog é uma espécie de assessoria que possui um banco de dados enorme sobre vários temas relativos a investimento, sempre tenho que estar a procura de notícias ou comentários relevantes. Acompanho 6 fóruns da ADVFN diariamente, inúmeros blogs sobre finanças, alguns grupos de economia no Facebook, assino algumas newsletter de sites na web e compro livros sobre esse tema. Estou me preparando para fazer a prova da ANCOR ano que vem para poder trabalhar como Agente Autônomo de Investimento, assim estou lendo todos os livros da Bibliografia dessa prova, dessa maneira estou sempre expandindo meu conhecimento.

Everton:Parabéns, desejo muita sorte no exame. E quando você teve a idéia de criar o blog Lucasaks? Dê quem foi a idéia?

Lucas: A idéia de criar o blog foi do meu pai. Eu vinha fazendo um trabalho para ele que era de acessar os fóruns mais movimentados do ADVFN e repassar a ele os comentários mais pertinentes. Ele viu nisso uma oportunidade de oferecer esse serviço para outras pessoas gratuitamente, e assim nasceu o blog. Meu pai é analista de sistema e criou um programa (sistema informatizado) que acompanha os fóruns do ADVFN e seleciona as postagens mais bem ranqueadas e manda tudo isso para o meu e-mail.

Meu trabalho é ler todas essas postagens e realizar uma peneira, assim nasceu o meu grupo de e-mail que conta hoje com 70 membros e possui 4328 mensagens, ou seja, um banco de dados de altíssima qualidade! Na verdade, meu trabalho sempre foi engrandecer o trabalho dos outros, pois 90% das postagens do blog foram feitas por outras pessoas. O meu trabalho é achar esses talentos e dividir o conhecimento com os meus seguidores, no final todo mundo sai ganhando. Gostaria de agradecer a essas pessoas, pois sem elas a existência do blog não seria possível.

Everton:Você poderia indicar alguns livros aos investidores iniciantes?

Lucas: Para quem está começando sugiro ler todos da série Pai rico Pai pobre, pois abre a cabeça para oportunidades de investimento e faz aflorar o lado investidor que cada um tem dentro de si. O livro Investindo em Small Caps também é muito importante, pois é um livro que preza pela análise fundamentalista e aborda esse tema muito bem.

Recomendo também a biografia de Warren Buffet “A bola de Neve Warren Buffet e o negócio da vida” escrito pela Alice Schroeder, pois devemos nos espelhar com os melhores e é uma leitura muito agradável. O livro do Alexander Elder “Como se transformar em um operador e investidor de sucesso” também é fundamental para quem está começando. Apesar de existir inúmeros outros livros sobre o tema, esses foram os mais marcantes para minha formação inicial.

Everton: Qual a sua visão sobre o mercado financeiro atual?

Lucas: Acredito que o mercado financeiro atual está bastante conturbado no momento, pois os EUA estão com dificuldade de reerguer a economia, a situação na Europa não está boa, o Brasil não consegue controlar bem sua inflação e as indústrias brasileiras não conseguem competir em par de igualdade com as industrias de outros Países devido a valorização cambial. Isso propicia um cenário incerto para os próximos anos, mas é no cenário de incerteza que surgem as melhores oportunidades, devido a isso as small caps estão sub-valorizadas e com a mudança de humor de mercado essas serão as ações mais valorizadas, então acredito que é melhor se posicionar agora nessas empresas.

O ideal é alocar dinheiro em três pilares que são os imóveis, renda fixa e renda variável. A medida que um pilar for caindo, você vai retirando dinheiro do pilar que está subindo, dessa maneira você sempre estará comprando na baixa e vendendo na alta. Estou estudando para aperfeiçoar melhor essa teoria!

Everton: E pra finalizar a nossa conversa de forma clássica, peço que, por favor deixe uma mensagem  para os leitores desse blog.

Grande parte dos leitores são iniciantes, assim como nós, pois sempre temos algo a aprender. O importante é sair do comodismo, sair da inércia, e procurar sempre aprender esse tema que é tão pouco explorado no dia de hoje que são as finanças. A maioria das pessoas não gostam muito desse tema, e devido a isso possuem maus hábitos financeiros e perdem muitas oportunidades de investimento.

Deixei nessa breve entrevista minha experiência e nas entrelinhas do que foi escrito está presente a minha dificuldade, pois meu primeiro contato com finanças foi aos 17 e não tem sido uma jornada fácil, pois nesse processo de aprendizagem perdi dinheiro, ganhei dinheiro, deixei de ganhar e estou sempre a procura do equilíbrio, sempre em busca da melhora da perfomance financeira. Ainda sou um “bêbe” no mercado financeiro, mas estou crescendo depressa! Minha dica para vocês é NÃO DESISTA! Continue em busca do conhecimento e procure deixar para trás velhos hábitos que estão emaranhados em nós.

Vamos deixar a filosofia da poupança para trás, e caminhar devagar para os Títulos Públicos, CDBs, investimento em imóveis, fundos imobiliários, Bolsa de Valores, a máquina de dinheiro existe! Vamos deixar essa máquina trabalhar para nós.

Muito obrigado pela oportunidade dessa entrevista Everton e seu blog está de parabéns, bastante original e sempre com conteúdo de qualidade. Tenho certeza que esse blog vai muito mais longe!

Abraço e força a todos os leitores do blog Finanças Forever.

Everton: Bom, aproveito para agradecê-lo mais uma vez, por essa valiosa entrevista e gostaria de parabenizá-lo pelo seu site, excelente conteúdo abordagem dos temas relacionados com investimentos é de extrema importância no dias de hoje. Gosto bastante quando você escreve suas opiniões pessoais sobre renda variável.

Uma coisa que mais me atento em seu blog é a grande importância que você tem perante seus leitores. Sempre buscando os informar com buscas de informações relevantes nos fóruns que você acompanha. Parabéns por essa iniciativa. Outro detalhe é a maneira que você acompanha o crescimento de seu blog, sempre buscando mais leitores e seguidores, agradecendo a todos e pedindo que eles se tornam seguidores assíduos. Bacana esse eu jeito de ver o blog como um empreendimento futuro.

Os convido a saber mais sobre outros Blogueiros Notáveis:

Desejo sorte ao amigo e bons investimentos. Um forte abraço e parabéns pelo seu Blog.

Um forte abraços a todos!

@everton_ric

Artigo original do Finanças Forever

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *