24 de março de 2017

Entrevista com Eduardo Leitão do blog Leitão em Ação

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Inicia hoje as comemoração de aniversário do blog Finanças Forever. O primeiro aniversário é o mais empolgante e, a primeira vez a gente nunca esquece. No próximo inicio de janeiro de 2012 o blog completa um ano de vida. Vem coisa boa mais na frente. 

Faremos um sorteio de um exemplar do livro de autoria de Eduardo Leitão. A obra: “Bolsa de Valores – Investir é bossa nova, especular é carnaval“. Um livro diferente e especial. Cortesia do autor. Participe do sorteio e concorra a um exemplar da obra. O ganhador recebe o livro em casa, autografado e com dedicatória.

Para participar é simples: basta deixar um comentário, logo abaixo da entrevista, falando sobre o que você achou da entrevista e dizendo que gostaria de participar do sorteio. Não valerá comentário de Anônimo. O sorteio será na próxima sexta-feira (02/12/2011). No sábado será divulgado o resultado aqui no blog. Eu me comprometo em entrar em contato com o ganhador solicitando o endereço de entrega e o amigo Eduardo Leitão, lhe enviará o livro pelo correio.  

É com muita satisfação, hoje damos continuidade na seção “Blogueiros Notáveis“. Onde estamos entrevistando os autores de blogs sobre finanças e investimentos. Eduardo Leitão é autor do blog Leitão em Ação, compartilhando excelentes gráficos, textos e idéias sobre investimentos. Contando causos que realmente interessa ao investidor e ao especulador do mercado acionário. O site Leitão em Ação é onde podemos encontrar gráficos e analises de primeira linha, onde Eduardo Leitão sempre presa a originalidade e sempre procurando ser o pioneiro nas informações sobre o mercado.



E claro, atendendo à pedidos dos leitores do blog Finanças Forever:

Igor disse…
Boa entrevista! Gosto muito do blog do pequeno investidor.
Aproveito para sugerir uma entrevista com o Leitão do blog “Leitão em ação”
Anderson disse…
Jóia essa idéia da entrevista entre os blogueiros, já conhecia o Henrique das navegadas diárias rsrsrs, é impressionante como os perfis dos investidores conscientes se assemelham, sugiro entrevista com o Leitão http://leitaoemacao.com/
é um cara gente fina que vê o mercado como deve ser visto.
abs
Anderson

 

Quando o assunto é analise de gráficos todos sabemos onde encontrar artigos relacionados. Onde o autor faz uma análise para o especulador e outra para o investidor. Sabemos que os artigos publicados no site Leitão em Ação são excelentes, não só pela sua credibilidade, mas pela grande experiência do Eduardo no mercado financeiro e pelo conhecimento de causa do autor.

Compartilhando posts semanalmente, mostrando suas experiências, exibindo as fontes e compartilhando idéias. Gosto bastante da maneira como o Eduardo Leitão escreve direcionado ao investidor.

Gostaria de dizer que respeito muito você, caro Eduardo, pelo seus posts já publicados em seu site, pela sabedoria em escrever com simplicidade e sem economês, ótimas analises e gráficos. Poderia dizer que essa será uma conversar entre amigos, embora não nós conhecemos pessoalmente, apenas virtual. Quando o tema é investimentos em ações, os leitores desse blog sabem que as preciosas informações da blogosfera financeira brasileira estão no site Leitão em Ação.

Olá Eduardo, seja bem vindo ao Finanças Forever. Agradeço a disponibilidade em participar desta entrevista.

Amigo, a princípio peço a gentileza que fale um pouco de você mesmo:

Eduardo: Olá, Everton! Obrigado pelo convite e gentileza! Fico feliz em poder contribuir pois gosto muito do tema e quanto mais pudermos ajudas as pessoas a melhorarem sua educação financeira, melhor!

Bem, como você pediu para falar mais sobre mim, vamos lá:

Sou mineiro de Belo Horizonte, 34 anos, e como bom mineiro gosto de queijo, cachaça e viola… Não perco a chance de tocar minha viola caipira à beira do fogão à lenha ao lado dos bons amigos.

Fiz carreira como analista de negócios  e analista de sistemas dentro di Grupo Fiat, e como sempre estive no meio do comercio e da administração em família, formei-me nesta área na PUC Minas.

Hoje sou o que chamam de “Independente Financeiro” e vivo apenas de meus investimentos, e gosto de atuar como Investidor de Bolsa de Valores individual e ajudar na educação financeira das pessoas na intenção de lidar melhor com dinheiro e investimentos.

Tenho muita satisfação em manter desde 2006 o blog Leitão em Ação onde posto diariamente minhas impressões sobre o mercado de ações através de análise gráfica e fundamentalista e artigos sobre investimentos em bolsa de valores, mostrando meu dia-a-dia real no mercado.

Everton: Qual foi o seu primeiro contato com as finanças?

Eduardo: Eu praticamente nasci nesse meio. Filho de comerciante simples do interior e de professora, meus pais me criaram dentro do comércio.

O comércio é uma grande escola. Aprendemos a matemática real que mantém uma empresa funcionando, e aprendemos a lidar com as intempéries dos negócios e das pessoas, principalmente.

Isso me ajudou muito anos mais tarde, quando me interessei pela bolsa de valores.

Havia rebolado muito no mundo do empreendedorismo pessoal, quando percebi que a melhor forma de ter uma empresa é através da bolsa, comprando partes de empresas já sólidas (Só quem já empreendeu muito sabe o quanto é complicado ser empresário, e comparativamente o quanto é fácil ser Investidor em bolsa).

Nos últimos 10 anos fui me aprofundando, e de uns 6 anos para cá gostei tanto do tema que decidi aprofundar e me especializar.

Uma observação: Sempre digo que não precisamos ser experts em finanças para ter bom desempenho na bolsa. No meu caso em particular me aprofundei no tema por gosto pessoal.

Everton: Quando e quem te ensinou algo sobre investimentos?

Eduardo: As fontes foram inúmeras, e de áreas diversas… Aprendemos muito em áreas que não têm relação direta com finanças, como a Psicologia, por exemplo.

Na minha formação sobre bolsa, não conseguiria definir uma pessoa, ou um livro, ou uma escola.

Foi um esforço pessoal de busca, já que não existe uma escola sobre o tema.

Aliás, este é um grande problema:

Ao buscar informações sobre a Bolsa de Valores, 90% do que encontramos (livros, pessoas, blogs, cursos, escolas) são na verdade poluição informacional! Este é um problema muito grave mesmo! O que existe de informação desconexa e má orientação sobre o tema é uma coisa incrível, e prejudica muita gente (eu mesmo sofri com isso, e muito!).

Everton: Como você faz para estar sempre informado sobre o tema?

Eduardo: O tema Educação Financeira e Bolsa de Valores não muda muito.

A mais de 50 anos os Conceitos e Princípios de Investimento e formação de patrimônio são os mesmos.

A sabedoria sobre o assunto é coisa perene, e não está nos jornais do dia, no noticiário da manhã ou no curso do final de semana…

Não precisamos ficar plugados na Internet, ou nos jornais, ou sermos PHD em finanças.

O que temos que fazer não é acompanhar notícias, e sim nos educarmos corretamente e depois acompanhar nossas Empresas das quais somos sócios.

No papel de Especulador, acompanho o mercado diariamente para aproveitar oportunidades de comércio rápido de papéis.

No papel de Investidor, acompanho minhas empresas, o que não me toma muito tempo… Acompanho a saúde financeira delas e mantenho em dia minhas estratégias de investimento.

O que chamo sempre a atenção é que não precisamos mesmo ficar plugados em notícias na mídia, ou plugados nos gráficos de preços das ações… Isso é perda de tempo e de saúde mental.

Everton: E quando você teve a genial ideia de criar o blog Leitão em Ação? E como surgiu o nome?

Eduardo: Há uns 6 anos atrás resolvi criar o Blog para postar minhas impressões diárias, minhas análises e trocar ideias e aprendizado com outras pessoas. Isso ajuda muito na disciplina diária, e a troca de ideias e conhecimento com as pessoas é uma coisa muito boa.

Com o tempo fui construindo uma grande rede de amigos, e fomos crescendo juntos.

Sempre procurei publicar meu dia-a-dia real tanto no papel de Especulador quanto no papel de Investidor, e principalmente manter a conversa caseira, entre amigos, que sempre gostei.

O nome foi uma brincadeira, que pegou. E como todo mundo me chama por “Leitão”, mantive a informalidade até hoje. Gosto da coisa simples e informal mesmo.

Everton: Você poderia indicar alguns livros aos investidores iniciantes?

Eduardo: Aí é que está um grande problema: praticamente não temos bons livros que falam especificamente sobre Bolsa.

Até temos livros bons, mas que pecam em um ou outro ponto fundamental.

Se me pedir uma lista dos livros que um iniciante não deve ler, fica mais fácil. Conseguiria encher umas 03 páginas… Rsss…

Um bom livro que sempre recomendo é “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham – este é o melhor livro sobre bolsa, indiscutível.

Outro livro interessante é o de Décio Bazin. Um livro “documentário” que, apesar de estar bem desatualizado, contém uma história de bolsa interessante.

Livros sobre Warren Buffet também costumam ter conteúdo interessante, apesar de pouco profundos.

Eu também tenho meu livro sobre bolsa, que é direcionado principalmente aos iniciantes, com uma coletânea de meu dia-a-dia e dos amigos na bolsa: http://leitaoemacao.com/livro/

Everton: Seu trabalho perante seu site é repleto de gráficos e explicações sobre análise técnica. Então lhe pergunto: análise técnica ou fundamentalista? Ou as duas?

Eduardo: Primeiro temos que corrigir uma coisa: Análise Técnica é diferente de Análise Gráfica.

Análise Técnica eu não uso, e considero inválida – São inferências matemáticas e estatísticas em cima dos preços (IFR, MACD, Estocástico, Médias Móveis, Bandas de Bollinger, etc..)

Análise Gráfica, que eu uso, é o estudo da psicologia do mercado através do gráfico de preços.

Eu uso Análise Gráfica e também Análise Fundamentalista. Apesar da maioria das pessoas acharem que são conflitantes.

A Análise Gráfica é essencial para lidar com Especulações, já a Análise Fundamentalista é vital para se lidar com Investimento e muito importante também para se balizar a atuação do Especulador.

Aliás, essa diferenciação de atuação é vital: Especulação é uma coisa, Investimento é outra. Podemos fazer as duas coisas, desde que bem separadas.

A visão do Especulador me torna um Investidor melhor. E a visão do Investidor me torna um Especulador melhor.

O grande problema é que a maioria dos iniciantes cai sempre no mundo da Especulação (Ou melhor, da jogatina).

Eu também caí nessa.

Perdi muito tempo e dinheiro concentrando meus esforços somente em Especular (na verdade, jogar, pois Especular é uma coisa, e Jogar é outra… a maioria das pessoas é Jogadora, sem saber).

Everton: Ainda não sabemos ao certo o que acontecerá com a Europa. Portanto, qual a sua visão sobre o mercado financeiro atual? Temos muitas oportunidades na Bolsa de Valores brasileira?

Eduardo: Problemas internacionais sempre existirão, faz parte do mercado financeiro. Hoje é a crise na Europa, no passado foi a crise na Internet, ou a guerra X, ou a catástrofe Y, etc…

Não podemos jamais prever o que vai acontecer, seja aqui ou acolá, mas podemos ter Estratégias sólidas hoje, e estarmos tranquilos independentes das intempéries do mercado.

Essa é a grande questão!

Independente o que vem no futuro, o bom Investidor está sempre tranquilo, fazendo a coisa certa já no dia de hoje.

Na prática, para o Especulador, tanto faz a crise atual ou futura, pois ele está apenas comercializando papéis rapidamente… Ele apenas aproveita oscilações de preço.

Para o Investidor, independente da crise atual ou futura, ele está sempre de olho na saúde financeira de suas empresas, e mais, acima disso, ele está de olho em sua Estratégia, que deve ser sólida o bastante para aguentar todos os problemas do mercado financeiro (que são normais).

Everton: E pra finalizar a nossa conversa de forma clássica, peço que, por favor deixe uma mensagem  para os leitores desse blog.

Eduardo: Agradeço mais uma vez, Everton, e desejo sucesso em seu trabalho. Educação financeira faz toda a diferença na vida das pessoas.

Passamos a maior parte de nossas vidas correndo atrás do dinheiro, e justamente por isso deixamos de viver o que realmente importa, que é o amor pela vida, pela família, pelos amigos…

Quando nos educamos financeiramente nos libertamos da escravidão do dinheiro, e viramos a mesa. Colocamos o dinheiro a nosso favor!

Ter saúde financeira é uma coisa acessível a qualquer pessoa, e tem mais à ver com sua postura com o que se ganha, do que propriamente com o valor que se ganha.

De nada adianta grandes salários mensais se a pessoa não tem educação financeira!

Virar a mesa e colocar nosso dinheiro para trabalhar por nós é a melhor coisa que existe, e nos liberta para fazer boas coisas nesse mundo!

Obrigado mais uma vez, e um grande abraço a todos!

Leitão.

Everton: Bom, gostaria de parabenizá-lo pelo seu site, excelente conteúdo, gosto bastante do logo do Leitão em Ação, gosto também da abordagem dos temas relacionados com investimentos que são de extrema importância para toda sociedade financeiramente inteligente.

Uma coisa que mais me atento em seu site é o chat que você disponibiliza para trocar idéias e tirar as dúvidas de seus leitores. Parabéns pela iniciativa. É inovadora na blogosfera financeira brasileira. Vejo com muito bons olhos o trabalho de “tira dúvidas” gratuitamente. Bacana demais.

Desejo sorte ao amigo e bons investimentos. Um forte abraço!

PS. Não esqueça, estamos sorteando um exemplar do livro: “Bolsa de Valores – Investir é bossa nova, especular é carnaval”, de Eduardo leitão. Para participar é simples: basta deixar um comentário, logo abaixo da entrevista, falando sobre o que você achou da entrevista e dizendo que gostaria de participar do sorteio. Não valerá comentário de Anônimo. O sorteio será na próxima sexta-feira (02/12/2011). No sábado será divulgado o resultado aqui no blog.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
64 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *