16 de dezembro de 2017

Entenda qual a importância do dólar na sua vida financeira

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

entenda-qual-a-importancia-do-dolar-na-sua-vida-financeira

O dólar é uma moeda que tem muita credibilidade e é utilizado para efetuar transações internacionais, pois ele é considerado como uma moeda confiável perante os outros países. Devido a isso, muitos produtos dependem, diretamente, das importações que são pagas com o dólar, e isso, acaba refletindo no bolso do consumidor.

Neste artigo vamos mostrar a você qual é a real importância do dólar em sua vida financeira e como ele influencia seu dia a dia. Quer saber mais? Continue lendo e confira!

Valor dos produtos importados e alimentos

A valorização e desvalorização do dólar influenciam em vários produtos no mercado brasileiro, inclusive, nas mercadorias importadas e nos alimentos.

Quando o dólar está em alta, por exemplo, os custos para o importador tornam-se mais onerosos e isso reflete, diretamente, no bolso do consumidor final.

Esse impacto é sentido, principalmente, nos alimentos. As matérias-primas que são importadas, como o trigo por exemplo, implicam na diferença nos preços que acabam sendo sentidas no macarrão, pão, etc.

Os produtos que são produzidos no Brasil, também sofrem com a variação do dólar, pois têm seus preços atrelados a ele. Quando o dólar fica mais caro, torna-se mais vantajoso para o produtor exportar seus produtos. Portanto, se ele manter suas vendas dentro do país, desejará precificar seus produtos de uma maneira que faça ele receber mais por isso.

Valor do combustível

A partir de 2011, o Brasil voltou a consumir mais gasolina do que produz, aumentando assim a quantidade que é importada do exterior — a qual é paga em dólares.

Com a alta do dólar, a gasolina torna-se mais cara, dificultando assim a queda do preço no país.

Mas, o que o consumidor está pagando? O preço da gasolina é formado pelas seguintes proporções:

  • 31% são referentes aos custos de operação;
  • 10% são referentes aos impostos pagos à União (PIS/COFINS, CIDE);
  • 28% são referentes aos impostos estaduais (ICMS);
  • 15% são referentes ao custo do etanol;
  • 16% são referentes à revenda e distribuição.

Geração de empregos

Com a alta do dólar, os importadores podem optar por realizar as suas compras nas indústrias brasileiras, a fim de pagar menos pelo produto.

Com isso, o consumo dos produtos brasileiros aumenta, aquecendo a economia e, consequentemente, aumentando a geração de empregos no país.

Inflação

A inflação nada mais é que o aumento no nível dos preços. Quando a moeda nacional é valorizada, os preços tornam-se mais competitivos, devido ao aumento do número de produtos importados no mercado. Por esse motivo, os preços das mercadorias tendem a baixar.

Mas, quando o dólar sobe, o país tem menos concorrentes diretos e isso faz com que os preços aumentem.

Como você pode perceber, a importância do dólar na sua vida financeira está presente no seu dia a dia, seja na compra do supermercado, nos eletrodomésticos, no valor do combustível, na geração de empregos, etc.

Devido a isso, é de suma importância que você esteja informado sobre os assuntos econômicos externos e internos, pois eles irão refletir, diretamente, no seu bolso, ou seja, dentro de sua casa.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a também entenderem qual a importância do dólar na vida financeira!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *