Entenda como 1 simples ferramenta pode alavancar sua carreira durante a crise

Entenda como 1 simples ferramenta pode alavancar sua carreira durante a crise

Com a crise cada vez mais latente na vida dos brasileiros, as vezes buscamos soluções mirabolantes e complexas para nos destacar da concorrência no mercado de trabalho e acabamos nos esquecendo de melhorar (ou aprender) um conhecimento daquilo que já é amplamente utilizado.

O Microsoft Excel pode muito bem ser considerado o software mais usado em ambientes de trabalho e negócios. É muito empregado tanto para uma simples entrada de dados, quanto para análises de situações complexas que irão ajudar na tomada decisões importantes.

**Se destaque da sua concorrência **

Não é nenhuma surpresa que os “gurus” do MS Excel, realmente aplicam o software em diversos cenários. Se destacam de seus colegas, ganham mais e possuem maior estabilidade no emprego.

De uma forma geral, ter conhecimento (relevantes) dessa ferramenta pode ser um atalho importante para a sua carreira, principalmente se você pretende ter sucesso no atual ambiente de negócios.

Muitos profissionais, como por exemplo, gerentes de bancos, consultores de gestão, contadores, comerciantes, engenheiros, analistas de negócios, recrutadores, instrutores, gestores e supervisores, aplicam MS Excel na sua análise de dados, como por exemplo:

  1. Modelagem

  2. Cálculos

  3. Análises de tendências

  4. Apresentações gráficas, entre outros.

Com certeza, é uma ferramenta que estará presente em qualquer empresa com um mínimo de organização e podemos te garantir de forma absoluta que, em algum momento da sua carreira, você se deparará com ela.

Entenda como o Excel pode ajudar no dia a dia

Abaixo são apenas alguns exemplos de uso desse software entre os executivos corporativos contemporâneos:

  1. Os gestores usam o Excel para controlar o orçamento e os recursos.

  2. Os comerciantes irão usá-lo para manter o controle dos estoques, analisar cenários de mercado, calcular a análise de tendências de marketing para decifrar áreas que necessitam de maiores recursos, calcular lucro a partir de gastos e ganhos.

  3. Os contadores e analistas financeiros utilizam as várias fórmulas de contabilidade presentes no Excel para executar suas tarefas de contabilidade do dia-a-dia e para análises financeiras complexas. Como por exemplo, o balanço geral de uma micro e pequena empresa.

  4. Engenheiros encontram muitas fórmulas de engenharia úteis para suas várias necessidades.

  5. As empresas usam o Excel para investigar e pesquisar possíveis modelos de negócios e de produção, incluindo avaliações de estrutura de preços.

Importância de saber (bem) Excel durante a crise

Essencialmente, existem muitas funções e fórmulas disponíveis no Microsoft Excel que tornam mais fácil organizar e interpretar dados. Porém…

**Qual é a grande vantagem de tudo isso? **

Como essa ferramenta pode me ajudar a alavancar minha carreira durante a crise?

Bem, todos nós sabemos que estamos vivendo tempos econômicos difíceis.

Os custos estão subindo e o crédito é limitado. Os impostos estão subindo. As demissões estão nas notícias e jornais o tempo todo. Algumas empresas estão sofrendo déficits recordes e algumas outras empresas estão indo à falência.

Um bom número de economistas, estão prevendo que a economia vai piorar ainda mais antes que fique melhor.

Bons gerentes estão olhando seriamente o desempenho e as perspectivas de suas empresas e eles estão constantemente se perguntando:

  1. Como é que vamos conseguir nos livrar dessa bagunça?

  2. Como podemos evitar tais problemas?

  3. Como podemos lucrar nesses tempos difíceis de desenvolvimentos?

  4. Como podemos cortar custos?

negocios

Vantagem ao dominar essa ferramenta

Para os gestores que encontram as respostas que precisam, um fato é praticamente certo: os usuários de Excel que irão mostrar-lhes o caminho.

Serão eles que irão coletar dados, organizar, analisar e fornecer conclusões sobre o cenário atual para quem quer que precise deles.

Excel pode auxiliar seus gestores a encontrar um caminho claro através do pântano económico e** será o seu **extertise** em Excel que fará você se destacar no nesse momento de crise. **

Em poucas palavras: se você entender como usar o Excel e criar informações valiosas para uma empresa (seu superior), você será um funcionário valorizado e terá grandes chances de ser compensado em conformidade.

MESMO durante a crise.

Mas, é claro, você não pode esperar para se tornar uma potência no Excel. Invista seu tempo em pesquisa e aprenda essa ferramenta tanto online (clique aqui) como off-line.

Colaboração:  Pedro Bandeira