21 de outubro de 2018

Entenda a importância das metas para o controle financeiro

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Vector financial business plan

Já pensou em como suas metas influenciam suas ações presentes? Tendo em mente que meta é a definição do que você pretende alcançar em determinado prazo, defini-la é fundamental, especialmente quando se trata de finanças. Se o seu objetivo é manter o saldo da conta bancária sempre positivo, não entrar de jeito nenhum em “enrascadas” que te tirem o sono, e evoluir financeiramente gerando riquezas, saiba que será muito mais fácil alcançar estes objetivos adotando o conceito de metas para sua vida e suas finanças.

Qual a importância das metas?

O simples fato de definir algumas metas já demonstra a existência de um mínimo planejamento. Planejamento não é algo que deve ser realizado somente por empresas, devemos considerá-lo como um item fundamental e importantíssimo para vida de qualquer pessoa.

Por isto é tão importante definir metas. Saiba que as pessoas que definem metas para sua vida tem muito mais chances de alcançar seus objetivos do que pessoas que levam a vida sem qualquer planejamento.

Que tipos de metas financeiras preciso definir?

Antes de definir qualquer tipo de meta é preciso listar quais são seus objetivos. Para definir e alcançar qualquer tipo de meta, são necessários 3 passos básicos. Abaixo seguem dois exemplos de metas que você pode estabelecer para sua vida.

Meta para ser promovido no trabalho:

1.Objetivo: Ser promovido no trabalho.

2. Metodologia: Fazer um curso de inglês e um curso de especialização.

3. Execução: Concluir um curso de inglês nos próximos 12 meses e um curso de especialização nos próximos 24 meses, em seguida apresentar ao meu chefe toda minha evolução e conhecimento adquirido que justifique uma promoção dentro da empresa ou um aumento na minha remuneração.

Meta para alcançar meu primeiro milhão:

1.Objetivo: Juntar 1 milhão de reais.

2. Metodologia: Fazer um curso de investimentos em ações, obter consultoria de investimentos.

3. Execução: Aplicar R$1.000 por mês durante 15 anos, em investimentos que sejam capazes de me dar uma rentabilidade próxima de 20% ao ano.

Como fazer o acompanhamento das metas?

É importante manter as metas como foco, acompanhando-as sempre. Quanto maior controle você tiver sobre as suas finanças mais fácil será conseguir manter sua metodologia e o prazo de execução das suas metas. No caso de metas que dependam de algum tipo de gestão financeira, é recomendável a utilização de um aplicativo de gestão de finanças pessoais. Se você não utiliza ou não conhece nenhum, confira neste artigo 5 excelentes sites de controle financeiro pessoal.

Quais erros que devem ser evitados para que as metas sejam alcançadas?

Meta definida, é hora de se organizar e adotar hábitos que ajudarão a tornar realidade os objetivos estabelecidos. E isso inclui fugir dos erros que, frequentemente, põe tudo a perder.

Elencamos aqui 5 erros que você deve evitar a fim de alcançar suas metas:

1. Perder o foco e não ter disciplina;

2. Ter uma vida financeira desorganizada;

3. Priorizar apenas o curto prazo;

4. Mudar a toda hora seu planejamento;

5. Contar com a sorte;

Cumprir as metas, investir seu dinheiro e adotar um efetivo controle financeiro sobre o orçamento, são os alicerces de conquistas importantes e maneiras certeiras de alcançar sucesso e todos os seus objetivos. Em qualquer época da vida, ter tranquilidade e disciplina é essencial.

Pronto para estabelecer suas metas financeiras? Compartilhe este conteúdo com seus amigos e aproveite para definir algumas metas juntos.

Sobre o autor: Tiago Comério Empresário, investidor, escritor e analista de sistemas formado pelo IFES – Instituto Federal do Espírito Santo.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *