25 de junho de 2019

Educação Financeira e o poder de transformar os investidores

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

educacao-financeira-e-o-poder-de-transformar-os-investidores

Poupar dinheiro e fazê-lo render não é uma tarefa simples para a maioria dos brasileiros, dado que, em nosso país ainda não é cultivada a cultura da educação financeira. Mas você conhece o conceito de Educação Financeira? Parafraseando de forma simples e de acordo com a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF (http://www.vidaedinheiro.gov.br) a Educação Financeira é a forma com que as pessoas compreendem e melhoram sua relação com o dinheiro, com orientação, formação e informação. Neste contexto, você deve fazer a seguinte pergunta: você controla o seu dinheiro ou é ele quem te controla? Dependendo da sua resposta você perceberá o seu nível de Educação Financeira.

1 – Pagamento de Dívidas: questão de Educação Financeira e planejamento

Uma Educação Financeira com bases sólidas começa com o entendimento e percepção dos gastos e, principalmente, onde as despesas não ultrapassem as receitas. Porém, o nível de endividamento e inadimplência no Brasil ainda é alto, reflexo de uma baixa Educação Financeira e demais fatores econômicos. Logo, percebe-se que o ponto de partida para a transformação das finanças pessoais começa com o pagamento das dívidas, principalmente, as que envolvem altas taxas de juros, como as dívidas no cartão de crédito e chegue especial. Por meio da Educação Financeira você desenvolverá as habilidades de negociação, fator primordial na hora de quitar as dívidas, de modo que, este processo demanda muita negociação de valores e renegociação das taxas de juros. Após quitar todas as suas dívidas em atraso, está pronto para passar ao próximo estágio, que veremos a seguir.

2 – Educação Financeira para poupar

Agora que você entendeu o conceito de Educação Financeira e percebeu que a boa relação com o dinheiro começa com a liquidação das dívidas em atrasos, está pronto para entender o processo de poupar. Ter a consciência de que não se deve gastar mais do que se ganha é um dos pilares da Educação Financeira, um ponto que deve ser aprendido e entendido desde a infância, de modo que, isto permita ter uma geração de adultos com atitude diante das suas finanças. Em países mais desenvolvidos, a cultura da Educação Financeira e da geração de poupança é estimulada nas escolas, nas conversas de família e de amigos, na educação infantil até a fase adulta e, toda esta abertura educacional voltada para as finanças permite maior sucesso financeiro, gera poupança e cria reservas para os momentos de emergências.

3 – Educação Financeira para Investir

Este é o ponto alto e mais empolgante da Educação Financeira, que é transformar vidas por meio dos investimentos! Como sabemos, de nada adianta poupar e deixar o dinheiro parado, visto que, isto fará com que suas reservas sofram o efeito de perda do poder de compra causado pela inflação, ou seja, o que compramos hoje com R$ 1, certamente, não conseguiremos comprar com a mesma quantia de dinheiro 1 ano depois. Isto ocorre pelo fato da inflação agir no reajuste dos preços dos produtos e serviços. Logo, uma boa Educação Financeira irá lhe proporcionar conhecimentos para investir suas reservas, onde haverá rendimentos, no mínimo, acima da inflação. Ver o seu patrimônio crescer por meio dos investimentos, rendendo a juros compostos é mais que gratificante, é empolgante!

Procure reservar de 20% a 30% das suas receitas mensais para os investimentos, e realize uma diversificação, ou seja, monte uma carteira de investimentos, com o objetivo de preservar seu capital e evitar perdas financeiras. Deste modo, caso um investimento apresente resultados abaixo do esperado, outros irão realizar a compensação ao apresentarem resultados melhores.

4 – O poder transformador da Educação Financeira

A Educação Financeira juntamente com os controles financeiros são fatores determinantes no processo de transformação da vida de toda pessoa economicamente ativa. Por meio do conhecimento e mudança de atitudes, os investimentos trazem excelentes benefícios e proporcionam ter um futuro mais tranquilo. Busque conhecimento, estabeleça metas, coloque seus planos em prática e veja o quanto a Educação Financeira pode ser uma excelente aliada nos seus projetos de vida, bem como a mudança da percepção do mundo que os cerca.

Coloque seu financeiro em dia através de um aplicativo de finanças pessoais. Clique aqui e conheça agora!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *