22 de novembro de 2017

Economizar vendendo o carro: é possível?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

economizar-vendendo-o-carro-e-possivel

A busca por economizar vendendo o carro é cada vez mais comum no Brasil. Apesar de ser um patrimônio importante e de ter muita utilidade, o automóvel também traz muitas despesas.

Com opções como o táxi e o Uber é possível ter conforto e disponibilidade a qualquer hora, e com um custo menor. Que tal entendermos como é possível economizar abrindo mão de um veículo?

O post a seguir trará um detalhamento de todos os gastos que um carro gera, permitindo que o leitor tire suas conclusões acerca dessas despesas. Confira!

Combustível: volatilidade do preço traz incerteza

No Brasil, o preço da gasolina segue muito instável, e na maioria das vezes esse valor está alto, o que consequentemente resulta em uma despesa grande para quem é dono de um veículo.

É importante levar em consideração como é o consumo desse carro, pois se ele roda poucos quilômetros com 1 litro de combustível, essa conta se torna menos interessante ainda. No mês de outubro de 2017, o custo médio por litro foi de R$ 3,887.

As despesas de combustíveis no mês podem sair bem altas, então esse já um fator importante a ser considerável na hora de decidir em vender seu carro.

Desvalorização: preço do veículo diminui anualmente

A cada ano que passa, o veículo usado sofre com uma perda do seu valor, algo natural. Esse fator se chama depreciação, e há uma taxa que incide anualmente diminuindo o valor do automóvel.

Entre os carros menos desvalorizados, essa taxa tem ficado na casa dos 8%, mas pode chegar até 20% nos automóveis que desvalorizam mais. A tabela Fipe ajuda a saber a taxa de depreciação de cada carro.

É importante sempre considerar esse fator ao pensar no carro como patrimônio, pois essa ideia às vezes faz com que donos de veículos não o vendam pensando no valor que têm em mãos, mas sem lembrar da desvalorização.

Manutenção: carros precisam de assistência constante

Assim como as pessoas precisam visitar o médico regularmente, os carros precisam de assistência mecânica, seja de maneira preventiva, em revisões de rotina, ou quando há algum problema.

Os custos com revisões e consertos podem acabar saindo muito caro, especialmente para veículos em que as peças são importadas, aumentando ainda mais a despesa anual.

É importante lembrar que a maioria das despesas de manutenção podem ser aquelas não planejadas, e por ser difícil de mensurar, as surpresas com os valores pode ser grande. Busque no Google por exemplo, uma tabela com os veículos mais econômicos em relação a essa despesa.

Seguro: essencial e com alto custo

seguro veicular é fundamental para evitar prejuízos maiores com roubos, furtos e também com acidentes. No entanto, para ter essa segurança é preciso arcar com valores que podem ser relativamente altos.

O preço do seguro leva em conta valores como região em que o segurado mora, idade, ano do carro, modelo e outros fatores. Tudo isso pode fazer com que o custo saia alto.

É difícil mensurar essa despesa, pelo fato de não haver um valor fixo, mas você pode pesquisar na internet uma tabela com o custo médio dos seguros realizados nos últimos meses para servir como referência.

Impostos: obrigatórios e que geram despesa

O imposto sobre propriedade de veículos automotores, ou IPVA, é uma taxa anual que é cobrada para os donos de carros, levando em conta fatores como o valor de mercado atual do veículo.

Esse é mais um gasto em que não há a opção por não pagar, já que o veículo fica em situação irregular quando não é feito o pagamento. Veja as alíquotas que foram definidas para 2017.

Todos esses gastos te fizeram pensar que dá para economizar vendendo o carro? É preciso sempre levar em conta todas as despesas e se valem mesmo a pena pela questão do conforto e da facilidade de locomoção que o veículo próprio possibilita.

Quando o automóvel é financiado, esse custo pode ficar ainda maior, uma vez que nessa modalidade há a incidência de juros mensais sobre o valor do carro. Vendê-lo nesse caso é ainda melhor!

Independentemente das facilidades de um veículo, foi possível ver que dá para economizar vendendo o carro! Gostou do post? Veja mais seguindo nossa página no Facebook!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *