19 de dezembro de 2018

Economia Sustentável: o que é e como posso aplicar?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

economia-sustentavel-o-que-e-e-como-posso-aplicar

Muito se fala em Sustentabilidade Ambiental e suas melhores práticas, mas você já ouviu falar em Economia Sustentável? Os conceitos de sustentabilidade dessas duas modalidades são os mesmos, porém, com abordagem e foco diferentes.

O que é Economia Sustentável

O conceito de Economia Sustentável diz respeito a uma melhor utilização dos recursos financeiros disponíveis, sem consumos em excesso ou desnecessários. Logo, todo planejamento é bem-vindo na hora de colocar em prática este conceito que irá lhe ajudar consideravelmente, tanto na vida pessoal e, até mesmo, na gestão dos seus negócios. Então, vejamos algumas maneiras de como colocar a Economia Sustentável em prática.

Poupar e investir

Toda Economia Sustentável começa com a realização de reservas financeiras, ou seja, não gastar tudo o que ganha. Porém, não basta apenas criar reservas financeiras e deixar o dinheiro parado, pois, certamente o montante que tem hoje não terá o mesmo poder de compra em alguns anos. Isto ocorre pelo efeito da inflação sobre o dinheiro; logo, será preciso aplicá-lo para que renda juros.

Recicle e reutilize

A reciclagem e reutilização abrange tanto a Sustentabilidade Ambiental quanto a Sustentabilidade Econômica, dado que, você evitará gerar novas compras, o que diminui consideravelmente os desembolsos financeiros, bem como reduz a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente. O que acha de adotar a prática de consertar seus utensílios ao invés de comprar novos? Você irá ter uma economia considerável e, ainda, poderá gerar renda para outras pessoas que realizam estes reparos. Uma Economia Sustentável é um ecossistema onde engloba muitas pessoas.

Economia de água e energia elétrica

O consumo de água e energia elétrica de forma descontrolada são atividades danosas à saúde financeira de qualquer pessoa e, sem contar que, recursos naturais não são infinitos. Ao ter um consumo consciente de água e energia elétrica você estará praticando tanto a Economia Sustentável quanto a Sustentabilidade Ambiental, dado que o processo inicia-se com o correto uso financeiro do consumo desses serviços e encerra-se com a preservação dos recursos naturais necessários para o fornecimento desses serviços.

Bom uso da mobilidade

Você já parou para perceber o quanto economiza ao utilizar meios de mobilidade sustentáveis ao meio ambiente? É inegável que Economia Sustentável e Sustentabilidade Ambiental andam quase que em paralelo, não é mesmo? Cidades mais desenvolvidas investem fortemente na mobilidade urbana por meio de modais ecologicamente corretos, como por exemplo, o uso de bicicletas, onde a maioria investe em ciclovias e estações para aluguel de bicicletas. E já parou para pensar na economia financeira que pode fazer? Então deixe o carro na garagem e aproveite estas possibilidades.

Tenha sua vida financeira organizada

Não podemos falar de Economia Sustentável sem falar de organização financeira. Estas duas coisas andam sempre juntas, sem possibilidade de separação ou divórcio. A partir da organização financeira você será capaz de enxergar como tornar suas finanças em uma Economia Sustentável. Controles e gestão sobre as informações financeiras são essenciais para ter uma Economia Sustentável, seja na sua vida financeira, seja na gestão dos seus negócios. Seja com opções mais conservadoras, as famosas planilhas financeiras, ou usando a tecnologia, através de aplicativo de controle financeiro, o importante é controlar cada entrada e cada saída do seu patrimônio.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *