27 de março de 2017

Economia Doméstica para turbinar seu Orçamento Doméstico

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Por: Cristiane Magalhães de Almeida

Economia doméstica para melhorar seu orçamento doméstico. Abaixo ao desperdício!

Orçamento doméstico

Crédito da imagem: freedigitalphotos.net

Economizar dinheiro não é apenas gastar menos do que se ganha e, sim encontrar soluções contra o desperdício. Considerando um controle de suas economias domésticas para obter um melhor rendimento de seu salário. Um bom controle do orçamento doméstico é prova de que as coisas estão se caminhando bem.

Abaixo ao desperdício de alimento, energia elétrica e água

Você já deve ter ouvido essa frase: “Vamos conter os gastos. Precisamos economizar para sair do vermelho”. Porém é muito mais fácil falar do que fazer o exercício: “o que posso cortar da lista do supermercado”. Seria, melhor ainda poder reaproveitar o que já tenho em casa.

Fazer uma receita gostosa com as sobras do dia anterior, que certamente iria para o lixo, é economizar duas vezes. Primeiro porque você deixa de comprar novos ingredientes para fazer uma nova refeição. Segundo porque deixa de jogar fora algo que já está pago.

  •  Não comprar novos ingredientes e sim utilizar o que já temos em estoque.
  •  Não ao desperdício de alimento. Nada vai para o lixo!
  •  Dicas de economia doméstica evitando desperdício de alimento.

Sabe aquela panelada de arroz que sobrou do domingo? Pode se transformar em arroz carreteiro ou em bolinhos de arroz frito. Agora, se você prefere sobremesa, temos o arroz doce, para não deixar ninguém insatisfeito. O que acha?

E aqueles pães velhos que ninguém quer comer? Pode se transformar em um delicioso pudim de pão. Ou mesmo, triturá-los no liquidificador e transformá-lo em farinha de rosca.

Existem outros milhares de sugestões de receitas como essas na internet. Assim como várias dicas de economia doméstica.

O tema não se restringe apenas ao setor alimentício. Podemos abordar também o tema da água por exemplo. Só que todos estão cansados de ouvir frases como: “Desligue a água enquanto: esteja escovando os dentes, se barbeando, esfregando a louça, lavando o carro, etc…”

Enfim, todos sabem que devemos evitar ao máximo o desperdício de água, mas então porque ainda relutamos em fazê-lo?

No caso da energia elétrica a situação não é diferente. Uma das dicas de economia doméstica que citei anteriormente era exatamente essa: “tire os plugs das tomadas antes de dormir, apague as luzes quando saírem do ambiente, abram a geladeira e peguem tudo que precisarem de uma só vez, etc… Leia aqui => economia consciente com sabedoria nos gastos.

Faça você mesmo:

  •   Lavar o carro.
  •  Maionese caseira / farinha de rosca.
  •   Exercícios físicos em casa ou ao ar livre, ao invés de pagar a mensalidade da academia.
  •  Serviços de jardinagem / limpeza da casa.

Uma das formas de economizar seu dinheiro é fazer você mesmo alguns produtos ou serviços que utiliza com certa frequência e que paga pelos mesmos. No caso de produtos, podemos citar a maionese caseira, por exemplo. É muito fácil e mais barato fazer uma porção de maionese e ainda por cima você saberá exatamente a qualidade dos produtos que utilizou na confecção da mesma. Pessoal, esse não é um blog de receitas, por isso não vou fazer um passo a passo dessa receita. Porém, fica claro que a economia doméstica é pequena em cifras mas de grande valia. Então por que não economizar um pouquinho e de quebra ainda poder ouvir elogios da família. Os maridos adoram elogiar!

Quando escrevi sobre economizar na mensalidade da academia, disse que seria interessante praticar exercícios físicos ao ar livre. Uma boa ideia por sinal, que inclusive pratico eu mesmo. Claro que para ficar bombadão, essa estratégia pode não ser a melhor. Mas, você não precisa necessariamente pagar a mensalidade de uma academia para exercitar o físico, mantendo a saúde equilibrada. Além disso, não estará correndo o risco comum de só frequentá-la quando tiver tempo e disposição. Que tal uma caminhada diária de uma horinha?

Voltando aos alimentos. Da mesma forma é possível substituir a tradicional farinha de rosca que compramos no mercado por pão velho ralado, ou batido no liquidificador. Minha esposa, aqui em casa, bate no liquidificador, mas minha mãe prefere ralá-lo.

Já no caso de serviços temos alguns exemplos como: jardinagem, limpeza da casa, do carro, da piscina, etc… Que tal economizar mais de R$ 20,00 semanais na limpeza do carro? e R$ 50,00 na faxina da casa?

Se transformarmos essas ações em algo prazeroso, poderemos economizar nos divertindo. Tudo em prol do orçamento doméstico. Afinal, quem aqui nunca brincou de jogar água uns aos outros enquanto lavava o carro? Além disso, poderá chamar os amigos pra tomarem uma cervejinha, ouvirem música e conversarem enquanto lavam o carro. Economia doméstica consciente. Pense nisso!

Ou mesmo, utilizar um domingo, sem nada importante pra fazer, e cortar a grama enquanto escuta música no seu fone de ouvido. Se preferir poderá baixar e escutar os áudio-textos sobre finanças do blog Finanças Forever. Áudio textos sobre finanças para baixar gratuitamente.

Conclusão

Pra você pensar: como melhorar seu orçamento doméstico?

Você verá que adotando essa postura, além de favorecer o seu bolso, deixará a sua consciência mais tranquila. Afinal, não é possível que não te doa nenhum pouco jogar comida fora sabendo que a fome ainda é um problema vergonhoso nas regiões mais pobres do nosso país e do mundo. Como sempre digo: pratique a frugalidade para obter uma prosperidade financeira consciente.

Se você transformar pequenas economias em grandes atitudes, conscientes financeiramente, agindo com prazer e fazendo bom uso de maneiras inteligentes de economia domésticas, ganhará não só em cifras mas também em qualidade de vida.

Portanto, em benefício do seu bolso e do planeta, vou ser redundante e nada original: não desperdicem água, energia elétrica ou comida. Ajudem o planeta! Siga me no Twitter e Curta a página do blog no Facebook: Depois, leia também, alguns outros textos que lhe possam interessar:

Para aqueles que desejarem se aprofundar mais no assunto, recomendo o curso do professor e doutor Elisson, “Mudança de hábitos financeiros“.

Colaboradora/Autora deste artigo:

CirstianeCristiane Magalhães de Almeida, bacharel em Jornalismo pela ESSEI de Curitiba/PR. Morei no exterior por 6 anos, sendo 3 na Espanha e mais 3 em Dublin. Dessa experiência surgiu meu primeiro eBook, intitulado Intercâmbio em Dublin contando minha história na Irlanda e com dicas úteis e práticas para os brasileiros que pretendem fazer intercâmbio.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
6 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *