20 de agosto de 2017

Dicas para otimizar o fluxo de caixa e tomar decisões importantes

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

planejamento-financeiro-de-2017-por-que-comecar-agora

O fluxo de caixa é um dos principais pilares para a gestão financeira e administração de qualquer negócio. Esse conceito é utilizado para acompanhar todas as movimentações de capital, organizar e monitorar as contas, além de proporcionar informações para a criação da base de dados de uma empresa.

Separamos neste post 5 dicas para te ajudar a otimizar o fluxo de caixa e tomar decisões estratégicas que permitam o aumento dos lucros. Confira!

Utilize um bom sistema de finanças

Para otimizar o fluxo de caixa é preciso conhecer todos os ativos e passivos que o seu negócio possui. Por isso, é fundamental escolher um bom software de gestão financeira para o seu negócio, que seja capaz de demonstrar este tipo de informação de forma clara e rápida.

Atualize e acompanhe seu fluxo de caixa diariamente

Para que se tenha total controle do fluxo de caixa é muito importante que esse seja atualizado e conferido constantemente. Caso você mantenha as informações do seu fluxo de caixa desatualizada você poderá ter surpresas indesejáveis, como atraso de contas e falta de dinheiro para pagar fornecedores. É importante estar atento e acompanhar as finanças do seu negócio com bastante atenção.

Controle todas as movimentações financeiras

Para se ter domínio sobre o caixa da empresa é necessário que se conheça todas as movimentações financeiras, independentemente do seu valor. Esse controle é feito por meio do acompanhamento de todas as entradas e saídas de capital do negócio. Dessa forma, você vai saber com exatidão qual é o valor disponível em caixa e assim tomar decisões importantes ou até mesmo fazer investimentos. Um erro muito comum é deixar de registrar pequenos valores e controlar valores em dinheiro do caixa, isto pode fazer muita diferença no final do mês.

Planeje a curto e a longo prazo

Depois de registrar todas as contas a serem recebidas e pagas, é preciso organizar a empresa. O planejamento, quando feito corretamente, pode influenciar bastante a performance de um negócio não apenas no longo prazo, mas também em um curto período de tempo.

Conhecendo todos os dados e informações, é possível ter maior controle sobre o fluxo de caixa e o momento enfrentado pelo negócio. Lembrando sempre que o planejamento para longo prazo carece de maiores estudos, pois as decisões quando tomadas de forma errada podem impactar bastante o caixa de uma empresa.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *