26 de junho de 2019

Dicas para contratar o seguro auto

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Você juntou dinheiro, pesquisou e finalmente comprou um carro novo. O seu esforço e trabalho serão materializados nesse veículo, portanto, para evitar complicações e cobrir os riscos que ele estará exposto (por exemplo incêndios, roubo, furto, colisões, danos corporais e materiais causados a terceiros) é melhor contratar um seguro auto. Ele cobrirá os danos sofridos pelo carro, deixando você mais tranquilo em relação ao veículo e ao seu bolso.

Seguro veicular

Porém, escolher o seguro auto não é uma tarefa simples. Veja algumas dicas da Bidu Corretora para fazer a melhor escolha:

Pesquise:

O preço do seguro pode variar de seguradora para seguradora, portanto você deve pesquisar bastante antes de fechar negócio.

Na Bidu, que é uma corretora de seguros online, você pode fazer uma cotação de seguro auto em até 8 das maiores seguradoras do Brasil. Após preencher seus dados, a cotação sai em 30 segundos (rapidinho mesmo). É uma boa maneira de economizar um dinheirinho.

Informe-se sobre a seguradora:

É importante conhecer a seguradora que você irá contratar.

Pesquise a reputação, o tempo em que atua no mercado e se ela costuma responder as reclamações que lhe são feitas. Um bom site para fazer essa pesquisa é o Reclame Aqui.

Não minta:

Se você acha que, para diminuir o preço do seguro, mentir ou omitir informações na hora da cotação é uma boa ideia, você está enganado.

Falar que o principal condutor é uma mulher (quando é um homem), omitir condutores adicionais ou falar que o carro passa a noite em garagem fechada (quando na verdade fica a noite toda na rua), por exemplo, pode diminuir o preço do seu seguro auto.

Mas, quando descoberto pela seguradora (e ela descobre!), você perderá o direito ao seguro em caso de sinistro, além de poder sofrer sanções da seguradora. Portanto, passe todos os seus dados corretamente e seja sincero com a seguradora.

Veja com atenção o valor da franquia:

Lembre-se que você terá de arcar com todas as despesas que custem menos que o valor da franquia.

Você sabe o que é franquia e para que ela serve? Franquia é o valor que o segurado tem que arcar no conserto dos seus próprios acidentes. Caso você tenha uma franquia de 1000 reais, você é responsável por consertos no seu carro até esse valor – o seguro fica responsável por tudo que ficar mais caro.

A franquia tem duas funções: primeiro, ela é uma espécie de garantia de que o segurado não trate seu carro de forma perigosa, tanto na direção quanto na hora de estacionar, por exemplo. Segundo, é um limite mínimo para o pagamento do seguro. É importante lembrar que o seguro tem sempre como finalidade proteger contra perdas grandes de patrimônio e não para qualquer batida pequena.

Portanto, analise o perfil de risco dos condutores do carro e o quanto você vai poder pagar em caso de sinistros. Analise também a frequência com que o carro será utilizado: quanto mais utilizado ele for, maior o risco de acidentes.

Contrate um seguro que seja de acordo com suas necessidades

Se você vai usar pouco o carro, não é conselhável contratar um seguro com coberturas e serviços adicionais.

Mas se você vai utilizá-lo todos os dias para trabalhar,  andar grandes distâncias e não tem alternativas de transporte público, é recomendável uma cobertura mais ampla, com um carro reserva por mais dias. O seguro deve ser moldado de acordo com o seu perfil, então se atente a isso para não contratar serviços a mais (ou a menos).

Tire todas suas dúvidas:

Leia muito bem o contrato antes de assiná-lo. Se não entender alguma coisa, você terá a ajuda do seu corretor, então pergunte até ficar claro. Assim você evita sustos após concordar com algo que nem compreendeu anteriormente.

Essas dicas irão te ajudar a contratar o seguro auto que mais se encaixe com o seu perfil economizando um dinheiro ao comparar os preços.

Mas lembre-se: às vezes, o barato sai caro, por isso tudo deve ser avaliado, desde o preço até os serviços oferecidos pelo seguro.

 

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *