19 de maio de 2019

Dicas para aprender a organizar suas finanças

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Aprender a fazer um controle financeiro é essencial para ter segurança e garantir um futuro tranquilo. Sabendo exatamente quanto você ganha, quanto você gasta e, principalmente, como você administra seu dinheiro, é possível planejar todo seu orçamento para manter suas finanças equilibradas. Para deixar a saúde do seu bolso tranquila e afastar o risco de se endividar, confira abaixo nossas dicas de como organizar suas finanças pessoais!

dicas-para-aprender-organizar-suas-financas

 

Descubra qual é sua renda mensal exata

Antes de tudo, encontre qual é o valor exato que você tem disponível por mês. Não se deve considerar aqui o que se recebe de salário bruto, mas sim o quanto realmente é depositado em conta, após os vários descontos como impostos, prestações, taxas, entre outros. Considere também as rendas extras que você possa receber regularmente.

Liste todos os seus gastos

Para organizar suas finanças pessoais também é necessário descrever todos os gastos que você terá mensalmente. Comece listando despesas com necessidades básicas (alimentação e higiene), seguido de contas a pagar, saídas, compras, mensalidades, entre outros. Some tudo e guarde esse número.

Descubra se é possível cortar alguma despesa

Se o valor do que você ganha é menor ou próximo dos seus gastos, analise onde é possível fazer cortes. Defina qual despesa é prioridade em sua vida: gastos com lazer, por exemplo, são passíveis de serem diminuídos e substituídos por atividades gratuitas ou mais baratas. O foco aqui é manter apenas aquilo que não é supérfluo: despesas essenciais, como moradia, saúde e alimentação devem ser priorizadas no orçamento. No nosso post 10 gastos desnecessários que você deveria evitar você encontra dicas como se livrar de despesas que não precisa.

Evite dívidas e se desfaça delas

Coloque todas as contas a pagar que você possui em um papel e defina um prazo para quitá-las. Se esforce para ficar livre de suas dívidas o mais rápido possível para não se complicar financeiramente com os juros. Se estiver com o orçamento apertado, procure o banco e renegocie suas dívidas. Evite contrair empréstimos caros como cheque especial e cartão de crédito a qualquer custo. Dê preferência para compras à vista e se precisar comprar com cartão, use-o com sabedoria: cheque o saldo disponível a cada 10 dias e quando chegar a fatura, pague-a integralmente.

Esteja preparado para os gastos extras

Ter uma reserva financeira disponível é importantíssimo para não ser pego de surpresa. O recomendado é poupar pelo 5% daquilo que você ganha mensalmente para um formar um fundo de reserva. Esse dinheiro servirá para cobrir gastos como problemas de saúde ou despesas num período de desemprego, por exemplo.

Organize suas finanças, poupando e investindo

Para você organizar suas finanças de uma forma melhor é preciso que você poupe de forma consistente. Proponha um valor fixo que você guardará todo mês, de acordo com seu orçamento. Se possível, tenha em mente um valor que seja em torno de 20% a 30% de sua renda mensal — para saber melhor como definir esse valor confira o post “quanto devo economizar do meu salário?”. Após acumular uma poupança, uma boa opção é pensar no longo prazo e aplicar essa quantia em alguns investimentos. Escolha algum de acordo com seu perfil e assuma o compromisso de fazer aplicações regularmente.

Use um aplicativo de controle financeiro

A ajuda de um sistema de controle financeiro pode ser muito útil na missão de organizar suas finanças. Eles ajudam a mostrar mais claramente quais são suas receitas e despesas, demostrando quais são seus maiores gastos e auxiliando no planejamento dos seus orçamentos mensais. Uma das melhores opções disponíveis do tipo é a plataforma MeuDinheiro, que você consegue experimentar gratuitamente clicando aqui.

Grande abraço e até a próxima.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *