Dicas fundamentais para entrevista de emprego

Dicas fundamentais para entrevista de emprego

Entrevistas de emprego normalmente deixam as pessoas nervosas e ansiosas - e não é para menos. Essa etapa é essencial para que o candidato consiga ser contratado para a tão sonhada vaga de emprego e um simples erro pode jogar tudo por água abaixo dando a vaga para outra pessoa.

Pensando nisso, resolvemos fazer o post de hoje com algumas dicas para que você se saia bem, dando o melhor de si na sua** entrevista de emprego! **

Cuidado com os horários

Sabemos que atrasar em entrevistas de emprego é o primeiro dos grandes erros que se pode cometer. Imagine o que o empregador irá pensar de um funcionário que, antes mesmo de ser contratado já anda se atrasando. Da mesma maneira, chegar muito cedo também não é a melhor alternativa, afinal você pode acabar passando a imagem de ansioso demais.

Sendo assim, o ideal é chegar no local da entrevista cerca de 10 minutos antes do horário marcado. Esse tempo te mostra como uma pessoa pontual e ainda te dá um intervalo para tomar uma água ou coisa do tipo. Para não atrasar, procure calcular o tempo que você gastará até a empresa, sempre levando em consideração um tempo extra para possíveis imprevistos.

Conheça o seu currículo

Você pode ter achado esse tópico estranho, afinal, que pessoa não conheceria o seu próprio currículo, não é mesmo? Entretanto, vale dizer que muitas pessoas saem colocando tudo o que vem na cabeça no currículo, mas essa está longe de ser a postura correta. Colocar experiências que não se tem ou que não se pode comprovar pode acabar te colocando em maus lençóis, afinal, o recrutador te questionará sobre esses dados e, se você não souber responder algum deles, passará a imagem de falta de confiança.

É importante que você jamais acrescente alguma experiência ou qualificação que você não tenha e cite em seu  currículo apenas aquilo que realmente for útil para a vaga em questão. Currículos muito longos e que não dizem nada não tem nada a ganhar quando comparados a currículos breves, porém sucintos e verdadeiros. Pense nisso!

Mostre seu diferencial

Toda empresa está a procura de profissionais que sejam capazes de gerar resultados e resolver problemas. Durante uma entrevista seja capaz de mostrar quais são seus diferenciais e como o seu trabalho pode colaborar para uma mudança positiva nos resultados da empresa. Se possível dê exemplos de ações que você já realizou e quais foram os seus impactos. Se você convence seu empregador que é capaz de atender suas demandas e participar de forma efetiva de resolução de seus problemas, suas chances de ser contratado serão muito maiores.

Cuidado com a roupa

Sabe aquele ditado popular que diz que a primeira impressão é a que fica? Ele é mais do que verdadeiro quando o assunto é entrevistas de emprego. Sendo assim, pense: como é o perfil da empresa em que você concorrendo a uma vaga? É preciso usar roupas sociais? A empresa é mais descolada e permite roupas de estilo? Isso deve ser analisado previamente para que você compareça à entrevista devidamente vestido.

Entretanto, no caso de dúvidas tenha sempre em mente que o melhor visual é aquele mais clean e discreto. Nada de roupas decotadas, barba por fazer, maquiagem exagerada e perfume em excesso. Procure usar roupas claras e passe um visual de limpeza, com unhas bem feitas e cabelos limpos.

Cuidado com as redes sociais

É pratica comum na maioria das empresas, dar uma espiadinha na sua rede social antes de realizar sua contratação. Saiba que uma simples foto ou postagem, pode acabar interferindo de forma negativa na sua avaliação profissional. Utilize as opções de privacidade da sua rede social para evitar que todos tenham acesso a um álbum de fotos que só deveria estar disponível para pessoas com quem você possui maior intimidade.

Se você participa de grupos ou comunidades preconceituosos, ou que fazem apologia a drogas ou qualquer tipo de  violência, saiba que isto será sim considerado a seu desfavor.

Tenha em mente seus objetivos

Se você não sabe quais são seus objetivos atuais e a médio e longo prazo, você faz parte do grupo de pessoas que ainda não se encontrou profissionalmente e que sempre levará uma enorme desvantagem em relação aos seus concorrentes. Ter em mente seus planos e objetivos profissionais são fundamentais não só para a conquista de uma nova vaga de emprego mas também para alcançar o sucesso em sua carreira profissional.

Conheça melhor seu contratante

Obter um pouco mais de conhecimento sobre o histórico da empresa, seus produtos e serviços e sua forma de atuação no mercado, podem sim ser um grande diferencial. Um pouco de conhecimento pode ser o suficiente para melhorar e muito suas respostas durante uma entrevista de emprego.

Cuidado para não exagerar

Você deve mostrar empolgação e desejo de conseguir a vaga, mas é muito importante cuidar para não exagerar. Saiba o momento certo de falar, responda as perguntas da forma mais clara possível e evite falar só de você. Dê espaço para o recrutador falar e, claro, fale quando ele der abertura. Sente-se em uma postura confortável, sem parecer rígido demais ou desleixado. Olhe nos olhos do entrevistador e evite mexer muito com as mãos, já que isso pode transmitir ansiedade demais!

Essas dicas podem parecer simples, mas vão fazer uma grande diferença na sua entrevista de emprego!

Grande abraço e sucesso!

5 sites para conseguir um emprego