20 de julho de 2017

Dicas de economia domésticas caseiras

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Bom, este pode ser considerado mais um post conscequência dos pensamentos que comentei com vocês leitores sobre as condutas perante o dinheiro e para se ter sucesso na vida financeira. Na serie de economia consciente. E escrevi um exemplo básico de controle financeiro mensal.


Citarei algumas ações pessoais nas quais levo uma vida simples, praticando a frugalidade e que me servem de muito para ajudar a economizar meu difícil e suado dinheiro que tenho. Além disso, indico 5 planilhas financeiras gratuitas no Excel pra você baixar.


São elas: (as dicas)

1  1º - Em apenas três (3) minutos eu faço um giro pela casa onde moro e tiro todos os plugs das tomadas. Tudo fora das tomadas economizando energia elétrica enquanto estou dormindo. Inclusive o da TV. Já que não durmo com a TV ligada, pois isso sim seria um desperdício de energia elétrica. É imprescindível economizar energia elétrica nos dias de hoje. As dicas de economia domésticas são para serem seguidas a risca, só assim você poderá ter uma pequena economia no final do mês, porém uma enorme diferença em seu orçamento financeiro no final do ano.


Os aparelhos eletrônicos que possuem a luz vermelha de “stand by” é uma verdadeira pegadinha. Segundo um artigo da Agência de Energia de Seixal [1], o consumo em stand-by representa de 5-10% do consumo nas residências Européias. Pense bem , se a pequena luz vermelha em seu aparelho de TV ou rádio esta acesa é porque esta gastando energia, e sua próxima conta da companhia de energia elétrica pode vir com um valor mais baixo se esta mesma luz estiver apagada.

Nunca deixe as tomadas com sobre carga.

2  2º - Cortar seu próprio cabelo. Em casa. Já sei que é muito difícil cortar seu próprio cabelo, mas você pode pedir para um parente próximo (esposa, pai, mãe, até mesmo seu filho) ou amigo, para que corte pra você. E você cortar o dele. Bom, neste caso tem um pequeno investimento, pois não se corta o cabelo de alguém com uma tesoura qualquer. Em meu caso em particular, fiz dois (2) investimentos. Comprei uma máquina de cortar cabelo, e uma tesoura. Minha querida esposa faz o trabalho braçal. Mão de obra “free”.

Kit caseiro para corte de cabelo.


3  3º - Quando vou ao supermercado sempre levo uma lista pré-preparada com as coisas que necessito devidamente anotadas nela. Comer alguma coisa antes de ir ao supermercado, também pode ser uma dica boa, confesso que não pratico muito essa idéia. Mas com fome você pode querem comprar aquilo que não esta em sua “listinha”.

4  
4º - Nunca compro produtos “Premium”, que é uma das coisas que esta na moda no Brasil. A palavra “Premium” que vem estampada na embalagem dos produtos pode ser uma enganação. Na verdade o produto é o mesmo e o preço “Premium”. O que vale mesmo é você olhar a data de validade e a tabela de informação de nutrição. Assim saberá se esta comprando um produto considerado de boa qualidade.

    Em suma, estas são apenas algumas e poucas dicas, das quais são eficiente para mim, não significa que pra você, meu amigo leitor, elas sejam efetivas . Seja criativo, cria seus próprias maneiras de gasto consciente e nos avise, não se esqueça, comparte suas idéias conosco. Seja por email, ou nas redes sociais, microblog, ou ainda criando seu próprio blog. Aqui ficaram algumas dicas básicas, porém vale ler as dicas básicas de controle financeiro mensal.

     Conto com a participação de todos.

    Um forte abraço a todos, tenham uma ótima semana, e até aproxima.


  [1]http://www.cm-seixal.pt/ameseixal/municipe/utilizacaoRacionalEnergia/Documentos/Standby.pdf
coletado em 23/Fe/2011 as 18h50 (GMT+3:00) . Veja outros artigos referenciados no Google http://goo.gl/nh0uQ
Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
6 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *