20 de julho de 2017

Dicas de economia doméstica para aproveitar melhor o verão

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Economia doméstica para o seu dia a dia. Verão com certeza de manter as finanças em dia nesse verão.

Tenho falado bastante sobre dívidas e a psicologia da classe média. Então, sugiram algumas dúvidas. Voltando ao básico. O pessoal quer dicas práticas de como economizar no verão que está logo ai na esquina. Afinal, faz tempo que não escrevo sobre dicas de economia doméstica.

Créditos da imagem: freedigitalphotos.net


Abaixo selecionei as melhores dicas de economia doméstica que podem ser utilizadas não só no verão, mas todo o ano. Porém, algumas são mais práticas nesse período do ano, pois se utiliza o fator do horário de verão.

Dicas de economia com energia elétrica

Aproveite o verão economizando na energia. Nada de banho quente, o ideal é a água estar morna.

Abra as janelas, durante o dia e a noite (cuidado com os ladrões..rsrs). Ventilação e iluminação natural são tudo de bom e poderá sentir o frescor do restinho da primavera. Além de, economizar com a energia elétrica com o ventilador ligado.

Economize água pensando na conta de luz. Assim o sistema de bombeamento da sua casa e do abastecimento dela, acionarão menos os motores de bombeamento de água, economizando energia elétrica automaticamente.

Evite o uso do ventilador e do ar condicionado pelas manhãs e de madrugada, que são as horas mais frescas do dia e da noite.

Tente mudar a sua rotina noturna. Aproveite o horário de verão. Durma mais tarde e acorde mais cedo. Faça a maior parte do trabalho/estudo durante o dia. Assim, você economizará até 25% da energia elétrica diária necessária às suas necessidades. Dicasrápidas para economizar energia, fonte: UFSCAR.

Dicas de economia com água

A água potável já está escassa no mundo. O seu uso indiscriminado para serviços banais como lavar calçadas e carros está acabando vertiginosamente com este recurso. Em contra-partida, cada um de nós obrigatoriamente devemos economizar cada gota para prorrogar o colapso.

Junte os pratos para poder lavar. Assim, ensaboe-os e enxágüe-os de uma vez. Esta simples dica economiza, em média, até 30% da água destinada a esse trabalho.

Cuidado com o tempo no banho. Não tome banhos demorados. Uma das dicas é para fechar o chuveiro enquanto se ensaboa ou passa xampu, o que já é suficientemente saudável, porém, poucos utilizam dessa sugestão. Confesso que eu mesmo não a utilizo.

Toda água destinada para abastecer todo o município é dita como “boa” para o consumo humano. Os de mais idade lembram que até poucos anos atrás nós bebíamos dela. Se você a bebia, por que aderir à moda das águas minerais? Se quer sentir-se seguro, compre um bom filtro de água. Será ótimo para o meio-ambiente. A água mineral pode ter menos procedência que a da sua torneira, além de contribuir para a escassez dos rios subterrâneos, tornando um processo irreversível. A natureza agradece. Leia aqui mais sobre Água potável….. Água limpa e fresca é o que todos nós precisamos.

Conclusão

O grande problema é que a população brasileira pensar que está ilesa do problema da falta de recursos naturais. Temos a cultura de esbanjar. Desperdício de alimento é normal nessa época do ano. Dilapidar água e energia elétrica também, já que no verão há necessidade de utilizar a piscina mais vezes que no resto do ano. E isso consome muita água e energia. Além de, investir dinheiro no trabalho do piscineiro, jardineiro, entregas e até lavando o carro.

Às vezes, o ideal será diluir os gastos utilizando a piscina de um clube, além de todas suas dependências, compartilhando o mesmo espaço e diluindo os gastos.

Por que as pessoas gostam de mostrar, umas as outras, que está melhor que o vizinho? Talvez, para se sentir realizado. Mas, será essa mesmo a essência da riqueza. Creio que poupar e ser feliz é o mais importante.

Para ser feliz, basta cumprir as metas de viver com o que se tem, ou menos. Substancialmente, a viva é curta e árdua. No íntimo, sabemos que podemos ser 1% melhor a cada dia. E essa é minha meta, para alcançar meus objetivos.

E vocês? Estão felizes com o que tem, ou podem melhorar em algo? Me diga como e onde? Será que eu posso lhes ajudar?

Abração pessoal. Aproveitem o verão com moderação.

Siga me no Twitter =>


Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *