26 de julho de 2017

Dicas de economia doméstica comprando produtos usados

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
Economize comprando produtos utilizados (de 2ª mão) anteriormente por outro consumidor.
Existem diversas maneiras de tornar-se rico ou pobre financeiramente. Você poderia ficar rico economizando um bocado de dinheiro, ou trabalhando mais horas para então receber um salário mais recheado no final do mês.
Também existem vários diferentes tipos de riquezas, você pode ser pobre financeiramente, porém ser rico culturalmente, rico na aparência, rico de saúde etc.

Crédito da imagem: freedigitalphotos.net

No entanto os leitores deste blog estão buscando e me perguntando sobre dicas de economizar um dinheirinho no final do mês. Recebi um e-mail de uma leitora onde ela diz: “oi Everton, sou novata em matéria de economia, porém estamos fazendo uma casa na chácara e tenho que apreender na marra economizar; caso contrario não terminaremos a obra. Me ajude com dicas por favor, tenho dois filhos um de 9 e outra de 2 anos eles gasta mais do que a casa toda…socorrooooo.Atenciosamente, Lenice.”

Eu não possuo a fórmula ou receita mágica, mas vou tentar passar a vocês, através de minhas experiências, tudo aquilo que eu prático e tento fazer diariamente com meu dinheiro. Uma importante tarefa é a execução de diversas estratégias de economia consciente juntas. Uma delas é a economia doméstica, outra é a de comprar artesanatos, cortar seu próprio cabelo em casa ou ainda utilizar o transporte público.

Outra importante maneira de economizar, e que eu e minha família utilizamos sempre que possível, é comprando algumas coisas e/ouprodutos usados. O ponto crítico aqui é saber escolher, para não comprar algo que não funcione direito, já que estes produtos não possuem garantia. Eu particularmente gosto da idéia. Aprendi a visitar os bazares e lojas de móveis usados à alguns anos.

Incentivado por minha própria família já que um dos tios possui umponto de venda de móveis usados. Um exemplo: se você estiver precisandode um botijão de gás extra. Qual o problema em comprá-lo neste tipo deestabelecimento? Já que todos que rodam pela cidade são usados.

O leitor eletrônico que possuo, kindle 2, foi comprado usado. O antigo proprietário ainda possuía a caixa e os devidos manuais. Basta procurar e pesquisar, assim como em qualquer compra. A prática de fazer pesquisas é importante não só para escolher o menor preço, mas também para poder comparar a qualidade de cada produto.

Em Curitiba, mais precisamente no bairro do Pinheirinho, há um comércio demateriais de construção neste modelo. Já o visitei algumas vezes e oproprietário/comerciante sempre te oferece um desconto extra se vocêcomprar algo mais, em vez de três portas ou janelas levar também umabanheira para o banheiro, por exemplo.

Outro exemplo: construiu uma churrasqueira nova! Qual o problemaem comprar uma pia usada? Ou um pequeno armário para colocar as “ferramentas do churrasco”, o saco de carvão etc. Instalando-os ao lado da tal churrasqueiralinda maravilhosa lá no puxadinho.

Há também em Curitiba, um super hiper bazar de roupas infantis. O interessante neste estabelecimento é que as roupas de bebes entre 0 e 6 meses são novas e não usadas, incluso com etiquetas. Há descontos imperdíveis, alguns com até 75% de desconto. Incrível !! Lá também se vendem banheiras infantis, carrinho de bebes, brinquedos etc.

Sem contar com os sebos, tanto on-line como físico, onde podemos comprar livros, apostilas, CDs e DVDs.

Pois é pessoal, o planejamento financeiro vai além de ficar anotandotudo que se gasta e recebe. Podemos perfeitamente somar estas estratégias de economia doméstica juntamente com o controle financeiro diário e buscarmos uma saída para nossas receitas. Planejar pode significar um controle em seus gastos com sabedoria, como comenteiaqui neste post anteriormente “sabedoria nos gastos”.

Procure alternativas, faça um plano de recuperação de renda e procureanalisar com carinho o seu futuro planejamento de aquisição de bens.

Alguns estão sempre esperando uma “fórmula mágica” de economizar dinheiro, pois todos já sabemos que o grande segredo da economia doméstica é gastar menos do que se ganha. Sobrando um dinheirinho no final do mês para então investi-lo. Porém alguns estão procurando encontrar algo que ainda não existe, que poderia assim ajudá-los a conseguirem ganhar a vida de uma maneira mais fácil e rápida.

Tentarei sempre ajudá-los de uma maneira diferente, dando dicas de como obter sabedoria nos gastos, e dicas de economia consciente, conforme citados nestes dois textos anteriormente. O segundo foi onde forneci dicas de economizar energia elétrica e cortes de cabelo.

Hoje falei sobre as compras de produtos usados. Vale lembrar que a utilização desta estratégia de economia depende muito do usuário e da qualidade do produto. Eu a utilizo sempre que possível, não posso dizer que estou comprando tudo, exatamente tudo nestes estabelecimentos de usados, no entanto eu sei comparar os preços, assim economizo alguns trocados. Recomendo a leitura do resumo do livro Como Investir Dinheiro de Rafael Seabra.

Fica a dica.

Imagem: Origem

Artigo original do Finanças Forever

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
16 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *