19 de agosto de 2018

15 Dicas para criar seu negócio na internet

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Aprenda como criar seu próprio negócio de sucesso na internet.

Este post é dedicado a todos os amigos e leitores que estão abrindo ou que pretendem abrir seu próprio negócio pela internet. Espero que vocês consigam alcançar todo o sucesso e retorno financeiro que desejam.

Fiz uma lista dos itens mais importantes e que devem ser levados em consideração na maioria dos negócios que dependem da internet como principal meio para captação de clientes. Mesmo que o seu negócio não dependa exclusivamente da internet, saiba que você também pode obter excelentes resultados com cada uma das dicas a seguir.

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Primeiramente gostaria de destacar que todo conteúdo deste artigo foi desenvolvido como forma de auxiliar um novo parceiro, então saiba que este não é apenas mais um artigo e sim “O Artigo”. Provavelmente você gastaria bastante tempo e dinheiro em consultorias e cursos para alcançar os mesmos conhecimentos que irei repassar aqui. Todas as dicas e sugestões são baseadas em conhecimento técnico e experiência adquirida ao longo de todos estes anos que venho trabalhando com negócios na internet.

Existem vários sites, profissionais e cursos que vendem este mesmo conhecimento como formula milagrosa e que cobram muito caro por isto. É certo que se você fizer uma boa busca, irá encontrar excelentes profissionais e cursos sobre este assunto, mas tenha certeza que também irá se deparar com cursos e profissionais, que na minha opinião, prometem muito mais do que podem cumprir. Depois de ler o conteúdo deste artigo, espero que fique mais fácil para você, identificar estas armadilhas milagrosas, que muitas vezes se resumem em uma das simples dicas que mencionarei abaixo. Uma boa forma de evitar estas armadilhas é ficar atento às pessoas que vendem este tipo de conteúdo, mas que estão mais preocupadas em exibir suas conquistas financeiras, como viagens, carros e hotéis de luxo, do que falar do próprio curso ou trabalho que desenvolvem. Eu não recomendo nenhum tipo de curso ou profissional que trabalha desta forma.

Um dos profissionais que tem grande conhecimento nesta área e que possui vários cursos com dicas iguais a que vou falar é o Conrado Adolfo. Inclusive já aprendi muita coisa vendo alguns videos gratuitos que ele fez. Um excelente profissional na área de marketing e negócios, por este motivo irei deixar aqui o link do site dele. http://www.conrado.com.br
Se eu acho que você precisa adquirir algum curso dele? Talvez não, já estou dando um boa resumida em muitas dicas que ele dá, mas como acabei de falar, uma resumida, afinal de contas ele é um grande profissional e possui vários cursos detalhados em diversas áreas. Se você tem dificuldade para aprender sozinho, possui pouca experiência e pretende adquirir algum curso ou treinamento sobre este assunto, este é sim um profissional que indicaria. Eu nunca adquiri nenhum tipo de treinamento dele, mas até onde tenho conhecimento, parece ser um excelente profissional. Acho válido pelo menos ver alguns vídeos gratuitos que ele disponibiliza na internet, depois é claro de ter lido atentamente cada uma das dicas deste artigo.

Antes de mais nada, gostaria fazer uma breve introdução em alguns tópicos, com informações importantes, que talvez vocês ainda não tenham conhecimento e que serão fundamentais para o sucesso e manutenção do seu novo negócio na internet.

Conhecimento sobre o seu negócio:

Antes de criar seu site ou contratar alguém para fazer toda parte técnica, é fundamental definir muito bem qual é o seu produto ou serviço, para quem você quer vender, quem está disposto a comprar, quanto pagariam e porque pagariam. Parece simples, mas grandes empresas investem verdadeiras fortunas, só para descobrirem estas informações. Se você ainda não sabe a resposta para todas estas perguntas eu recomendaria que você estudasse um pouco mais sobre o seu negócio antes de começar a colocá-lo em prática.

Conversões em vendas:

Um dado importante é que em média, somente algo em torno de 1% a 3% dos visitantes do seu site vão virar clientes. Este é um dado geral que vale inclusive para grandes sites e de grandes marcas. A maioria dos sites trabalham com uma taxa de conversão bem próxima disto. Agora pense bem, se grandes empresas que estão a anos no mercado e já tem uma excelente credibilidade, possuem esta taxa de conversão, imagine que o caminho não será nada fácil para você e aqueles que estão começando um novo negócio na internet.

Marketing na internet:

Fazer uma campanha de marketing pela internet já é algo caro, ainda não tanto quanto outras mídias, mas tenha certeza que a tendência é que isto se torne cada vez mais caro.

O ideal em qualquer campanha de marketing é obter um retorno maior que o investimento realizado, porém, está cada vez mais difícil conseguir encontrar canais de divulgação rentáveis, por isto é fundamental trabalhar para obter o maior número de conversões possíveis de visitantes do seu site em clientes. Saiba que é muito importante manter seu site sempre com bom conteúdo, para que você atraia visitantes de forma gratuita, sem precisar depender de investimentos em marketing para manter seu negócio vivo. Um bom conteúdo fará com que você fique bem colocado nos resultados da busca do Google e consiga gerar tráfego de forma gratuita para o seu site.

Depois de ler as dicas abaixo, tenho certeza que você terá uma visão muito melhor sobre tudo que será preciso fazer para criar e manter um negócio de sucesso na internet. Perceba que você irá conseguir entender de forma clara, quais são os verdadeiros objetivos das ferramentas e conteúdos dispostos em um site.

Vamos as dicas:

1-Estar preparado para receber seus clientes:

Importante ressaltar que se o seu site não estiver preparado para captar seus clientes, mesmo que você tenha muito dinheiro para investir em marketing, toda divulgação será um fracasso. Não adianta ter milhares de visitas em um site onde os visitantes não encontrem de forma extremamente fácil aquilo que procuram. Se um cliente entra no seu site e não encontra aquilo que procura, ele acaba procurando em outro site. Lembre-se, é sempre mais fácil realizar uma nova busca no Google do que ficar procurando por algo que você nem sabe se está disponível naquele site. Existem centenas de casos de negócios que se tornaram altamente conhecidos, mas que acabaram indo a falência porque simplesmente não eram bons o suficiente para oferecer aquilo que seus visitantes procuravam.

 2-Aparência do site é fundamental:

Tenha um site com uma boa aparência. Se possível contrate um profissional para desenvolver um layout limpo e agradável, mas que apresente todo conteúdo e recursos dispostos da maneira que você precisa. Não adianta ter um site bonito que não cumpra sua proposta.

A logomarca é principal forma de identificação visual de qualquer negócio na internet, uma logomarca bonita e moderna pode fazer com que o visitante do seu site veja seu negócio com outros olhos, por isto, contrate um bom profissional para desenvolve-la.

3- Obtenha o email do seu visitante:

Capture o email dos seus visitantes afim de estabelecer um relacionamento de confiança, visando a venda de seus produtos ou serviços. Ofereça algo em troca, como um mini curso ou um manual, para todos os visitantes que se cadastrarem. Não esqueça de deixar o formulário de captura de dados o mais destacado possível no seu site, pois ele será seu principal aliado na hora de realizar suas vendas. Um exemplo claro de layout que valoriza este item é o site do Professor Elisson, http://profelisson.com.br/ que vende cursos e ebooks sobre finanças. O formulário de captura deve ser o mais simples possível, contendo nome e email no máximo. Em casos muitos específicos o telefone. Neste item podemos começar a destacar os milagres oferecidos em cursos na internet. Como triplicar o número de usuários que preenchem o formulário de cadastro do seu site e por consequência o total de vendas realizadas? Simples, se você tem 10 campos no seu formulário, coloque 1 ou 2. Faz uma diferença absurda? Faz, mas pelo menos para mim isto não é nenhuma forma milagrosa.

4- Crie um relacionamento com seus possíveis clientes:

Estabeleça um relacionamento com os usuários cadastrados na sua lista de email, enviando mensagens com dicas interessantes que você criou. Além de estabelecer uma relação de confiança, isto gera tráfego gratuito e de qualidade para o seu site.

5- Utilize botões de compartilhamento de conteúdo em redes sociais:

Se você paga para obter curtidas e divulgações em redes sociais, sabe que isto não é barato, mas que é um ponto de grande importância. Então, deixe destacado também, se possível no topo do seu site, um botão para curtir ou compartilhar sua página no Facebook, por exemplo. Se você pode obter curtidas e compartilhamentos de forma gratuita, não desperdice esta chance.

6- Esteja bem posicionado no Google:

Atualize seu site com bons conteúdos. O Google tende a listar os melhores conteúdos nas primeiras páginas dos resultados de suas buscas.

Ficar bem posicionado na busca do Google fará com que você tenha visitas de forma gratuita para o seu site. Saiba que quanto melhor o conteúdo do seu site, quanto maior o número de compartilhamentos nas redes sociais e quanto maior o número de blogs e sites de boa qualidade fizerem referência ao seu site, melhor será sua colocação nos resultados das buscas do Google. Para saber mais sobre como melhorar sua posição nos resultados das buscas do Google, estude um pouco sobre SEO.

7-Tenha um site objetivo e eficiente:

Quanto mais detalhados, mais claros e objetivos forem os conteúdos do seu site, maiores serão as chances de um visitante encontrar aquilo que estava procurando. Se você está vendendo um curso, escreva um bom texto, grave um bom video, dando o maior número de detalhes possível do seu negócio, exponha isto de forma clara, fácil e intuitiva.

Não se esqueça de dar motivos para que as pessoas adquiram o seu produto ou serviço. Deixe claro quais são seus diferenciais. Quanto menos dúvidas seus visitantes tiverem, maiores serão as chances de você realizar uma venda. Colocar depoimentos verdadeiros de seus clientes também ajuda bastante a aumentar a confiança do seu visitante.

8-Desperte o interesse dos seus visitantes:

A venda é sempre a última coisa a ser feita. O principal é fazer com que os visitantes saibam o que você está vendendo e que se interessem por isto.

9- Seja o mais transparente possível para seu visitante:

Ainda existe um grande número de pessoas que resistem em realizar qualquer tipo de operação pela internet. Apesar desta barreira estar sendo quebrada a cada dia que passa, quanto mais confiança você conseguir passar ao visitante, maiores serão as chances dele vir a realizar qualquer tipo de negócio com você.

10- Escolha bem a tecnologia utilizada em seu site:

Tecnicamente eu recomendaria criar seu site utilizando WordPress, pois ele possui inúmeras ferramentas já prontas, milhares de usuários e tutoriais pela internet. Vários plugins prontos farão com que você não perca tempo estudando detalhes importantes de SEO, para que seu site fique bem colocado nas buscas do Google. Se um dia precisar crescer e novas tecnologias surgirem, será muito mais fácil se atualizar, visto que existem milhares de pessoas que sempre disponibilizam estas melhorias de forma gratuita para uma plataforma como o WordPress.

11- Utilize layout responsivo:

Um layout responsivo permite que seu site seja visualizado da melhor forma possível independente da resolução da tela do aparelho do seu visitante. A partir deste mês, sites que tenham layout adaptado para celulares e tablets ficarão melhor posicionados nos resultados da busca do Google. Se você já utiliza Wordpress e deseja se adequar a esta nova realidade, basta atualizar o Tema do seu site para um Tema responsivo. Atualmente existe um número crescente de acessos a sites via tablets e celulares, se o seu site não está preparado para isto, seu visitante abandona seu site e você perde mais uma chance de estabelecer um relacionamento e realizar uma venda.

12- Utilize o Google Analytics de forma correta:

O Google Analytics não existe apenas para medir o total de acessos do seu site, taxa de rejeição ou número páginas visualizadas. A função mais importante do Google Analytics é descobrir o perfil e origem dos visitantes que acabam se tornando clientes. Se você consegue identificar o perfil dos seus clientes, será muito mais fácil saber o que você deve fazer para conseguir realizar uma nova venda. Outra dica importante é gerar um relatório das páginas mais visualizadas do seu site, afim de descobrir porque elas despertam o interesse da maioria dos seus visitantes.

13- Estude seus concorrentes

O estudo dos seus concorrentes pode dar respostas para diversas dúvidas sobre o seu negócio. Porque será que seu concorrente está mais bem posicionado na busca do Google? Porque será que seu concorrente possui uma taxa de conversão muito melhor que a sua? Estas respostas podem fazer grande diferença no seu negócio e você pode aprender tudo isto apenas estudando seu concorrente. Vamos a um exemplo mais prático de como você pode utilizar este conhecimento a seu favor. Supomos que você precise identificar qual será o perfil de clientes que seu negócio deverá tomar como foco, clientes pessoas físicas ou clientes pessoas jurídicas. Nem sempre você precisa gastar tempo e dinheiro realizando pesquisas e tentando identificar qual será o próximo passo a ser dado,  estude seus maiores concorrentes e descubra se eles estão mudando seu foco para clientes pessoas físicas ou jurídicas.

14- Esteja em constante evolução:

Nunca fique parado no tempo, esteja sempre em constante evolução estudando formas de aprimorar o seu negócio.

15- Esteja preparado para aprender com as derrotas:

Nem sempre você irá tomar a melhor decisão para o seu negócio. Em momentos difíceis é fundamental admitir e identificar os erros cometidos. Errar faz parte de todo processo de evolução. Estudar os erros cometidos pode ajudar a encontrar as respostas que você precisa para evoluir e até mesmo criar um grande diferencial para o seu negócio.

Finalizando:

Depois de todas estas dicas e informações, espero que realmente este artigo tenha sido bastante útil para todos vocês que estão abrindo ou que pretendem abrir seu próprio negócio na internet. Como uma boa parte destas informações envolvem detalhes técnicos é possível que muitos de vocês fiquem com algumas dúvidas, mas me coloco a disposição para responde-las na medida do possível, através dos comentários deste post.

Saiba que todos os itens destacados neste artigo, são base para o mínimo funcionamento e manutenção de qualquer negócio profissional na internet. Este é só o início. Se você gostou do conteúdo deste artigo e acha que ele te ajudou de alguma forma, gostaria de pedir, que clique no botão de curtir e compartilhe o link do post em suas redes sociais, desta forma nós iremos conseguir ajudar mais pessoas que desejam ter seu próprio negócio na internet e também vir a criar novos artigos sobre este assunto.

Boa sorte à todos, um grande abraço e muito sucesso!

Tiago ComérioEmpresário, investidor, escritor e analista de sistemas formado pelo IFES – Instituto Federal do Espírito Santo.
 

 

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