20 de julho de 2017

Desafio Sebrae 2011 – A grande final

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
Artigo patrocinado pelo Sebrae.
A grande final do Desafio Sebrae 2011 está acontecendo hoje em Brasília. Os concorrentes são os vencedores das semifinais ocorridas entre os dias 18 a 21 de novembro de 2011.
 
 
O concurso Desafio Sebrae é o maior jogo universitário do mundo. Uma simulação virtual sobre o dia a dia de uma empresa, que ocorre durante mais de seis meses. As semifinais e a grande final ocorrem sempre em Novembro, próximo do final do ano letivo.
O game utiliza um sistema de gerenciamento que avalia as decisões das equipes participantes, simulando ambientes de funcionamento do mercado das grandes companhias. Durante toda essa fase tudo é virtual. Já nas fases finais, o jogo passa ser presencial, sendo realizada em regime de imersão. Há etapas de fabricação, faturamento, marketing, vendas, e conclusão do projeto. Tudo como um plano de negócio.
Cada ano é escolhido um tema diferente. Neste ano de 2011 a proposta do Sebrae, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, foi de que os participantes administrassem uma empresa sustentável e ecologicamente correta. O tema escolhido foi montar e administrar uma fábrica de bicicletas.
Estudantes de todo o país estão participando. No total foram 142 alunos, divididos em 32 equipes, com um só objetivo: levar o título de campeão nacional do Desafio Sebrae 2011. Das turmas classificadas para as semifinais, somente 8 terão a oportunidade de competir pelo troféu de campeã. Foram mais de 14 rodadas de competição acirrada, onde cada ponto valia ouro.
A sede nacional do SEBRAE é em Brasília e por esse motivo a grande final acontecerá na capital brasileira. E nesse ano, teremos a presença de Eduardo Musa, presidente da Caloi e, do consultor de empreendedorismo Cláudio Forner. Inclusive, ambos estarão palestrando para os participantes. As palestras acontecerão pouco antes da grande final.
Os competidores estão apreensivos quanto ao resultado final. Nota-se a ansiedade de cada integrante das equipes finalistas. Vale a pena ressaltar os esforços e o trabalho de execução dos participantes. O empenho será recompensado logo mais. Primeiro acontecem várias apresentação e depois cada representante de cada equipe finalista sobe ao palco e termina a apresentação final com o fechamento dos “contratos empresariais” e toda a papelada da companhia. São apresentados resultados de faturamento, fabricação e, marketing. Tudo que envolve o cotidiano de uma empresa. Os participantes vivem o empreendedorismo real.
Conheça abaixo as equipes finalistas
  • Brasil Bicicletas, do Espírito Santo
  • Mão na Roda, de Goiás
  • Camorra, do Mato Grosso do Sul
  • Matubio, do Mato Grosso
  • Forasteiros Mercantes, do Pará
  • Eng. Tec. Retorns, do Paraná
  • Run to Win, do Rio Grande do Norte
  • Management a trois, de Santa Catarina
 Boa sorte !!
Boa sorte a todos participantes e que o trabalho de cada um seja recompensado. Mesmo que haja somente uma equipe vencedora, o que vale mesmo é o aprendizado. Criando e/ou aumentando o espírito empreendedor dos universitários, geramos uma mente empreendedora, enfrentando novos desafios no decorrer da vida.
Gerar amizades e agregar contatos em sua rede de network é importante.
Eu só tenho que parabenizar a todos os envolvidos. Aos campeões, competidores, universidades, equipes, professores e instrutores, SEBRAE, FGV, entre tantos outros.
É isso ai pessoal.
Um abraço e até o próximo ano.
 
Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
6 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *