26 de julho de 2017

Depoimento financeiro

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Recebi o seguinte depoimento financeiro:

Oi Everton, gostei muito do seu e-book gratuito, tem dicas muitas boas.

Ao longo de minha vida, desde que recebia pouco, sempre controlava os gastos, para o dinheiro dar. A partir de 1999 criei uma planilha no Excel. Sabe como é o  orçamento doméstico, eu alimentava todos os recebimentos e gastos nela constantemente, mantenho atualizada até hoje em dia. Já melhorei muito ela. A partir daí consegui visualizar a minha situação como um todo, e a cada mês controlava os gastos e sempre fazia sobra.

Com o controle tudo fica mais fácil. E foi ai que comecei a ler livros e e-books na área de finanças pessoais, revistas e matérias em sites. Já li mais de 40 livros na área. Participei dos 5 expomoney em Vitória-ES. Em 2001 comecei a comprar ações através de fundos, um valor muito pequeno. Em 2006 abri pela primeira vez a conta numa corretora e comecei a comprar ações para o longo prazo. Hoje já tenho uma reserva boa, mas pretendo buscar a minha independência financeira nos próximos 8 a 10 anos. Por isso vou sempre continuar comprando, más com cautela, principalmente quando os preços estiverem em baixo, pois é o melhor momento para a compra.

Gosto sempre de me atualizar na área, qualquer material será útil, pois ao longo desses anos venho lendo muita coisa voltada para a área de finanças pessoais, planejamento financeiro, ações, Tesouro Direto, pgbl, etc.

Um grande abraço.

Paulo.

Neste depoimento de Paulo, fica claro que não há facilidade para conquistar a nossa independência financeira. O livro de Gustavo Cerbasi “Os Segredos dos Casais Inteligentes mostra exatamente todo o processo para a construção de uma vida melhor financeiramente. Segue os mesmos passos que o meu amigo leitor Paulo seguiu. Que são 10 passos ha serem seguidos para a construção de riquezas:

  1. Negociar as dívidas;
  2. Eliminar dívidas não planejadas;
  3. Fortalecer o crédito;
  4. Reservar para emergências;
  5. Qualidade de consumo;
  6. Garantir a renda na aposentadoria;
  7. Garantir objetivos de curto prazo;
  8. Estudar os investimentos (é aqui que sem enquadra meu amigo Paulo);
  9. Envolver-se com os investimentos;
  10. Administrar o equilíbrio

Sem quitar as dívidas não há remédio. Pagando juros aos bancos e instituições financeiras não chegará a lugar algum. Necessita-se conhecer melhor seus limites financeiros. Portanto, negocie suas dívidas.

Com o nome limpo na praça pode-se fortalecer seu crédito para quando necessitar. Não necessariamente você precisa comprar tudo à vista. Uma dia ou outro poderá escorregar temporariamente. Ou fazer um empréstimo para alavancar algum empreendimento.

Criar uma reserva de emergência é essencial para o bom desempenho econômico. Veja como pagar as dívidas e criar uma reserva de emergência.

Assim se adquire uma disciplina de investimento. Não importa, pelo menos de início, qual o valor vai começar a guardar e, qual a porcentagem do seu salário vai para a poupança. O que vale mesmo é manter o ritmo. Criar uma disciplina de investimento.

Para garantir uma reserva para o futuro. Um futuro melhor. Uma aposentadoria sem altos riscos.

Estudar sobre investimento é o próximo passo. saiba onde encontrar conselhos e dicas sobre finanças e investimentos. Crie o hábito de visitar sites e portais de economia. Selecione um estudo adequado de um tipo de investimento e estude-o até o fim.

Adquirir conhecimento nunca é demais. Assim você diversifica seus conhecimentos. Com pequenas mudanças se vai longe. Um homem sem livros é um homem sem histórias.

A partir daí, comece a estudar como manter o equilíbrio e como manter as rentabilidades de seus investimentos. Conheça blogs e eBooks sobre como diversificar seus conhecimentos em investimentos. Não pare de estudar e seja bem vindo a este maravilhoso mundo financeiro.

O leitor amigo Paulo, citou que utiliza uma planilha financeira criada por ele próprio. Mas se você não tem todas as ferramentas necessárias para fazer a sua por você mesmo, não se preocupe. Aqui há algumas planilhas financeiras gratuitas para baixar direto em seu computador. Baixe uma dessas 5 planilhas financeiras gratuitas e comece utilizá-la agora mesmo. Saiba para onde está indo seu dinheiro.

Se seguir todos estes passos e com criatividade, cultura de investir e perseverança, com certeza, chegará longe.

Parabéns, siga em frente, você já está quase formado.

Créditos da Imagem: http://freedigitalphotos.net

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *