21 de outubro de 2017

Debêntures: O que são e como investir com segurança?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Businessman Analysing Growth With Tablet

Se não sabe o que são debêntures ou já ouviu falar mas ainda não entende como funciona este tipo de investimento, não deixe de ler este artigo até o fim.

O que são debêntures?

Apesar de o nome parecer um pouco sofisticado, debêntures é algo muito mais simples do que parece. Podemos resumir debêntures como uma forma de investimento onde o investidor recebe juros emprestando dinheiro para uma empresa. A lógica é bastante parecida com a do Tesouro Direto, a diferença é que no caso do Tesouro Direto você realiza um investimento emprestando dinheiro para o governo e não para uma empresa.

Rentabilidade

Normalmente debêntures possuem uma rentabilidade bem acima de investimentos como Tesouro Direto e CDB por exemplo, porém esta rentabilidade maior normalmente está associada a um maior risco para o investidor, risco este que pode ser muito bem controlado com uma boa escolha dos títulos a serem adquiridos. Existem algumas corretoras no mercado que são especialistas em fazer essa seleção, uma delas é a Guide investimentos que você já deve ter ouvido falar.  

Investir em debêntures é uma ótima forma de conseguir rentabilidades melhores que os demais investimentos em renda fixa, mas é importante nunca fazer isto sem ter especialistas auxiliando na seleção destes investimentos. Na prática o risco da debênture está relacionado principalmente a alguma dificuldade financeira que impeça a empresa que emitiu o título e que pegou o dinheiro emprestado, de cumprir com o compromisso da dívida assumida. A seleção criteriosa das debêntures é muito importante, pois diferente de investimentos como CDB por exemplo, as debêntures não possuem garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito, que garante o pagamento de investimentos no valor de até R$250.000, por instituição, em caso de imprevistos financeiros por parte dos devedores.

Investindo com segurança

Nossa primeira dica é que você escolha um especialista que entenda do assunto para te ajudar a investir com segurança, rentabilidade e aproveitar todos os benefícios. Alguns títulos de debêntures são isentos de imposto de renda, um diferencial importante em relação a maioria dos títulos de renda fixa, por isto vale muito a pena conhecer um pouco mais sobre este tipo de investimento e diversificar sua carteira de investimento com alguns títulos de debêntures.

Se você se interessou por realizar investimentos em debêntures, sugerimos que conheça a corretora Guide investimentos, que tem experiência nesse mercado. Esse é um bom momento para começar e aproveitar a rentabilidade desse tipo de investimento.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *