20 de junho de 2018

Cuide da saúde financeira da sua casa mesmo ganhando pouco

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

saude-financeira-da-sua-casa-mesmo-ganhando-pouco

Cuidar da saúde financeira da casa é a primeira providência a ser tomada por quem quer uma vida mais segura e tranquila.

Saiba que, mesmo ganhando pouco, é possível fazer uso do valor que você recebe de uma forma mais estratégica, para não apenas ser capaz de pagar as contas como também fazer sobrar dinheiro no fim do mês! Quer descobrir como? Continue com a leitura!

Elabore uma planilha de controle

Ao longo do mês, além de despesas fixas como aluguel, contas de água, luz e telefone, sempre temos outros gastos, como refeições fora de casa, medicamentos e passeios, por exemplo.

Por isso é interessante elaborar uma planilha de controle financeiro na qual você deve inserir tudo o que gastou ao longo do mês. Com isso, você terá maior clareza a respeito de como seu dinheiro é utilizado e será mais fácil cortar gastos supérfluos e reduzir suas despesas.

Comece agora mesmo sua planilha. Você ficará espantado com os resultados!

Descubra suas prioridades

O que é importante para você? Comprar uma casa? Um carro? Fazer uma faculdade ou uma pós-graduação? Ter recursos para a chegada de um bebê? Viajar?

Reflita sobre suas prioridades. Assim, será mais fácil dar o destino correto ao seu dinheiro e focar no que realmente interessa!

Quando se sabe o que tem importância de verdade, encontra-se mais motivação para controlar os próprios gastos. E então é mais simples aprender a dizer não a certas despesas e encontrar maneiras de lidar mais racionalmente com seu orçamento.

Consuma de modo inteligente

Você é um consumidor inteligente? Essa reflexão é essencial para quem pretende cuidar da saúde financeira da casa.

Para ter acesso a muito daquilo que faz parte do seu dia a dia você usa dinheiro; a comida que você ingere, a energia elétrica e a água que você usa, suas roupas, eletrônicos, tudo isso tem um custo.

Aprender a consumir de maneira mais sábia ajudará você a economizar dinheiro sem que isso signifique privações.

Apagar as luzes dos cômodos vazios, tomar banhos mais rápidos, fazer pesquisas de preços antes de ir às compras e não adquirir nada por impulso são atitudes simples, mas que têm um impacto altamente positivo em suas finanças. Experimente!

Acostume-se a poupar antes de começar a gastar

Talvez você seja do tipo que gasta todo o salário antes do final do mês chegar e ainda acumula dívidas no cartão de crédito e no cheque especial. Saiba que essa é uma prática que pode impedir você de conquistar sua independência financeira. Que tal adotar uma técnica que vai ajudá-lo a gastar menos e ainda guardar dinheiro?

Assim que receber seu salário, é fundamental poupar uma parte dele. Você pode começar com 10% de tudo o que ganha. Se não tiver uma conta poupança, abra uma em seu banco, coloque seu dinheiro lá e não mexa nele, pelo menos por ora.

Com essa quantia já salva, você pode começar seu mês, pagar as contas e fazer o que quiser com o que sobrou, desde que com cautela, claro.

Repetindo esse hábito mensalmente, sinta-se à vontade para aumentar a quantia poupada. Aos poucos, você vai perceber suas economias crescendo e transformando-se em uma belíssima reserva de emergência ou, quem sabe, uma poupança suficiente para realizar seus grandes sonhos!

A boa saúde financeira da casa dependerá de sua habilidade em usar seu dinheiro de forma cautelosa, inteligente e focada. Com prioridades bem definidas e disciplina, mesmo ganhando pouco, você manterá as finanças da casa sobre controle e, com o tempo, conseguirá realizar seus sonhos e ficar longe do vermelho!

Abraço e até a próxima.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *