16 de dezembro de 2017

Cuidados ao alugar um imóvel

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

aluguel-de-imovel

Segundo levantamento realizado, o aluguel de imóveis é a principal forma de moradia no Brasil. Somente na região metropolitana de São Paulo, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são 21,1% de imóveis com inquilinos. Porém, ao escolher essa modalidade para usufruir de uma residência são necessários alguns cuidados.

Para evitar problemas entre inquilinos e locatários elaboramos algumas dicas para você estar ciente e seguro ao longo do processo – desde a busca por imóveis na internet até a elaboração do contrato. Confira.

A presença online facilita a busca por unidades, o portal Agente Imóvel, especialista no mercado imobiliário, comenta a importância dos buscadores online que podem ser uma ótima ferramenta para quem busca preços mais atrativos e deseja realizar pesquisas em diferentes regiões e tipos de residências de maneira otimizada e ágil.

Caso você seja o dono do imóvel que será alugado e preferiu não realizar o negócio através de uma imobiliária, alguns cuidados deverão ser tomados. Faça uma análise de crédito do possível inquilino para que você tenha certeza de que ele poderá arcar com as despesas e evitar inadimplência. Essa e outras informações devem estar presentes em contrato, bem como os deveres e obrigações do inquilino e locatário.

Um item que costuma gerar atrito nessa relação é o reajuste periódico no valor mensal do aluguel, caso o assunto não seja contemplado em contrato as chances de gerar problemas são ainda maiores. Dobre a atenção. Como o contrato é a garantia para ambos no negócio é aconselhável uma visita no imóvel para checar o real estado do mesmo, incluindo necessidade de reformas, infiltrações e presença de mobília. Outra dica importante é sobre o pagamento de impostos mensais e anuais, como o caso de condomínios que cobram taxas e o IPTU, o responsável pelo pagamento deverá estar previamente acordado e estabelecido em contrato.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *