22 de março de 2019

Controle financeiro: como organizar e economizar nas contas da casa?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

consolidacao-de-dividas

 

Com um custo de vida cada vez mais alto, equilibrar o orçamento ficou bem difícil. Para manter as contas da casa em dia, a organização é muito importante.

Felizmente, existem várias formas de manter os gastos em ordem. Neste artigo, vamos apresentar seis dicas de controle financeiro para você se dar bem na organização das contas domésticas e economizar um bom dinheiro no fim do mês. Confira:

Identifique todos os gastos mensais

Para colocar as contas em dia, é preciso conhecê-las a fundo. Por isso, o primeiro passo para organizar as finanças é identificar os gastos.

Reserve um período fixo para tomar nota de todas as suas despesas. Não deixe de anotar todos os gastos, por menores que sejam. Só assim você tem uma noção exata de como está sendo usado o seu dinheiro.

Com os dados em mãos, você tem recursos para identificar possíveis ralos e decidir por onde começar a reduzir os gastos.

Utilize uma planilha para controlar as contas da casa

Uma regra de ouro é não gastar mais do que ganha, mesmo que você não tenha uma renda fixa. Organizar as contas em uma planilha é uma forma eficaz de se planejar e garantir que os números fechem no final do mês.

Se você não gosta de lidar com planilhas, use a ferramenta que preferir. Até mesmo um caderno de anotações pode ser útil. O importante é não deixar as contas saírem do controle.

Dê preferência aos juros mais baixos

Quem está endividado ou já passou por essa situação sabe o quanto os juros podem comprometer o orçamento. As taxas do cartão de crédito e do cheque especial praticadas aqui no Brasil estão entre as maiores do mundo.

Uma boa dica é substituir as taxas mais elevadas por juros menores. Os empréstimos pessoais — em especial o consignado, que possui juros mais baixos que nos outros produtos mencionados — podem servir como solução nesse contexto específico.

Apenas tome cuidado para não contrair novamente as dívidas que foram substituídas. Não se esqueça de que o acúmulo de parcelas pode ter um efeito devastador nas contas da casa.

Não deixe as contas atrasarem

Organização nunca é demais. Infelizmente, permanece arraigado em nossa cultura o hábito de deixar tudo para a última hora, e imprevistos frequentemente acontecem.

Quando você deixa as contas atrasarem, fica sujeito à cobrança de juros e multas desnecessárias, que acabam pesando no bolso.

Para não correr o risco de perder os prazos, aproveite a sua planilha para inserir as datas de vencimento das contas e mantenha o compromisso de verificá-las diariamente.

Planeje as compras com antecedência

Se você está colocando em prática as dicas anteriores, já deve ter uma noção de quanto terá em mãos para passar o mês. Passe a planejar as compras com antecedência para garantir que a conta vai fechar.

O hábito de se planejar antes de ir às compras oferece uma série de benefícios. Um deles é a oportunidade de pesquisar em busca das melhores ofertas, o que ajuda muito a economizar nas contas.

Sair de casa já sabendo o que vai comprar é importante, também, para inibir o consumo por impulso, grande vilão do controle financeiro. Para tanto, uma boa dose de disciplina é essencial.

Reavalie seus pacotes de serviços

Um bom caminho para economizar nas contas de casa pode estar nos serviços que você utiliza. Avalie seus hábitos de consumo na internet e veja se a franquia de dados contratada é realmente necessária.

O plano de assinatura de TV a cabo também merece atenção: quantos canais você realmente assiste? Existem diversos serviços de streaming disponíveis, com preços bem mais acessíveis, que podem ser levados em consideração.

Há muitas boas práticas que podem ser adotadas para organizar e economizar nas contas da casa. Com as dicas apresentadas neste artigo, é possível alcançar resultados bastante positivos.

Quer saber mais sobre como economizar dinheiro? Assine já a nossa newsletter e receba nossas dicas sobre finanças pessoais!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
3 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *