25 de junho de 2019

Consórcio imobiliário vale a pena?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

young woman thinking about the financial problemsSair do aluguel é um sonho almejado por muitos — afinal de contas, pagar por algo que não é seu não é bom, concorda? Além disso, quando se está morando em uma casa de aluguel, você certamente não poderá fazer reformas na casa para deixá-la do seu jeito. Entretanto, existem muitas formas de conseguir pagar um imóvel próprio e as mais conhecidas são a compra à vista, o financiamento e o consórcio.

Como muitas pessoas não podem pagar um imóvel à vista, a forma mais usada para fazer a compra de imóveis é o financiamento. No entanto, outra forma mas acessível de adquirir um imóvel é o consórcio imobiliário. Que tal aprender um pouco mais sobre esse tipo de consórcio para saber se ele vale a pena?

O que é um consórcio imobiliário?

Consórcio imobiliário é uma alternativa que se popularizou muito. A palavra consórcio é oriunda do latim e significa parceria. O consórcio é uma forma de adquirir um bem em conjunto, portanto, define-se como consórcio a associação de duas ou mais pessoas ou empresas com o objetivo de participar de um evento comum.

Como funciona um consórcio?

As pessoas ou grupos que participam dos consórcios são chamados de consorciados. Essas pessoas fazem parte de um sistema em que há um número de prestações a serem pagas. Todos os meses, é realizada uma reunião entre os consorciados e ao menos um participante do consórcio é contemplado. Ainda há a possibilidade de dar um lance e o dono do maior lance ser contemplado.

Depois de ser contemplado, o consorciado receberá uma carta de crédito onde pode adquirir o bem almejado. No caso do consórcio imobiliário, a carta de crédito pode ser usada para adquirir um imóvel novo ou usado, ou mesmo uma imóvel na praia ou um sítio, além de um empreendimento comercial. Outra possibilidade é poder usar o valor recebido para construir ou reformar um imóvel.

Qual o tempo de duração de um consórcio imobiliário?

Em se tratando de um consórcio imobiliário, o prazo tem uma duração usual de 120 meses, ou seja, 10 anos. De fato o tempo do consórcio pode variar, entretanto este tempo deve estar definido no contrato e deve informado ao cliente no momento da aquisição de cada consórcio. Vale destacar que existe ainda a possibilidade de entrar em um grupo que já foi criado há algum tempo, sendo que as parcelas anteriores deverão ser corrigidas de acordo com o índice setorial da construção civil.

O consórcio imobiliário vale a pena?

Depois de ver o que é um consórcio e como ele funciona, o que realmente importa é saber se o consórcio imobiliário vale a pena ou não. Segundo especialistas, o sistema de consórcio vale a pena em alguns casos, como quem deseja adquirir um segundo imóvel ou quem precisa juntar dinheiro para comprar uma casa futuramente.

Certamente o consórcio fica claramente mais vantajoso para aqueles que são sorteados primeiros, visto que acabando dispondo do valor total disponível para compra do imóvel apenas tendo pago poucas parcelas, para estas pessoas o consórcio é muito mais vantajoso do que a simples aquisição de um empréstimo imediato para compra do imóvel, visto que me geral os empréstimos possuem uma correção de juros absurdamente maior.

O importante é que antes de adquirir qualquer consórcio deve considerar a possibilidade de só poder resgatar o dinheiro aplicado no final do consórcio, por isto clientes de  consórcio imobiliário devem utiliza-lo como parte de um planejamento de médio a longo prazo. Caso você tenha se interessado, procure uma administradora de consórcios para observar todos os detalhes e saber como você pode investir o seu dinheiro! Se você é uma pessoa que peca principalmente na parte de disciplina para poupar parte do seu dinheiro todos os meses, o consórcio imobiliário pode sim valer muito.

Grande abraço!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *