16 de dezembro de 2017

Conheça os 4 piores hábitos financeiros que prejudicam sua riqueza

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

conheca-os-4-piores-habitos-financeiros-que-prejudicam-sua-riqueza

Você já parou para pensar na quantidade de pessoas que parecem ter azar com o dinheiro? Mas será que isso é verdade? Ou será que elas simplesmente não sabem administrar as finanças?

Neste post você vai conhecer os 4 piores hábitos financeiros que prejudicam sua riqueza e vai entender como evitá-los de uma maneira prática e eficiente, permitindo que sua vida financeira cresça de maneira saudável e próspera.

1. Não conhecer as suas finanças

Um dos piores hábitos que podem levar uma pessoa a ter problemas financeiros é não conhecer as suas finanças. Em relação às entradas, o controle é mais fácil, já que a grande maioria recebe salários ou ainda possui poucas fontes. Entretanto, no caso de autônomos ou daqueles que têm o próprio negócio é preciso também atenção ao reconhecimento destes valores.

O grande problema da maioria da população está no reconhecimento dos gastos. A maioria não sabe o quanto gasta por mês, ou seja, para onde está indo o dinheiro. Para isso, é preciso se organizar, anotar e reconhecer todos os valores e entender como os recursos estão sendo consumidos.

2. Gastar com supérfluos

Mesmo aquelas pessoas que entendem as suas finanças possuem muitos gastos que são supérfluos e eles podem minar o crescimento da riqueza pessoal. Um bom hábito financeiro é anotar os gastos e entender quais são aqueles que poderiam ser diminuídos, substituídos ou cortados.

Gastos excessivos com roupas, TV a cabo, telefonia, entre outros, são os que podem ser trabalhados com maior facilidade, já que não são gastos essenciais. Gastos com refeições fora de casa, lazer e transporte também podem ser estudados e revistos e poderão ser diminuídos, ajudando nas suas finanças.

3. Não ter uma reserva

Não criar uma reserva para períodos de dificuldades está entre os hábitos financeiros que podem prejudicar a sua riqueza. Quando não há uma reserva para eventuais emergências, muitas pessoas acabam utilizando o limite do cheque especial ou o cartão de crédito e depois não pagam o valor total da fatura.

Estes dois atos podem gerar uma bola de neve, já que a utilização do cheque especial e do rotativo do cartão têm o acréscimo de altos juros. Logo, criar uma reserva mensal com pequenos valores pode ser a solução para evitar que casos inesperados comprometam a sua organização financeira.

4. Não ter planejamento de longo prazo

Falando em reserva, também é preciso pensar no planejamento, mas de longo prazo. Dentre os maus hábitos financeiros, este é um que pode ter consequências catastróficas, uma vez que está relacionado com o seu futuro.

Independentemente da sua idade, é preciso começar a pensar em sua aposentadoria e, mês a mês, ir se preparando para este momento. Para isso, é preciso estabelecer metas e ter controle e disciplina para poupar e garantir que o futuro seja tranquilo e sem surpresas desagradáveis.

Você viu neste post que os piores hábitos financeiros estão ligados à falta de conhecimento. Por isso, é preciso organizar, detalhar e acompanhar as suas finanças. Deve-se também evitar os supérfluos, criar reservas de emergência e de longo prazo para que no futuro você possa desfrutar de uma vida plena e sem preocupações financeiras.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *