25 de junho de 2019

Como utilizar as datas comemorativas para aumentar as vendas do meu e-commerce?

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As datas comemorativas são uma ótima saída para aumentar as vendas do seu e-commerce. Afinal, quem não gosta de ser lembrado no aniversário e até mesmo em outros dias, como Dia da Mulher, do Amigo, dos Pais, das Crianças, Páscoa, Natal, entre outros? Essas são ótimas oportunidades de oferecer promoções e vales de desconto, que entusiasmam e fidelizam os consumidores.

No entanto, quais são as formas mais indicadas de utilizar as datas comemorativas e, com isso, aumentar as vendas do seu e-commerce? Saiba que há inúmeras maneiras de fazer isso, porém, você precisa saber o comportamento do seu público-alvo e quais são os hábitos de consumo dos seus clientes.

Continue acompanhando este post e confira como aumentar as vendas em datas comemorativas!

Personalização de produtos ou serviços

Para atrair a atenção dos clientes, nada melhor do que investir em produtos ou serviços personalizados. Em certas datas comemorativas, como Dia dos Pais, das Mães, das Crianças e Natal, as pessoas tendem a procurar por novidades. É nesse momento que o seu e-commerce precisa apostar em itens exclusivos.

No entanto, não adianta comercializar produtos ou serviços interessantes se não há divulgação. Para que os consumidores conheçam o que a sua loja online comercializa, invista em divulgação no site da empresa, anúncios no Google AdWords, nas redes sociais e por meio de e-mail marketing.

Criatividade em primeiro lugar

Em datas comemorativas, principalmente, grande parte das lojas online investe em ações diferenciadas, com a finalidade de chamar a atenção dos consumidores. É preciso se destacar em meio a essa competição.

Não deixe para divulgar em cima da data, planeje e divulgue com antecedência. Chamadas do tipo “O Dia das Mães está chegando, não deixe para escolher o presente na última hora” causam uma sensação de urgência e incentivam as compras.

No Dia dos Namorados, não fique no comum, oferecendo apenas produtos para namorado ou namorada. Explore também presentes em conjunto para o casal.

Fora da caixinha

Que tal oferecer promoções e descontos para os clientes em datas especiais que não são tão costumeiras? É possível colocar essa estratégia em prática na sexta-feira 13 ou até mesmo em lançamentos de filmes, por exemplo. Por meio dessa prática, além de aumentar as vendas, seu e-commerce se destaca entre os demais.

Um exemplo é o Dia da Toalha, celebrado em 25 de maio. A data se popularizou graças ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”, escrito pelo inglês Douglas Adams. Isso sem falar em Harry Potter e Star Wars, que foram fenômenos em vendas com produtos exclusivos.

Essa estratégia pode ser colocada em prática em e-commerces de qualquer segmento. Para os fãs de literatura, ofereça descontos ou faça promoções no mês de aniversário de algum escritor, por exemplo.

Aniversário do cliente

Para tornar esse dia especial, ofereça promoções exclusivas. Aproveite os dados de cadastro, as compras realizadas anteriormente, a navegação, entre outros, e envie por e-mail artigos que já foram do interesse do consumidor, mas que não foram adquiridos.

Ofereça descontos nas categoriais mais acessadas pelo aniversariante e dê o embrulho com papel de presente como brinde, por exemplo.

Promoções nas redes sociais

As redes sociais podem ser uma ótima ferramenta para divulgar as ações do seu e-commerce e, assim, contribuir para o aumento das vendas. Crie promoções exclusivas para quem segue seus canais no Twitter, no Facebook e no Instagram, por exemplo. Por meio dessa prática, você deixa o cliente satisfeito e consegue aumentar a visibilidade das suas páginas nas redes sociais, tornando-as mais relevantes.

Vale-presente e brindes

Apostar em vale-presente e brindes também pode ser uma ótima pedida. Você pode enviar um vale por e-mail para que o aniversariante tenha um desconto ou opções para que o usuário possa entregá-lo a outra pessoa.

Um brinde, por menor e simples que seja, estimula o usuário a entrar em seu e-commerce para recebê-lo e conhecer melhor a loja que está lhe proporcionando aquela experiência positiva.

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