Como transformar o hobby em renda extra?

Como transformar o hobby em renda extra?

São nos momentos de crise econômica que muitas pessoas aproveitam para tirar alguma ideia da gaveta em busca de ter uma renda extra. Tanto que, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, o índice de empreendedorismo no Brasil chegou a bater em 39% em 2015.

Muitas pessoas tem começado a transformar algum antigo hobby em negócio. Algo que pode de fato trazer bons resultados para os empreendedores, mas que é preciso ficar de olho em algumas dicas na hora da execução.

Faça um bom planejamento

Antes de mais nada, é importante fazer um bom planejamento.

Pesquise a fundo a respeito do seu hobby, veja se existe um bom volume de pessoas interessadas em comprar produtos ou serviços relacionados a ele e não se esqueça de observar os detalhes, como: se existem leis específicas para se trabalhar em seu estado e quanto custaria começar um novo negócio, algo muito importante na hora de fazer o cálculo de Retorno do Investimento.

Use a internet a seu favor

Nada como aproveitar algumas ferramentas gratuitas disponíveis na internet para entender melhor o tamanho do mercado que envolve o seu hobby.

E entre elas temos o Google Trends, que aponta o quão buscado é um determinado termo dentro do sistema de busca; o gerenciador de anúncios do Facebook, que serve para indicar a quantidade de usuários da rede social que tem interesse em certo tema, e o Google Keyword Planner, que mostra quantas pessoas de uma cidade, estado ou país procuraram por alguma palavra-chave específica nos últimos dias.

Profissionalize-se como MEI

Criado em 2008, o programa do MEI (Micro Empreendedor Individual) cria condições para que um trabalho informal se torne legalizado e, com essa profissionalização, pague um valor fixo mensal, ficando isento dos tributos federais e ainda opção de emitir notas fiscais para os clientes.

Fique atento para as oportunidades de mercado

Food Trucks, paleterias e agora empresas de tecnologia. Vários tipos de negócios já tiveram seus momentos de alta no mercado. No entanto, não são todos que conseguem se manter por muito tempo no auge.

Por isso, além de um bom planejamento, é importante observar também quando é a melhor hora para agarrar alguma oportunidade para lançar seu produto ou serviço para o público, algo que foi essencial para o sucesso da empresária Luiza Trajano e sua Magazine Luiza, um dos cases que contamos a respeito no post com 5 empreendedores de sucesso para se inspirar.

Saia de dentro da bolha

Por fim, antes de tentar transformar seu hobby em algum tipo de renda extra, nada melhor do que ouvir outras opiniões a respeito do assunto. Até mesmo de quem está do lado de fora desse tipo de mercado, afinal, nada melhor do que ouvir feedbacks de longe da nossa “bolha social” para saber o quão ampla pode ser a sua ideia.

Como você pôde ver por aqui, o que não faltam são maneiras de transformar seu hobby em uma boa fonte de renda extra. Por isso, pesquise, planeje, profissionalize-se e fique atento a todos os movimentos do mercado para que seu projeto de fato possa sair da gaveta — e, claro, dê bons resultados.

Confira também:

Aprenda a criar um negócio do zero na internet [Assista o Vídeo]