23 de julho de 2018

Como superar o período de crise na sua empresa?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

como-economizar-na-crise-e-superala

O atual cenário econômico brasileiro trouxe baixas expectativas para o mercado em todos os setores. Desse modo, é importante pensar em maneiras estratégicas para tentar driblar as incertezas e economizar na crise.

Algumas práticas simples de gestão podem ser implantadas na empresa para diminuir os custos e otimizar os recursos de forma eficiente. A boa organização financeira da empresa é essencial nessa tarefa, afinal, os gestores devem estar preparados para fazer cortes de supérfluos empresariais.

Quer saber que práticas de gestão são essas? Então continue a leitura e confira neste artigo alguns métodos para otimizar seus resultados!

Defina um plano de negócio para economizar na crise

Ter um plano de negócios é fundamental para a empresa em qualquer cenário, porém, para economizar na crise, ele se faz ainda mais importante. Dessa forma, o gestor deve criar sua base sólida de metas para manter o crescimento de sua empresa.

Para isso, o empresário deve checar em seu histórico quais foram as metas passadas de sua empresa fora da crise e, com base nesses números, gerar metas atuais. O objetivo dessa pesquisa é chegar a um coeficiente que não gere prejuízo nem seja grande demais para o cenário de crise.

Determine suas metas para redução de gasto

Em uma empresa, para potencializar os lucros geralmente é preciso cortar os gastos, porém, é comum que os empresários cometam alguns erros no momento dos cortes.

Entre esses equívocos podemos destacar o corte de funções importantes na empresa, como telefonia, seguros, etc. Antes de definir suas metas de redução, faça um plano de despesas, mas lembre-se que os supérfluos reais são aqueles que não impactam sua produção.

Diminua os custos com comunicação

Comunicação é uma das competências de uma empresa, porém, muitas vezes o uso das ferramentas é feito de forma equivocada. O uso inadequado do telefone, por exemplo, pode gerar um sério custo mensal que ocasiona uma perda considerável anualmente.

Para evitar esse desperdício e economizar na crise, é interessante conscientizar sua equipe sobre o mau uso e optar por formas alternativas de comunicação empresarial, como o e-mail por exemplo.

Economize na crise barganhando com seus fornecedores

Não apenas a sua empresa passa por necessidades em tempos de crise, os seus fornecedores também estão enfrentando seus próprios contratempos. É possível utilizar a condição atual a favor de ambos!

Negocie com seus fornecedores preços mais acessíveis com planos de negócios futuro. Assim, ambos saem ganhando: você com um preço mais acessível e seu fornecedor terá a certeza de uma compra confiável.

Procure formas de diferenciação

Os especialistas na área de produção afirmam que, em tempos de crise, diferenciar-se se torna uma ferramenta ainda mais poderosa. Por isso, o gestor deve procurar meios de entregar mais valores para o cliente.

Gestos simples, como um pós-venda bem elaborado, brindes de baixo custo e premiações, podem potencializar as chances de manter um cliente antigo e representam custos menores do que gastar para captar novos.

Economizar na crise não é uma tarefa fácil para nenhum administrador de empresa, porém, não é impossível! Não perca tempo colocando a culpa em terceiros. Use essas dicas para fazer as alterações necessários em seu planejamento e criar estratégias de redução de despesas a fim de otimizar os resultados do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário no post. Sua opinião é muito importante para o nosso crescimento!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *