Como montar um orçamento familiar

Como montar um orçamento familiar

Em um contexto familiar, muitas pessoas têm a sensação de que não conseguem adquirir novos bens e de que estão com suas vidas estagnadas. Saiba que iniciar um orçamento familiar pode mudar essa realidade. Com organização e disciplina, é possível fazer planos no curto, médio e longo prazo. Além disso, essa estratégia pode ajudar a resolver problemas financeiros. Um orçamento benfeito pode identificar gastos desnecessários, melhorar a vida da sua família e evitar o temido endividamento.

Essa prática revelará o panorama das suas finanças. E é sobre ela que vamos falar no post de hoje. Como a família está gastando seu dinheiro? Quais são os gastos fixos e variáveis do mês? É fazendo o orçamento familiar que você terá essas respostas. Confira!

Planeje

Defina com seus familiares aonde vocês querem chegar.  Estão desejando comprar um novo imóvel? Querem trocar de carro? Precisam de dinheiro para uma reforma? Independentemente da situação, será necessário se organizar e planejar os próximos passos. Definido isso, vocês saberão quanto precisam economizar e, então, será hora de estudar as despesas da família.

Defina quais são os gastos da casa

Quais são os gastos fixos da família? De quanto é o consumo com energia, água, telefone, internet, compras do mês e combustível? Anote tudo! Além das despesas fixas, registre as que são incomuns, como refeições fora de casa, idas ao cinema, ao bar com os amigos, etc.

As despesas fixas dificilmente serão extintas, mas podem ser reduzidas em muitos casos. É fundamental, aliás, que toda a família esteja engajada nas mudanças e se adapte a elas. Todo mundo precisa saber que cada minuto a mais no banho gera um custo bastante alto na conta de luz e que, ao sair de um cômodo da casa, é necessário apagar a luz.

Corte gastos excessivos

A redução das despesas variáveis, esta sim, pode ser bem drástica. Para dar um novo passo, — seja para adquirir um bem material ou para reorganizar as finanças — será preciso abrir mão de alguns hábitos desnecessários e bastante custosos.

Refeições fora de casa, somente em último caso. Pesquise também se a concorrência não tem um pacote de TV a cabo, internet e telefone mais barato que o atual e que se adapte à nova realidade da família.

Estabeleça prioridades no orçamento familiar

Segundo especialistas, as despesas fixas da casa não devem superar 50% da renda familiar. Se estiver muito acima disso, é hora de rever o padrão de vida atual. Imagine, por exemplo, que um membro da família seja acometido por algum problema de saúde e que a única saída para pagar um médico e comprar remédios seja recorrer a um empréstimo. Nesse cenário, certamente o orçamento familiar estará comprometido por um longo período. Estabeleça limites para as despesas fixas e também para as supérfluas.

Acompanhe

A disciplina será fundamental para o sucesso do seu novo orçamento familiar. Além de conquistar a maior colaboração possível de todos os membros, é importante acompanhar com seriedade o que foi estabelecido na nova rotina de gastos e cobrar os demais.

Ao menos uma vez por semana, separe um tempo para verificar se as coisas estão indo como combinado. Se não estiver, você não terá dificuldades para identificar o que está fora dos rumos e o que precisa melhorar.

Utilize um bom sistema financeiro

Toda parte de definição, registro e acompanhamento do seu orçamento familiar, pode ser bastante facilitada com a utilização de um bom sistema de controle financeiro online. Um excelente sistema e que costumamos recomendar aqui no Finanças Forever é o Meu Dinheiro , eles possui um controle muito completo, com metas, cartões de crédito, diversos relatórios, além de ser bastante fácil de utilizar. O Meu Dinheiro também possui apps para celulares Android e Iphone. O app Android permite importar lançamentos de forma automática a partir de SMS Bancários. De fato é uma excelente forma de realizar o seu orçamento familiar.

Esperamos que tenham gostado das dicas.

Grande abraço e muito sucesso financeiro para você e sua família.