Como ganhar dinheiro criando um blog

Como ganhar dinheiro criando um blog

Em tempos de crise qualquer renda extra sempre cai bem, não é mesmo? A possibilidade se torna ainda melhor quando podemos trabalhar da nossa própria casa e em frente ao computador. Muita gente ainda duvida das chances de faturar uma grana pela internet. Nosso objetivo hoje é exatamente o contrário. Daremos dicas valiosas para você sobre como ganhar dinheiro criando um blog. Confira!

O que é um blog?

Blogs são plataformas estruturadas para a publicação constante de conteúdo. Seu formato geralmente é simples e atrativo, focado na disposição de artigos e imagens. São feitos para escrever e distribuir posts sobre um determinado tema. Ex.: blogs sobre cerveja, esportes, moda feminina, carros etc.

O que escrever?

Essa resposta só depende de você. Responda as seguintes questões e reflita consigo mesmo: Sobre qual(is) assunto(s) eu gosto? O que tenho mais facilidade para escrever? As pessoas se interessarão por essa ideia?

Digite sua ideia no buscador e veja quantos blogs existem sobre o assunto. Você pode escrever sobre um tema que tenha uma grande concorrência, ou se preferir uma menor disputa, vá em assuntos diferentes ou mais específicos.

Ex.: Se muitos blogs falam sobre decoração para festas, que tal criar um somente sobre decoração e dicas para festas infantis? Associe esse método com outros assuntos e você poderá ter grandes ideias.

Como criar um blog?

Nosso objetivo é ensinar como ganhar dinheiro criando um blog, mas de nada adiantará se você não souber por onde começar.

Se você pensa em criar um blog sem gastar um centavo, existem duas plataformas que facilitam a sua vida. O Blogger e o Wordpress — a mais usada e recomendada. São inúmeros modelos de sites disponíveis no Wordpress. Sua maior vantagem é a possibilidade de trabalhar com mais imagens e a personalização do conteúdo.

Quanto tempo gasto para manter?

Isso varia do quanto você está disposto a deixar o seu blog atrativo para as pessoas. Dependerá também da frequência que você posta. Se você assume o compromisso de postar diariamente, então dedique-se ao menos 2 a 3 horas do seu dia para pesquisar um tema, procurar informações sobre, escrever, postar no blog e promover esse conteúdo nas redes sociais —afinal é importante criar perfis e trazer visitantes desses canais.

Como ganhar dinheiro criando um blog (na prática)?

Google Adsense

É o método mais usado por quem inicia e por muitos blogueiros de longa data na web. Nele você ganha um percentual pago por um anunciante a cada clique que visitante deixa em um anúncio disposto em sua página. A outra fatia é paga ao Google, que gerencia esse programa. Se você deseja aprender mais sobre isto clique aqui e confira um curso completo sobre Google Adsense.

Venda de espaços publicitários

Parecido com o Adsense. Contudo neste caso a negociação dos espaços é feita diretamente entre o blogueiro e o anunciante. Pode trazer mais receitas, mas para isso é importante estar sempre criando um conteúdo de qualidade e que as pessoas gostem. Assim, as chances de grandes empresas e investidores no segmento do seu blog podem te procurar.

Artigo patrocinado

Pelo mesmo motivo do ponto anterior, as empresas podem te procurar para elas ou você mesmo escreva um conteúdo que promova um produto ou serviço. É uma forma de manter a sua audiência engajada com seu blog e ainda gerar uma boa receita.

Programa de afiliados

É um método que vem ganhando cada vez mais adeptos. Esse acordo, ou contrato, ocorre entre o blogueiro e anunciante. O dono do blog pode ganhar em cima dos cliques ou das vendas do produto ou serviço ofertado. Existem programas de afiliados conhecidos, como o da Hotmart,Americanas, Netshoes. A diferença para a venda de espaço publicitário é a variedade de tipos de anúncios (como links, cupons de desconto etc.)

Antes de colocar tudo isso em prática, pesquise mais sobre o assunto. Você não precisa ser um expert em informática para começar, mas com dedicação e sem tomar muito do tempo do seu dia, você pode ter grandes resultados!

Agora conte-nos se você ainda tem mais alguma dúvida sobre como ganhar dinheiro criando um blog! Quando você já estiver com seu blog no ar, ganhando dinheiro e estiver com dificuldades para organizar suas finanças, conte com um sistema ideal para facilitar o seu controle financeiro, ideal também para as suas finanças pessoais!