25 de junho de 2019

Como fica o rendimento do Tesouro Selic se a taxa de juros cair?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Muitas pessoas buscam opções de investimento para fazer o dinheiro trabalhar por elas. É o que acontece, principalmente, com os jovens, ansiosos por começar ou desenvolver sua vida profissional. Tentam aumentar seus conhecimentos sobre finanças para ingressar no mercado com menos possibilidades de riscos e maiores chances de lucros. O mercado financeiro não é fácil, mas pode não ser tão intricado se o futuro investidor tiver acesso a informações mais seguras e uma boa orientação profissional.

Como fica o rendimento do Tesouro Selic se a taxa de juros cair

Ganhar mais dinheiro de forma confiável é sempre uma boa opção. Quem não deseja aumentar sua renda? Investimentos como poupança e CDBs são muito conhecidos. Existem as famosas ações, que podem dar grandes lucros ou prejuízos assustadores. E é neste campo que o Tesouro Selic começa a se popularizar cada vez mais. Você já conhece o Tesouro Selic? Que tal entender um pouco mais sobre isso e ver se é uma alternativa interessante para os seus investimentos?

O que é o Tesouro Selic

É possível que as pessoas já tenham ouvido falar do Tesouro Selic por outra denominação: LFT (ou seja, a Letra Financeira do Tesouro). O Tesouro Selic nada mais é do que a nova designação da antiga LFT, um título financeiro pós-fixado que acompanha a taxa Selic a fim de determinar a sua rentabilidade. É um investimento, portanto, de renda pós-fixada. O proveito do Tesouro Selic é apurado pela variação da taxa Selic, que começa a computar a partir do momento da compra do título e se estende até a sua data de vencimento.

O rendimento do Tesouro Selic de acordo com a variação da Selic

A taxa Selic é a taxa básica de juros de nossa economia, definida pelo Banco Central. Essa taxa é negociada todos os dias e, portanto, sua variação é constante. Como acompanha a variação desta taxa, a grande dúvida é se o rendimento do Tesouro Selic vale a pena. Mas a avaliação é simples: acompanhando a taxa Selic, o Tesouro Selic aumenta se a taxa aumentar, e diminui se a taxa decrescer. O investidor ganhará a taxa do dia, diariamente, até a data de liquidação do título. A rentabilidade é, consequentemente, diretamente proporcional à taxa Selic.

O Tesouro Selic garante rentabilidade positiva

O rendimento do Tesouro Selic nunca será negativo: é importante dizer que não há perda — o valor inicial investido está garantido, não importa a variação da taxa. Assim, este investimento não poderá decrescer. Por isso o Tesouro Selic é mais aconselhável para os investimentos em curto prazo, como nos casos de economia para alguma emergência ou compra programada.

O valor de mercado do Tesouro Selic

O valor de mercado desse investimento sofre baixa volatilidade, ou seja, não está sujeito a grandes oscilações no preço. Isso garante que não haja perdas no caso de venda antecipada do título. O valor da LFT será determinado a partir de um preço de referência, considerando-se os descontos ou acréscimos (deságio ou ágio, na linguagem financeira). Uma dica é não vender o seu título se o vencimento estiver muito próximo.

Apesar de o rendimento do Tesouro Selic ser inferior a outros tipos de aplicação, vale a pena considerá-lo na hora de escolher um título de investimento confiável. Conheça melhor seu perfil de investidor! Procure orientação financeira para aprender mais. E se você quiser ter mais controle de suas finanças pessoais, conheça o excelente sistema de controle financeiro Meu Dinheiro! Ainda tem alguma dúvida? Escreva para nós através dos comentários!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *