22 de novembro de 2017

Como evitar o desperdício de dinheiro?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

startup

O desperdício de dinheiro, por mais indesejado que seja, faz parte do dia a dia de todos. Atitudes corriqueiras, como pegar um táxi em vez do transporte público quando está atrasado, tomar café da manhã fora de casa e abusar das saídas para bares e restaurantes durante a semana, fazem com que a renda escorra pelo ralo. Neste post, você verá como evitar o desperdício de dinheiro e manter suas finanças sob controle. Confira!

Reduza seus gastos com transporte

Não são poucas as pessoas que recorrem a táxis e/ou carro quando estão atrasadas para o trabalho. Apesar do conforto e da conveniência, optar por esses meios de transporte pode ter um grande impacto no orçamento no final do mês. Para evitar o desperdício de dinheiro, uma dica é usar o transporte público, como ônibus ou metrô ou, dependendo da distância, optar até mesmo por ir a pé ou de bike. Além de serem escolhas sustentáveis, você ainda aproveita para fazer exercício físico.

Economize no supermercado

Regra de ouro: nunca vá ao mercado com fome. Assim, você evita comprar bobagens, como doces e salgadinhos. Monte um cardápio semanal e compre apenas os ingredientes necessários para ele. Não deixe de aproveitar ofertas de encarte e pesquisar preços pela internet antes de partir para as compras. Para evitar o desperdício de dinheiro e de comida, é importante comprar verduras e frios semanalmente para não correr o risco de vê-los estragar.

Tenha atenção ao uso do cartão de crédito

Você é do tipo que não consegue sair com o cartão de crédito sem comprar alguma coisa que, provavelmente, não precisa? Então, pelo bem das suas finanças, invista na mudança de hábitos e deixe o dinheiro de plástico em casa. Para evitar o desperdício de dinheiro com essa forma de pagamento, procure negociar com a operadora um desconto ou isenção de anuidade e nunca atrase a quitação da sua fatura para não ter que arcar com juros.

Coloque o pé no freio das saídas durante a semana

Um chope após o expediente aqui, um jantar em um restaurante caro ali. No final do mês, vem a conta: os gastos com lazer ultrapassam e muito o limite aceitável. Evite desperdiçar dinheiro concentrando suas saídas no final de semana. Uma boa ideia é substituir idas frequentes a barzinhos por programas mais em conta, como praia, parque e museu. Também é possível chamar os amigos para um programa em casa. Além de ser mais intimista, sai muito mais barato.

Reaproveite ou peça emprestado

Precisa de uma furadeira para uma ocasião específica? Em vez de comprar uma nova, experimente pedir emprestado para algum amigo ou vizinho. Quer um vestido novo para um evento especial? Considere dar uma olhada em brechós e sites de venda de roupas usadas online em vez de comprar uma peça nova, que pode custar o dobro do preço.

Evitar o desperdício de dinheiro é possível. Basta abrir mão de alguns hábitos, evitar cometer erros financeiros e mudar a forma como você lida com as suas finanças. Sua conta-corrente vai agradecer!

Tem mais alguma dica para evitar o desperdício de dinheiro? Deixe nos comentários.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *