26 de junho de 2019

Como economizar dinheiro e tirar seus sonhos do papel

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

como-economizar-dinheiro-e-tirar-seus-sonhos-do-papel

Saber como economizar dinheiro e ter uma quantia de sobra no fim do mês são desejos de quase todas as pessoas. Porém, com tantas contas para pagar, tem gente que acha que é impossível poupar parte da renda.

Como você verá no post de hoje, com controle financeiro e mudança de algumas atitudes não só é possível fazer as dívidas caberem no salário como também dá para guardar algum dinheiro para a realização de sonhos. E com a prática da economia você favorece a própria saúde financeira.

Confira, em seguida, algumas dicas de como gastar menos e tirar os seus objetivos do papel.

Fazer o controle financeiro

O período de um mês pode parecer curto, mas na verdade dá para fazer muita coisa nesse intervalo de tempo. Se a pessoa deixar para confiar apenas na memória, pode se esquecer de anotar muitos gastos, como um lanche fora de hora, a compra de um guarda-chuva inesperado, o pagamento de um estacionamento, etc.

Por isso, na hora de pensar em como economizar dinheiro, você não pode abrir mão do registro das suas finanças. Ao utilizar uma ferramenta de gerenciamento financeiro, como o sistema online Meu Dinheiro, que pode ser usado em dispositivos móveis, você anota todas as suas receitas e despesas, cria metas de gastos, controla uso de cartões de crédito, etc.

Com o controle das finanças, você dimensiona as suas despesas conforme a sua renda, reserva uma porcentagem para a poupança e, assim, cria condições para a realização dos seus sonhos.

Reavaliar o consumo

Com a sua movimentação financeira na palma da mão, você saberá exatamente para onde vai o seu dinheiro. Dessa forma, é possível reavaliar alguns gastos, como os de consumo. Será que você usa realmente tudo o que compra? Se analisar bem, talvez você pague por serviços que não utiliza ou use menos do que o pacote contratado, como em TV por assinatura, celular, internet, entre outros casos.

Uma boa estratégia de economizar dinheiro no consumo é  fazendo a substituição de marcas. Experimente produtos mais baratos e veja se vale a pena usá-los no lugar daquela marca líder de mercado.

Economizar dinheiro com as mudanças de hábitos

Muitos dos comportamentos das pessoas estão associados a gasto de dinheiro, como ir ao cinema, comprar livros, assistir a séries no cinema, almoçar ou jantar fora de casa, fazer viagens etc. Não significa que você precisa abandonar todos os seus gostos de uma só vez para aprender a como economizar dinheiro, porém use a criatividade para mudar alguns hábitos.

Para economizar, você pode, entre outras coisas, fazer comida em casa, realizar a famosa “vaquinha” com amigos para criar uma atividade de lazer, juntar a família para assistir a filmes na própria residência. Além disso, usar a tática do “faça você mesmo” para consertos ou criação de objetos pode também ser uma maneira de economizar dinheiro.

Ter objetivos e fazer um acordo com os familiares

Ninguém poupa recursos financeiros sem um propósito definido, nem que seja apenas para ter segurança e tranquilidade no futuro. Ainda assim, muitas pessoas possuem alguns desejos que precisam de dinheiro para serem realizados e, por isso, pensam em economizar.

Se esse também é o seu caso, é importante ter muito clara a meta a ser cumprida, como tipo de gasto, valor e prazo. Seja comprar um carro, adquirir uma casa ou fazer uma viagem, é necessário ter o apoio da família para a conquista desse objetivo. Como às vezes é preciso fazer um sacrifício temporário para realizar o sonho, o chefe da família precisa ter o apoio dos parentes para que todos ajudem no alcance da meta.

Aproveite também para dar uma lida num excelente  artigo sobre 5 sacrifícios necessários para ficar rico.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *