24 de janeiro de 2019

Como começar um planejamento financeiro familiar?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Family savings money for their new house

Veja como sua família pode começar uma virada financeira.

Métodos e passos para começar um planejamento efetivo junto à família.

O planejamento financeiro familiar é imprescindível para as famílias que querem um futuro melhor. Com esta ferramenta conjunta das finanças é possível maximizar os ganhos, minimizar os custos, criar uma reserva robusta para o futuro através de investimentos e garantir conforto até mesmo em casos de turbulência – sobrando recursos para o principal: o lazer da família.

Mas, efetivamente, como começar um planejamento financeiro familiar? Alguns passos devem ser seguidos para que, o mais rápido possível, o orçamento se ajuste ao que os membros gastam e, assim, permita que todos os sonhos e objetivos possam ser realizados. Confira os principais passos para iniciar essa caminhada.

Conheça os ganhos/gastos da família

Os especialistas são enfáticos: a melhor maneira de começar um planejamento financeiro familiar é colocar todos os ganhos e gastos dos membros da família na ponta do lápis. O salário do marido e da esposa deve ser entendido apenas como um e as saídas diversas – contas fixas, variáveis, supermercado, escola dos filhos, planos de saúde, etc. – deverão ser computados conjuntamente.

Isso é primordial para que o planejamento possa surtir efeito. Sem este agrupamento de ganhos e gastos consolidados, fica difícil mensurar as melhores opções.

Elimine gastos supérfluos

As famílias tendem a gastar, membro por membro, quantias que poderiam ser eliminadas se fossem analisadas – e isso mostra a importância do passo anterior. Desta forma, coloque numa planilha ou em uma ferramenta de gestão financeira todos os gastos que podem ser eliminados.

Por exemplo: se a família se alimenta fora de casa, mas há a possibilidade de almoçarem juntos ou fazer a própria comida, podem economizar boas quantias. O deslocamento, se bem pensado, evita o consumo excessivo de combustível e até mesmo elimina a necessidade de dois veículos. Quando os gastos são controlados devidamente, fica mais fácil visualizar o que sua família pode cortar.

Possua uma reserva de emergência

Esta dica é importante para você que quer começar um planejamento familiar: ter uma boa quantia como reserva de emergência é sinônimo de que está planejando bem as finanças da sua família. Isto porque uma ‘poupança’ para casos excepcionais elimina a possibilidade de contrair empréstimo com juros altos quando surgem contratempos.

Mas, atenção: a reserva de emergência da sua família é apenas para casos de extrema necessidade. Com a alocação de recursos, mês a mês, é possível criar um fundo que cobrirá as diversas necessidades.

Faça investimentos

Quando você começar a elaborar um planejamento financeiro familiar precisará colocar uma aba que fará toda a diferença: investimentos. Produtos de renda fixa, como títulos públicos ou certificados de depósitos bancários (CDB), possuem opções a longo prazo, acima de uma década. Isto garante que, no futuro, sua família tenha mais segurança financeira.

Fale sobre dinheiro com todos

A educação financeira deve ser debatida e conhecida por todos os membros da família. Muitos têm receio em falar sobre dinheiro para não causar discussão – o que, na verdade, ocorre de maneira contrária: quando não se fala sobre o assunto, as dívidas vêm e as brigas aumentam.

Seja você pai ou mãe, reserve um tempo para falar com todos os membros sobre o que pode ser melhorado e o que é possível cortar – tornando, assim, o planejamento financeiro familiar efetivo e com a voz de todos.

No nosso blog você encontra outras dicas que podem complementar a forma de planejar os recursos da sua família.

Precisando de um gerenciador financeiro? Clique aqui e acesse agora.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *