16 de fevereiro de 2019

Como calcular o retorno de um investimento?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

como-calcular-o-retorno-de-um-investimento

Ao fazer um investimento, o gestor de uma empresa precisa descobrir se o valor investido trouxe retorno financeiro à empresa. Desta forma, ele poderá avaliar se esse investimento teve um retorno positivo ou negativo e, assim, tomar decisões estratégicas na administração. Por esse motivo, essa publicação irá explicar como calcular o retorno de um investimento.

Cálculo de retorno de investimento

O cálculo de retorno de investimento é simples e pode ser realizado de forma prática. Para saber o quanto a empresa lucrou com um valor investido, basta subtrair o total do investimento do total de ganho e dividir o resultado dessa subtração pelo investimento inicial. A fórmula para o cálculo é a seguinte:

Retorno de um investimento: (Ganho com o investimento – investimento inicial) / investimento inicial

Vamos a um exemplo: se a sua empresa investiu R$4 mil em um equipamento e arrecadou R$20 mil, o cálculo fica da seguinte forma:

ROI = (20.000 – 4.000) / 4.0000

ROI = 16.000 / 4.000

ROI = 4

O resultado do cálculo representa que o ganho com o investimento foi quatro vezes o valor investido.

Estabelecendo investimento inicial

Para fazer o cálculo, é preciso que o gestor atribua valores ao investimento e ao ganho sobre o valor investido. Em relação ao investimento, existem casos em que o cálculo é muito simples. Por exemplo, ao contratar o serviço de uma agência de publicidade que faz toda a parte de propaganda, basta considerar o valor pago à empresa para determinar o investimento inicial.

Em outros casos, no entanto, o investimento inicial envolve diversas variáveis. Um exemplo é quando uma empresa investe em um maquinário mais moderno. Além do valor das máquinas, a empresa pode ter um gasto maior com energia elétrica, manutenção e até mesmo funcionários especializados para operá-las.

Ao determinar o investimento inicial, o gestor deve considerar todas essas variáveis para poder calcular o retorno do investimento. Ou seja, qualquer variação de despesas com a implementação de uma nova estratégia deve ser considerada nesse processo.

Determinando ganho com o investimento

Da mesma forma que o investimento inicial, existem também variáveis que podem ser importantes ao determinar o ganho com o investimento. Isso porque nem sempre esse retorno pode ser relacionado diretamente ao investimento realizado.

Por exemplo, se uma empresa realiza uma campanha de marketing digital e apresenta um maior número de compradores no período em que a campanha está em vigência, é preciso analisar os resultados da ação de forma correta, para calcular o ganho com o investimento apenas sobre compras realizadas por pessoas que foram atingidas pela campanha.

Uma forma de tentar chegar a um valor mais aproximado do real ganho de investimento é analisando métricas relacionadas ao investimento, como quantas pessoas foram impactadas por ele e de que forma elas trouxeram algum retorno à empresa. Desta forma, o cálculo de retorno de um investimento pode se tornar mais exato.

Agora que você já sabe como calcular o retorno de um investimento, continue no blog e aprenda mais sobre como analisar e traçar estratégias para garantir o desenvolvimento de sua empresa.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *