Como aplicativos podem te ajudar a cuidar das suas finanças pessoais?

Como aplicativos podem te ajudar a cuidar das suas finanças pessoais?

A integração tecnológica é cada vez mais uma realidade cotidiana. O uso disseminado de smartphones com internet móvel causou uma verdadeira revolução na comunicação e na organização pessoal, especialmente das finanças.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) concluiu que a falta de controle e planejamento do dinheiro é a principal causa da inadimplência e do nome negativado no sistema. Isso mostra que a maior preocupação das pessoas não deveria ser tanto em como ganhar mais dinheiro, mas sim em como cuidar das finanças com o dinheiro que já tem de renda.

Uma das possíveis soluções para isso é justamente usar a tecnologia como aliada. O desenvolvimento de aplicativos financeiros tem crescido e se especializado, com excelentes funções que podem auxiliar na hora de se organizar financeiramente.

Para saber mais como um aplicativo pode ajudar na hora de cuidar das finanças pessoais, só seguir lendo. Confira!

Mapeando os gastos

Aplicativos de finanças podem ajudar a mapear os gastos. Ao se lançar as informações certas sobre as despesas, separando cada tipo de gasto, é possível saber quanto é a despesa com filhos, educação, casa, aluguel, compras de supermercado, etc. Esse é o primeiro passo para uma reeducação financeira, descobrir onde o dinheiro está se esvaindo. Com o uso de aplicativos, essa tarefa é facilitada, pois a inserção das informações é facilitada.

Visualizando Informações

Após mapear os gastos financeiros, é hora de visualizar e consolidar as informações, para descobrir onde está o excesso e no que se pode cortar despesas. Os aplicativos ajudam muito na visualização do panorama geral, ao fazerem todo o trabalho pesado (cálculos, divisões nos setores, relatórios, etc) e traduzindo isso em informações simples e práticas.

Visualizar os dados ajuda muito para poder traçar estratégias financeiras na vida. É a partir daqui que se poderá ter consciência do que está sobrando ou faltando e em quais áreas da vida é preciso investir mais ou conter despesas.

Estabelecendo metas

Com a situação financeira sob controle, cabe agora estabelecer metas financeiras. Seja o aumento de receita, investimentos futuros, planejamento de viagens ou aquisição de bens, como carros, imóveis, eletrodomésticos, etc, um aplicativo pode ajudar tanto a organizar o plano como lembrar da necessidade de cortes e economia para alcançar o objetivo.

Controlando as finanças

O controle das finanças é o conjunto de medidas que serão tomadas para equilibrar as contas. A partir das informações sobre os próprios gastos, é hora de atuar mais ativamente, escolhendo em que tipos de gastos se efetuará cortes e reduções, determinando o aprovisionamento de recursos para pagamento de dívidas, como evitar juros do cartão de crédito ou cheque especial e o montante separado para poupança e investimento.

Existem vários sites e aplicativos que podem te ajudar a realizar o seu controle financeiro pessoal. Se você ainda não conhece um, acesse a lista com 5 sites de controle financeiro.

Ou seja, usar um site ou aplicativo para cuidar das finanças é um meio mais ágil e mais prático de lidar com o próprio dinheiro.

Grande abraço e até a próxima.