16 de dezembro de 2017

Como a organização financeira pode transformar sua vida

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

como-a-organizacao-financeira-pode-transformar-sua-vida

Dívidas, juros e falta de dinheiro são capazes de tirar o sono de qualquer um. No entanto, tais dores de cabeça podem ser evitadas ampliando a consciência financeira e adotando um bom planejamento.

Com a elevação do custo de vida nas capitais brasileiras, muitos enfrentam dificuldades ao tentar organizar finanças e vida pessoal. Em muitos casos, contas e vencimentos viram uma bola de neve, dificultando ainda mais para quem deseja colocar as contas em ordem.

Para passar ao largo dessas preocupações, é preciso lançar mão de hábitos e ferramentas e trazer a organização financeira para ao dia a dia. Acompanhe o nosso artigo e veja como o planejamento financeiro pode transformar a sua vida.

Não deixe para depois

Separar um tempo na agenda somente para fazer o seu controle financeiro é essencial para um bom planejamento não só das suas finanças mas dos seus projetos de vida. Coloque essa função como prioridade e não deixe para fazer tudo na última hora.

O acompanhamento periódico de suas finanças permite antever o status de sua vida econômica e assim elaborar melhores ações para melhorá-la. Sempre que possível, conte com ajuda de programas e profissionais para garantir o cumprimento dos prazos.

Estude seus investimentos

Algumas pessoas possuem planos de investimento sem ter conhecimento aprofundado, por meio de ofertas oferecidas pelas instituições financeiras. No entanto, estar ciente de sua aplicação pode fazer com que os frutos rendam mais.

Procure entender qual o seu perfil de investidor. Leia livros, de consultores especializado e converse com o gerente de seu banco. Programe operações de acordo com a sua agenda financeira, como depósitos por aplicações via débito automático.

A automatização de alguns recursos para investimentos auxiliam a cumprir as metas estipuladas e garantem que o dinheiro programado àquela função chegará ao seu destino.

Faça um raio-X de suas contas

Com base no orçamento mensal, estabeleça uma relação saudável entre seu salário e as despesas fixas. Repense as datas de vencimento de cada uma delas, tendo em vista melhorar o fluxo de recebimentos e saídas.

Analisando os gastos, é possível identificar se pode ser feito algum corte ou redução no orçamento sem perder qualidade de vida. A visualização torna-se ainda mais fácil com planilhas, aplicativos e softwares online que permitem que esta organização seja feita de modo automatizado.

Entenda a relação de organizar finanças e vida pessoal

Um dos erros mais comuns ao elaborar uma agenda financeira é centrar-se somente nos gastos fixos, esquecendo das despesas gastas com lazer, férias e imprevistos.

Por isto, é bom manter uma planilha que seja possível prever os custos da vida em sua totalidade, inserindo também itens esporádicos e menos frequentes. Programar, por exemplo, uma pequena reforma e uma viagem de férias evita que as contas se acumulem ao final da empreitada.

Analise todos os pontos mês a mês, incluindo seguros, planos e manutenções dentro de um período que seja possível realizar tal programa. Deste modo, terá uma vida transformada, com muito mais tranquilidade e segurança.

Estando atento a todos estes pontos, é possível estabelecer uma relação saudável entre organizar finanças e vida pessoal, resultando em benefícios no banco e no cotidiano. Queremos saber quais recursos você usa na sua organização financeira! Conte para a gente deixando um comentário ao final do post.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *