20 de julho de 2017

Começando a investir na Bolsa de Valores

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
Para iniciar como investidor em renda variável, o interessado necessita estudos como: aprender coisas básicas de economia, quais os riscos que isso envolve e o mais importante, saber onde está investindo seu dinheiro, para então se tornar um investidor consciente.

Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net

Em primeiro lugar, necessita escolher uma corretora de valores. Existem centenas, basta procurar no Google, ou ainda pedir indicações com amigos investidores. Inicialmente poderia começar com uma pesquisa on-line e posteriormente efetuar contato com a corretora escolhida para maiores esclarecimentos. A escolha de uma corretora é importante porquê mostra ao investidor os custos das operações. Eu trabalho com a ICAP, porém também já operei com a Spinelli, na qual hoje em dia somente faço operações no Tesouro Direto, pois a mesma não cobra nada por isso.
Aprender a investir no mercado de ações requer prática, e isso não acontece do dia para a noite. Então eu aconselho nunca colocar todo seu precioso dinheiro de uma única vez e tampouco comprar papéis de uma única companhia. Faça aportes mensais. Vá acrescentando aos poucos, assim você poderá ir se acostumando com o mercado e aprimorando suas idéias. Também conhecerá seu perfil como investidor: conservador, moderado ou arrojado.
A prática vai fazer você operar com mais naturalidade. No primeiro mês você quase não dorme, pois fica pensando dia e noite em qual empresa investir. Isso aconteceu comigo, acontece com vários iniciantes e possivelmente vai acontecer com você.
Acompanhe sites econômicos, existem vários de boa qualidade: Portais como: Infomoney, Brasil Econômico, Exame etc. Siga blogs independentes, aqueles que não recebem nada por fornecer informações ao publico online. Apenas selecione o que for de encontro aos seus anseios. Saiba diferenciar a boa informação de uma “furada”.
Faça algum curso para iniciantes, leia muito, use todo o seu tempo disponível procurando informações sobre o tema, e participe de simuladores online. Veja mais sobre simuladores clicando aqui.
Não tenha medo do mercado, ele não é um bicho de “sete cabeças”, ele apenas maltrata os mais inocentes e os desavisados e às vezes os gananciosos.
Também aprenda sobre princípios de investimentos.  Quando você já estiver familiarizado com palavras como: Home Broker, ordinárias, preferenciais, P/L, dividendos, entre outras, sem mesmo perceber, você estará procurando companhias de boa governança corporativa para investir seu dinheiro, que é um bom princípio de investimento.
Outro excelente princípio é investir em empresas em crescimento, que ainda não se tornaram “blue chips”. Este é um dos princípios utilizados pelo INI (Instituto Nacional de Investidores). Mais uma opção é reinvestir todos os ganhos que tiver na companhia, reutilizando todo o dividendo recebido no papel que adquiriu.
Minha experiência passo a passo (os 6 primeiros passos):
1.Me cadastrei em um simulador de bolsa de valores (folhainvest)
2.Fiz um curso online de investimentos em ações para iniciante (BM&F; Bovespa)
3.Pedi para um amigo a indicação de uma corretora confiável e segura.
4.Me cadastrei na corretora.
5.Enviei uma remeça de dinheiro via TED para a conta da corretora.
6.Fiz o envio de ordem de compra de um lote de ação da Petrobras (PETR4), meu primeiro papel no mercado acionário. Nunca esqueço, é como se fosse meu primeiro beijo.
Portanto amigo, seja cauteloso, aprenda os principais caminhos e siga os mais experientes. Estude, leia, releia se for preciso, pergunte, perguntar não ofende, calcule, aprenda a cuidar do seu dinheiro conscientemente.
Após isso tudo, acompanhe seus investimentos e monitore as rentabilidades mensais. Assim como você possui uma planilha para o planejamento financeiro, faça uma planilha para seus investimentos. É super prazeroso saber o quanto rendeu seu dinheiro tal mês.
 Um forte abraço a todos e até a próxima.


                       www.­spinelli.­com.­br
                       http://web.infomoney.com.br/
                       http://www.brasileconomico.com.br/
                       http://exame.abril.com.br/
                       http://www.ini.org.br/ini/site/home/
                       http://folhainvest.folha.com.br/
Todos visitados em 08/04/2011 as 10:33 (GMT00:00)
Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
4 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *