26 de julho de 2017

Bacharelado em economia doméstica

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
Olá amigos, leitores e seguidores!! Estava eu lendo, lendo e lendo alguns posts e/ou artigos nos portais que assino o feed RSS. Alguns por prazer e diversão e outros por procura de conhecimento e sabedoria, além claro, por puro entretenimento para manter o equilíbrio entre coisas sérias e o prazeroso. Vocês já devem ter visto eu twittar alguns links ou novidades procedentes dos seguintes portais: Papo de Homem, Guia do Estudante e Dinheirama.
Não é contabilidade e sim economia doméstica. Achei bacana!!


Para mim este curso de bacharelado em economia doméstica é novidade e, este blog por ser correlacionado ao tema, nada mais justo em postar algo aqui, nestas páginas, assim eu aprendo algo mais e vocês deixam suas opiniões sobre o que acharam e se já o conhecia. Uma vez eu li no blog do Heavy Metal, que o legal de ser blogueiro é que além de ensinar (ou melhor, repassar as informações), aprendemos muito, juntos formamos uma enorme comunidade virtual: a comunidade do conhecimento.


Este post é parte de um texto eu encontrei no portal Guia do Estudante. Mais abaixo, no final do texto disponibilizo o link com a reportagem completa, incluso um link com um teste, onde teoricamente você saberá se esta por dentro do assunto e se o curso é pra você!! Fiz o teste e é super, hyper interessante, porém um pouco chato, muito longo e com questões que foge um pouco do assunto finanças, Mas é bacana, saber que existe até este testezinho online.


Vamos ao que interessa, e chega de lero-lero.


Sobre o curso de bacharelado em economia doméstica
O currículo mescla disciplinas das áreas biológicas, exatas e humanas, como sociologia, psicologia, química, biologia, matemática e estatística. A partir do segundo ano, o aluno tem matérias específicas, como estudo da família, educação do consumidor, o vestuário no contexto socioeconômico e cultural, nutrição básica, composição de alimentos, economia familiar, puericultura, habitação e higiene.
[...]


Créditos da imagem: freedigitalphotos.net



Nesse curso de bacharelado Economia Doméstica o estágio é obrigatório. Importante: quanto maior for o número de horas de prática profissional, melhores serão as chances de contratação do recém-formado.

Duração média: quatro anos.
O que é Economia doméstica?
É a utilização de técnicas e conhecimentos para melhorar a qualidade de vida de indivíduos e de comunidades. O economista doméstico planeja, implanta e supervisiona programas de desenvolvimento social nas áreas de alimentação, direitos do consumidor, economia familiar, habitação, saúde e vestuário. Avalia produtos lançados no mercado e elabora programas de esclarecimento ao consumidor quanto a seu emprego no lar.
Desenvolve e ministra cursos para comunidades, ensinando noções de higiene, economia e cozinha, a fim de evitar o desperdício de alimentos e melhorar a nutrição de grupos de baixa renda. Em empresas e indústrias, gerencia restaurantes coletivos e organiza espaços de convivência para os funcionários. A crescente busca da ética nas empresas valoriza esse profissional, que tem de estar sempre atento às necessidades básicas do ser humano e preocupado com o desenvolvimento social.
O que você pode fazer após formado? Onde você pode trabalhar?
Alimentos
Participar de equipes de desenvolvimento de produtos alimentícios, definindo métodos de manipulação, armazenamento e conservação, conferindo critérios nutritivos e de higiene, tempo de validade e peso. Planejar e organizar a preparação de cardápios nutritivos, balanceados e baratos.
Atendimento infantil
Implantar e promover em creches e escolas programas voltados para o desenvolvimento da criança.
Controle de qualidade
Avaliar produtos antes e depois do lançamento pelas indústrias.
Desenvolvimento rural e urbano
Esclarecer famílias e comunidades sobre questões referentes a alimentação, habitação, higiene, vestuário e saúde.
Educação do consumidor
Orientar a compra de bens e serviços, segundo o orçamento e as necessidades do consumidor.
Ensino
Lecionar disciplinas específicas de sua formação (higiene, alimentação, economia) no Ensino Fundamental e Médio. Habitação e planejamento de interiores. Elaborar projetos de moradia para melhor utilização de espaços físicos, levando em conta a ventilação e iluminação e considerando a disponibilidade de recursos econômicos e a preferência do cliente.
Indústria e Comércio
Orientar funcionários sobre questões como melhor uso do salário, ensino formal, higiene e alimentação.
Vestuário
Programar, implantar e acompanhar os processos de corte, modelagem e lavagem de roupas, zelando pelo melhor aproveitamento e pela boa conservação dos tecidos em confecções, hospitais e grandes lavanderias.
O link da reportagem na integra no portal Guia do Estudante:
Que tal cursar Economia Doméstica?
Trabalhar para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de indivíduos e grupos sociais. Esse é o objetivo do profissional que atua na área de Economia Doméstica. Uma formação pluralista que foca no desenvolvimento social. Faça o teste e descubra se essa pode ser a sua profissão.

Atenção: Lembramos que esse teste não tem comprovação científica. As questões foram elaboradas com o auxílio da coordenadora do curso de graduação de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ana Lidia Coutinho Galvão.
Questão 1 de 12
1 – Quais das situações abaixo fazem mais parte da sua rotina?

I – Fazer atividades em grupo e estar cercada de pessoas.
II – Ler um bom livro.
III – Estar envolvido(a) em questões sociais.
IV – Passar horas navegando na internet.
V – Qualquer coisa que tenha a ver com tecnologia.

 Apenas a alternativa V
 As alternativas IV e V
 As alternativas I e III
 As alternativas I, II e III
 As alternativas I, II, III e IV
Para os interessados segue o link para continuar a responder as outras 11 questões do teste acima, clique aqui > http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/tal-cursar-economia-domestica-599844.shtml
O link da reportagem na integra no portal Guia do Estudante:
Espero que tenham gostado da dica e, que tenham gostado da novidade. Um forte abraço a todos, amigos e leitores.
Siga me no Twitter: twitter.com/Everton_ric



Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
9 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *