24 de janeiro de 2019

As vantagens da boa educação financeira – e como obtê-la

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

educacao-financeira-investor-day

Quem nunca se deparou com uma taxa que, até, então, era desconhecida? Ou achou que o dinheiro daria no final do mês e ele não foi suficiente? Esses problemas da vida financeira são mais comuns do que você imagina. E isso acontece por um motivo simples: falta de conhecimento. Não passamos por um processo de educação financeira nas escolas e, por consequência, não aprendemos a lidar com o mercado e com o nosso dinheiro.

Não é raro encontrar um conhecido, familiar ou amigo que esteja enforcado nas próprias dívidas. E só há um caminho para isso mudar: aprender! Ou seja, conhecer sua vida e as melhores opções de uso do dinheiro.

Ainda não se convenceu? Vamos te mostrar por que a educação financeira é tão importante. Confira!

Quais as vantagens da educação financeira

Equilíbrio

Um dos grandes benefícios da educação financeira é proporcionar equilíbrio. Ao ter conhecimento sobre os gastos bancários, os melhores investimentos, as taxas de juros, entre outros, você passa a tomar melhores decisões sobre a aplicação do seu dinheiro e as formas de adquirir bens.

Um exemplo claro disso é o cartão de crédito. Se você não sabe que os juros são exorbitantes, é bem possível que só pague o mínimo da fatura e entre no rotativo, o que aumentaria a sua dívida imensamente. Daí em diante, é uma bola de neve que não tem fim.

Conhecer é ter uma vida mais equilibrada.

Avaliação do consumo

Esse também é um ponto importante que a educação financeira proporciona. Às vezes você não consegue realizar aquela viagem ou a compra do carro, pois está gastando demais em coisas que não são necessárias.

Aprender sobre a vida financeira te ajudará a avaliar seu consumo, entendendo o que você realmente precisa adquirir. Esse é o verdadeiro significado de economizar. Assim, os sonhos ficarão mais próximos.

Um presente melhor e um futuro promissor

Educação financeira significa entender melhor sua situação atual, diminuir o estresse do dia a dia e viver de forma mais tranquila o presente. Afinal, você passa a entender as dinâmicas e burocracias do cotidiano.

É dessa forma que você passa a pensar em grandes possibilidades para o futuro, pois, com o presente controlado, se abrem possibilidades para realizações, por meio do uso planejado do seu dinheiro. Ou seja, a educação financeira permite que você escolha como caminhar e onde chegar com seus recursos.

Autoconhecimento

A educação financeira promove não apenas uma reflexão sobre os hábitos de consumo e formas de investimento, mas um conhecimento sobre suas próprias necessidades cotidianas.

Muitas pessoas, após conhecerem profundamente o mercado, passam a valorizar mais os bens materiais, aqueles aspectos da vida que não estão envolvidos com dinheiro. Afinal, saber utilizar seus recursos também significa saber quando não utilizá-los.

Como obter a educação financeira

O processo de educação financeira passa por buscar informações que estão disponíveis em diversos canais. Blogs, sites, noticiários, programas de TV especializados, revistas, filmes etc. Existem diversos canais prontos para te ajudar a entender melhor como cuidar da sua vida financeira.

Além disso, vários recursos podem te auxiliar no controle das finanças. Um aplicativo de controle financeiro é um dos melhores. A tecnologia está aí para facilitar sua vida. Aproveite!

Conhece outra vantagem da educação financeira? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *