Aprenda como escolher o melhor cartão de crédito

Aprenda como escolher o melhor cartão de crédito

Apesar de ser algo relativamente simples, escolher o cartão de crédito ideal requer cuidados especiais. De cara, algumas informações são essenciais para que a decisão por um ou outro seja a mais acertada possível, como o tipo, a bandeira, as taxas de juros, os benefícios e a anuidade.

Sendo assim, de acordo com o uso que você quer fazer dele — seja apenas para compras esporádicas ou pela milhagem que alguns bancos oferecem — o que importa realmente é avaliar os prós e os contras de cada um e fazer a sua escolha.

Mas será que você sabe qual o melhor para o seu bolso? Como avaliar cada característica de um cartão de crédito? Acompanhe e faça a melhor escolha!

Anuidade

A primeira coisa que devemos observar para escolher o cartão de crédito é a anuidade, ou seja, a taxa que você vai pagar anualmente pelo uso do cartão. Ela varia muito de um cartão para outro e pode estar atrelada a alguns fatores, como a quantidade de créditos que você tem ou até o valor que pretende gastar mensalmente .

Atenção para os bancos que oferecem o primeiro ano livre de anuidade: confira quanto será a taxa do ano seguinte. Sendo assim, se você não quiser jogar seu dinheiro pelo ralo, compare o que cada banco oferece e escolha o que mais tem a ver com o uso que você pretende fazer do cartão.

Só para ilustrar: um banco pode lhe oferecer um cartão que não possua anuidade, o que seria uma boa vantagem na hora de fazer uma compra mais cara, certo? Só que para isso você terá que consumir tantos $ em compras. Será que vale a pena? Pense nisso!

Taxa de juros

Independentemente de fazermos ou não pagamentos parcelados, este quesito é o mais importante na hora da escolher o cartão de crédito. Como saber se passaremos ou não por problemas financeiros circunstanciais no futuro? Se existe uma fatura com a opção de pagamento total ou mínimo, qualquer um pode sofrer com o valor de uma taxa de juros.

Por isso, preste atenção: algumas taxas são muito altas para que passem despercebidas. Não se deixe levar pela simpatia do vendedor ou pelos belos anúncios publicitários. Avalie sempre!

Bandeira

Atualmente a bandeira não é algo tão decisivo, como acontecia há algum tempo — a maioria é aceita no comércio. No entanto, é importante saber quais são as mais utilizadas. Confira as principais por ordem de importância.

  1. Visa

  2. MasterCard

  3. American Express

  4. Hipercard

  5. Elo

  6. Diners

Tipos de cartão

Não dá para decidir sem saber quais os principais tipos de cartão de crédito existentes no mercado. Confira:

  • Cartão institucional: você abre uma conta corrente e recebe um cartão para fazer algumas transações bancárias. Geralmente ele é de débito e crédito.

  • Cartão co-branded: trata-se de uma parceria entre a empresa do cartão e uma marca. Muitos deles têm a anuidade mais alta, mas oferecem algumas vantagens para o cliente.

  • Cartão pré-pago – o usuário tem o controle de seus gastos. Funciona da mesma forma que um celular pré-pago: o usuário carrega o cartão com a quantia que pode gastar em determinado período.

Limite

O limite do cartão de crédito é determinado pelo banco e tem a ver com o perfil econômico de cada um. No entanto, isso pode variar de acordo com a análise que o banco faz de cada cliente. Se você já se endividou com parcelas, opte por um limite mais curto. Assim, não corre o risco de gastar mais do que deveria.

Agora que você já sabe como escolher o cartão de crédito perfeito, assine nossa newsletter e receba via e-mail conteúdos relevantes para sua educação financeira!