24 de julho de 2017

Antes de se tornar um Day Trader

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Nesses últimos dias alguns leitores me enviaram algumas perguntas e sugestões, tanto através dos comentários como por e-mails. Apesar do blog ter apenas meses de vida, esse último foi bem movimentado por aqui.



Penso ser por motivo de algumas postagens e por outros externos, a blogosfera financeira está bombando…rsrsrs.
Acredito que todos querem mais informações sobre o mercado, pois com a atual conjuntura do Brasil e/ou pelo panorama da economia mundial, mais especialmente na Europa. Ou ainda por causa dos problemas com a economia americana. Bom, estão todos sedentos por mais e mais dicas e em busca de conhecimento. Muitos querem e estão interessados em investir na bolsa de valores.
Porém, vários ainda tem aquela velha idéia de ganharem muito dinheiro no mercado de ações, e o que mais me preocupa, é que vários deles pensam que isso é possível e verdade. Eu não os culpo. Quem não quer ganhar dinheiro rápido?
[...]
Créditos da Imagem: freedigitalphotos.net

Além disso, outros me perguntam sobre análise técnica e como se tornar um Day trade de sucesso. Dizem que a análise técnica parece fácil de entender e que “os gráficos não mentem” disse um deles. Assim como lemos todos os dias na web. Então, conforme prometido em um dos posts anteriores, quando escrevemos algo sobre as ações da Mundial S/A. Leia aqui: “Que lições podemos aprender com as ações da Mundial?” Que é negociada na Bolsa de Valores sobre os códigos: MNDL3 e MNDL4.

Pessoalmente, eu não gosto de fazer negociações de compra e venda no mesmo dia. No entanto, aconselho aos leitores a serem investidores individuais e controlarem, eles mesmos (ou melhor, nós mesmo) nossos investimentos e a administração de nossos negócios, sem pagar taxas de administração nem taxa de carregamento, performance e etc.
O que é Day trader?
A expressão “Day trade”, em uma tradução livre, significa: “negócio diário”, ou seja, aquele investidor que compra e vende a mesma ação no mesmo dia. Compra-se um papel negociado em bolsa de valores e vendê-lo minutos ou horas mais tarde. Sempre no mesmo dia.
Como disse antes, não gosto deste tipo de atitude como investidor, basicamente porque é algo que já parte com uma certa desvantagem. Explico: Se investir em bolsa de valores já é arriscado, no diário pode ser considerado mais ainda. Também acho que há uma série de coisas que não são tidos em conta quando se fala sobre a negociação. 
Este é o meu ponto de vista das coisas que um investidor deve saber antes de se tornar um Day Trade, e, até o momento, ninguém lhe disse.
Primeiramente quero te perguntar uma coisinha: quanto tempo você gasta analisando gráficos? Você pretende passar 8, 10 ou 12 horas por dia na frente do seu computador? Muitos traders profissionais (pagos por corretora de valores, fundos de investimentos e bancos) trabalham assim e operam muito bem. Porém são profissionais.
Em segundo lugar, vou falar para darmos atenção aos mesmos: taxas altas que encurtam as rentabilidades líquidas.
Quais as taxas você paga?
Muitas instituições financeiras, corretoras de valores e bancos estão lucrando com uma comissão mais baixa do que o melhor que eu posso começar vendendo minha alma ao diabo. Não entendeu, explico: quando digo, taxas, e das mais diversas diferentes cobradas pelas entidades que lucram horrores com os Day Traders, as mesmas que podem “matar” com toda a rentabilidade de seu investimento. Não se esqueça de que o profissional que atua no mercado diariamente, tem tempo suficiente para calcular o quanto vale ele pagar para cada operação. As mesmas 10 horas que ele passa na mesa de operação faz parte do dia-a-dia de um Day Trader analisar os riscos, os gráficos e as taxas a serem pagas.
Se ainda não ficou claro à você a importância sobre pagar baixas taxas, recomendo a leitura de um excelente e recente texto escrito pelo amigo, parceiro Jônatas. Onde ele escreveu sobre como operar em diversas corretoras pagando menores taxas possíveis.
Para quem quer tornar-se um especialista em negociações diárias no mercado acionário, eu diria o seguinte: Você é apenas mais um, será que é esperto o suficiente como eles? Eu diria que não e vou além, digo que EU, particularmente, não sou!!
O mais desafiante no mercado, não é ser um Day Trader de sucesso e sim ter a felicidade e ser livre o suficiente para viver a vida. Esqueça este negócio de passar horas na frente de um Home Broker, deixando de lado sua vida, seus familiares e amigos. A sua vida, assim como e minha, é mais importante que tudo isso. O mercado de ações não é racional e não será justo com você também. Ele vai te massacrar, e possivelmente você vai apenas aprender as didáticas de operações quando você se arrepender e naturalmente aumentando seu nível de estresses.
Agora, falando do outro lado da moeda. Se você tem tempo suficiente para ficar operando 10 horas. Parabéns!! Talvez você consiga ganhar algo como Day Trader. E por favor, volte aqui para nos contar como foi sua experiência.
Em suma, sugiro ler mais sobre o assunto, ver quais as facilidades (as que eu não encontrei), e as desvantagens. Investimento envolve aprendizagem e conhecimento, especulação também. Ser um investidor consciente é saber onde e como esta investindo seu dinheiro. Seja sincero consigo mesmo, saiba selecionar seu tempo e seus investimentos. 
O que mais te desafiou no mercado?
Os Day Traders possuem acesso quase imediato ao mercado, eu não tenho nenhum, nem perto. O gráfico que eles utilizam possuem um atraso que é medido em milissegundos, o meu, aqui em casa, na tela do meu computador, na frente do meu HB (Home Broker) tem um atraso de questão de minutos.
Pense nas vantagens que os profissionais possuem perante você. Analise os computadores e gráficos que eles tem acesso e você não.
Se mesmo assim você quiser se arriscar, vá em frente, o dinheiro é seu. Mas se você se arrepender e jogar com miúdos mais velhos e se machucar, então não venha chorar. Não volte aqui para dizer que eu não te avisei. Apenas volte para contar sobre coisas boas.
Abraços a todos e invistam conscientemente. Boa semana a todos, e ótimo final de segunda-feira.
Visite o Twitter do autor de desse blog: @everton_ric – Siga me!!!


Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
4 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *