24 de janeiro de 2017

Água fresca e limpa é algo que todos nós precisamos

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
Crédito da imagem: http://www.freedigitalphotos.net

Anteriormente no artigo sobre o pico do petróleo, citei a água como exemplo de outro recurso natural que esta perto do fim.

Eu sei que este assunto foge das finanças, investimentos e economia em geral, porém neste texto quero falar um pouco sobre um tema de extrema importância e que todos nós sabemos: a importância de se utilizar água de maneira eficiente e econômica.

Além disso, o mundo está enfrentando alguns problemas muito sérios quando se trata de água.

Devido à ganância da elite mundial, não há quase água fresca suficiente para todos ao redor do planeta Terra.

A seguir, alguns fatos muito preocupantes sobre a situação global da água.

* A demanda mundial de água doce triplicou durante o século passado,[1] e agora está dobrando a cada 21 anos, segundo a USAID (United States Agency International Development).

* Novamente, de acordo com a USAID, um terço de todos os seres humanos[2] terão de enfrentar a escassez crônica de água ou grave até o ano 2025.

Hoje, a crise da água não é um problema de escassez, mas de acesso. Dos 60 milhões de pessoas adicionadas a cidades do mundo a cada ano, a grande maioria deles vivem em favelas empobrecidas e sem saneamento básico[3] algum.

* Estima-se que 75% de toda água na Índia é contaminada por dejetos humanos e agrícolas[4], além de efluentes industriais.

* E não é só isso, mas também, de acordo com um estudo da ONU sobre saneamento[5], a maioria da população na Índia têm acesso a um telefone celular do que um banheiro.

* No norte da China, o lençol freático está caindo um metro por ano[6] devido à extração excessiva.

Nos dias de hoje, uma das coisas que esta na moda é chamar a água  de “o petróleo do século 21“, mas infelizmente isso não é uma afirmação absolutamente imprecisa. Água fresca e limpa é algo que todos nós precisamos, porém a partir de agora ficará cada vez mais difícil e mais caro.

Nossos políticos e a elite global poderiam estar fazendo algo sobre isso, se eles realmente estivessem preocupados com a nação que administram, no entanto eles parecem estar perfeitamente ocupados com outros fatores relacionados a dinheiro e riqueza e não com o que está acontecendo com a mãe natureza. Que pena!!

Peço desculpas aos poucos leitores que acompanham este blog por eu ter fugido do tema proposto neste espaço democrático e aberto a discuções, porém como vocês podem ver o assunto é realmente sério. Grato pela compreenção de todos.

Um forte abraço a todos e até a próxima.

Siga me no Twitter =>



Fontes: [1] http://www.usaid.gov/our_work/environment/water/water_crisis.html

             [2] http://www.usaid.gov/our_work/environment/water/water_crisis.html
[3] http://water.org/learn-about-the-water-crisis/facts/
[4] http://www.bloomberg.com/apps/news?sid=aErNiP_V4RLc&pid;=20601109
[5] http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/india/7593567/India-has-more-mobile-phones-than-toilets-UN-report.html
[6] http://whyfiles.org/131fresh_water/2.html
Visitados em 25/03/2011 às 22:22 hrs.(GMT+00:00)

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
10 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *