19 de agosto de 2018

Afinal, o que é o planejamento financeiro familiar?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

organizar-e-economizar-nas-contas-da-casa

Passado o carnaval, não há mais desculpas para o brasileiro. O ano tem que começar. Claro que isso não se aplica a todos mas é comum o senso de que “a coisa só volta a andar de fato” depois deste tão aguardado feriado. Começar o ano de uma forma diferente, mais produtiva e assertiva é algo almejado por todos. Quem não gostaria de ter todas as metas estipuladas no ano novo sendo alcançadas ao final do ano seguinte? Estipular metas é fácil, colocá-las em prática e alcança-las requer estratégia e disciplina. E ter as finanças em ordem é algo que só tende a ajudar nessas conquistas.

Organização financeira não é algo muito presente no cotidiano do povo brasileiro, de uma maneira geral. Independente da classe social, a tendência do dinheiro que entra é sair. Entre receita e despesas, o que sobra (quando sobra), vai para a poupança e olhe lá. Diferentemente dos EUA, no Brasil a educação financeira não é aplicada amplamente nas escolas. Crianças sem educação financeira viram jovens desorganizados e, posteriormente, adultos endividados (e muitas vezes sem seus objetivos alcançados). Nesse cenário que se insere a importância do planejamento financeiro para a vida das pessoas, mas como ele funciona de fato? É aí que entra em cena o planejador financeiro, profissional responsável por elaborar tais planejamentos.

A ideia principal do planejamento financeiro é apresentar recomendações para que se alcance o que se almeja. Sua abrangência vai muito além dos investimentos, isto é, não se trata apenas de adquirir produtos financeiros que mais se adequem aos seus objetivos. Esta é uma parte altamente relevante, mas não é tudo. O plano é um “raio-x da vida financeira” da pessoa/família sob diferentes aspectos. Abordando e revisando o orçamento familiar, seguros, previdências, questões sucessórias dentre outros. A partir daí são traçadas as diretrizes que te trarão melhores resultados.

Já imaginou a sensação de ter certeza de estar no caminho certo? Ter um planejamento financeiro propicia exatamente isso! A viagem de final de ano comprometeria a troca do carro? O que precisa ser feito para que se tenha condição de realizar as duas coisas? Ou quanto precisa poupar para se aposentar quando quiser, recebendo quanto quiser? Como lidar com as dívidas e sair do vermelho? Seus investimentos estão de acordo com seus objetivos? Seu plano trará essas respostas. Auxiliará na tomada de decisões garantindo tranquilidade e qualidade de vida. O ano começou, aproveite para começar a se planejar também!

Autor: Felipe Modenese (Alphamar Investimentos)

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *